10/10

14/10

Goiânia, GO

Notícias e Comunicados:

Informamos os certificados de participação no XIX Encontro Anpof estão disponíveis na área do congressista da Galoá.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: diretoria@anpof.org.br

Com a presidente da Anpof, Profa. Dra. Susana de Castro (UFRJ) e com a Coordenação de Área da Filosofia na Capes, Prof. Dr. Nythamar de Oliveira (PUCRS), Profa. Dra. Márcia Zebina (UFG) e Prof. Dr. Evanildo Costeski (UFC). Mediação: Prof. Dr. Agnaldo Cuoco (UnB/Tesoureiro da Anpof).

Acesse a transmissão no YouTube

Às 18h40 os ônibus estarão em frente ao Centro de Aulas D, na altura da Reitoria da PUC/GO, para fazer o traslado até o Teatro da PUC-Goiás.

Encontre os pontos indicados pelo mapa do evento.

 

Lado Leste e Lado Oeste são bares especializados em cervejas aqui em Goiânia, eles estão bem localizados e contam com 26 torneiras de cerveja, além de oferecerem drinks, petiscos e hambúrguer.

Os bares estão disponibilizando um desconto de 10% apara os conferencistas do Encontro Anpof que consumirem no local. Em caso de dúvidas entre em contato – (62) 99498-3443 – Luís Augusto.

Acesse a transmissão da conferência com Filomeno Lopes.

Atualização na Sessão Temática H e novas Sessões Temáticas I e J.

 

Restaurantes credenciados abertos para almoço no feriado (12/10):

Palavrear  – Aberto para almoço

Glória – Aberto para almoço

Cantinho Frio – Aberto para almoço

Zé latinhas – Aberto (almoço e janta)

RU – Aberto

 

Restaurantes credenciados abertos à noite no feriado (12/10): 

Abrigô Coletivo – Aberto à noite

Casa Liberté – Aberto à noite

Casa 09 – Aberta à noite

Atêliê Pizza, Café e Arte – Aberto à noite

Breguellas Universitário – Aberto à noite (Com choro e samba)

 

Restaurantes fechados no feriado (12/10): 

Mocó Drinks, Food & Art – Fechado

Paladar – Fechado

 

Como há restaurantes credenciados fechados, recomendamos para o feriado (12/10):

Restaurante Árabe – Aberto

Vila da Picanha – Aberto

Há novas sessões temáticas incluídas no PDF da programação de GTs e STs e no aplicativo (G e H).

Houve alterações na programação do GT Fichte.

Acesse a lista com a programação pelo link 

Na próxima sexta-feira (14/10) às 9h da manhã, o conferencista, pensador e ambientalista indígena Ailton Krenak participará do último dia de atividades do XIX Encontro Anpof. A conferência é uma das muitas atividades que compõem a programação desta edição.

Em entrevista inédita concedida a Érico Andrade, integrante da atual gestão da diretoria da Anpof, Krenak convida a comunidade a pensar e ampliar o entendimento deste campo, fazendo uma análise crítica da filosofia como a conhecemos, da “tradição filosófica”. Ele coloca em questão a “distinção entre a tradição filosófica e as confabulações que constroem as formas ameríndias de experienciar o mundo e viver a floresta”.

Krenak afirma não estar interessado em ser chamado de filósofo ou na história da filosofia que vem “desde os gregos”. O seu interesse é voltado aos que desde sempre foram marginalizados e deixados de lado pela forma como estabelecem a construção do pensamento. “Eu venho de um universo de seres que fabulam”, ressalta.

Ailton Krenak traz à tona questionamentos acerca da unilateralidade do pensamento e do estabelecimento de uma única vertente filosófica. Para ele, os filósofos “ficam querendo catequizar o mundo, homogeneizar o mundo, monoculturar o mundo.” Com isso eles acabam deixando de lado outras vozes, “não tem preto nessa conversa e nem índio”.

Esses aspectos e muitos outros serão discutidos na sexta-feira, finalizando mais uma edição do Encontro Anpof, a 19° edição.

A entrevista pode ser acessada no site da CartaCapital. Já no no site institucional da Anpof está disponibilizada a versão na íntegra.

 

Por conta do atraso nos voos que vinham de Congonhas, criamos novas Sessões Temáticas (B, C, D, E, F) que acontecerão na quinta-feira (13). Há também atualizações na programação do GT Filosofia e Raça.

Conferencistas:

Filomeno

Lopes

Françoise

Vergés

Silvia

Federici

Ailton

Krenak

ANPOF © Todos os direitos reservados