14/06/2021

1º Seminário de Filosofia (SEFIF): reflexões sobre a filosofia de Santo Agostinho do IFMT campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva

IFMT - Cuiabá OFICIAL (Canal no Youtube)

1º Seminário de Filosofia (SEFIF) – reflexões sobre a filosofia de Santo Agostinho do IFMT campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva trata-se de um evento da disciplina de Filosofia que abordará aspectos da filosofia de Santo Agostinho, enfatizando o tema da felicidade a partir dos diálogos de Cassicíaco, redigidos em 386 d.C., especificamente, o De beata uita. O evento é resultado do projeto de pesquisa, intitulado “Alegoria da navegação e ceticismo acadêmico no diálogo De beata uita de Agostinho de Hipona”, sob a coordenação do professor Josadaque Martins Silva e aprovado no Edital nº 53/2020 – PROPES-IFMT/PIBIC-CNPq-Ensino Médio, tendo a participação dos professores Juliano Batista e Francisco de Andrade, ambos docentes de Filosofia do IFMT, campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, e das estudantes pesquisadoras Alice Rodrigues, Kammilly Fernanda, Rita Rech e Maria Eduarda. O 1º SEFIF tem como objetivo proporcionar aos estudantes de filosofia dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio uma primeira experiência de participação em evento acadêmico de filosofia e promover a reflexão sobre temáticas concernentes a Patrística Latina e a História da Filosofia Medieval Latina a partir de palestras e debates.

O evento será gratuito e online, sendo necessária apenas a inscrição.

 

Programação

14 de junho de 2021 - 19h

Abertura: O itinerário filosófico de Santo Agostinho.

Palestrante: Prof. Dr. Juvenal Savian Filho (UNIFESP).

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor pela Université Sorbonne-Paris e pela Université Montpellier. Pesquisador visitante do Centro de Pesquisa Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais (CRISES) da Université Montpellier, França. Professor de História da Filosofia Medieval Latina e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

15 de junho de 2021 - 19h

Palestra: A vida feliz na filosofia de Santo Agostinho.

Palestrante: Profª. Drª. Cristiane Negreiros Abbud Ayoub (UFABC).

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de História da Filosofia Medieval da Universidade Federal do ABC (UFABC). Especialista na filosofia de Agostinho de Hipona. Fundou e coordena o Grupo de Estudos sobre Agostinho de Hipona, atualmente sediado na Universidade Federal do ABC. É presidente do Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo (CEPAME) e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho da ANPOF "História da Filosofia Medieval e a Recepção da Filosofia Antiga". Na área editorial, é uma das coordenadoras da Coleção “Filosofia Medieval” da editora Paulus, iniciada em 2013.

 

Transmissão:

 

Comissão Organizadora

 

Josadaque Martins Silva (Presidente)

Francisco de Andrade Rosa

Juliano Batista dos Santos

Mônica dos Santos Spinelli

Alice Rodrigues da Costa

Deborah Ohanna Carvalho e Silva

Kammilly Fernanda Alves dos Santos

Maria Eduarda Dourado Brito

Rita de Cássia Ferreira Rech

Victor Muraro Silva Borges

Link: https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/51/SEFIFCBA/