12/04/2021

16o Seminário de Pós-Graduandos em Filosofia UERJ - SAPOFIL

Online

A Comissão Organizadora do evento e o PPGFIL UERJ convidam as alunas e os alunos de pós-graduação em Filosofia e áreas afins a participar do 16o. Seminário do PPFGIL UERJ, que será realizado entre os dias 12 e 17 de abril de 2021, desta vez em modalidade virtual.

A apresentação de comunicações é aberta a todas as alunas e alunos dos cursos de pós-graduação em Filosofia (mestrado e doutorado) ou áreas afins, a quem esteja realizando pesquisa de pós-doutorado, e também a quem tenha defendido sua dissertação ou tese nos últimos 2 (dois) anos, a contar da data de abertura para inscrições no Seminário.

O período para a submissão de resumos será entre os dias 11 e 31 de janeiro de 2021. O interesse em participar do evento deverá ser manifestado preenchendo o seguinte formulário de inscrição:

https://forms.gle/TScRiSGwGrdKFngQ7

Normas para submissão de resumos:

O texto deve conter entre 1200 e 1500 caracteres (com espaços) – aproximadamente 500 palavras. O título do trabalho deve expressar com clareza a proposta da comunicação.

Serão adotados os seguintes critérios para avaliação e credenciamento dos resumos:

I – Adequação às normas estabelecidas no formulário de inscrição;

II – Adequação entre a proposta apresentada e o desenvolvimento argumentativo;

III – Clareza e correção da escrita.

Atendidas as especificações de conformidade nos resumos, a Comissão Organizadora adotará os seguintes critérios para seleção das comunicações:

I – Reserva para um(a) aluno(a) do PPGFIL UERJ em cada mesa, respeitando a paridade de gênero;

II – Distribuição das comunicações aprovadas nas mesas de acordo com as datas de recebimento dos resumos, considerando a antecedência e respeitando a paridade de gênero.

Sobre as comunicações:

Cada participante terá até 20 minutos para realizar sua comunicação, em mesas temáticas compostas por até quatro participantes e um(a) moderador(a).

A lista dos resumos aceitos e a programação do evento serão divulgadas na página do Seminário e em suas redes sociais a partir do dia 28 de fevereiro de 2021.


Todas e todos que participarem do evento, inclusive ouvintes, receberão certificados, que serão enviados por e-mail em até um mês após o encerramento do Seminário. Para garantir direito ao certificado, as/os ouvintes deverão assinar a lista de presença que será disponibilizada ao longo de cada mesa. Se algum(a) comunicador(a) quiser também receber certificado como ouvinte de alguma mesa, deverá assinar a lista de presença para ouvintes.

Caso tenham interesse, participantes que apresentarem comunicação no Seminário poderão submeter o texto integral, em formato de artigo científico, para futura e eventual publicação na revista Ensaios Filosóficos (B3), vinculada ao PPGFIL UERJ. A data limite para envio do texto completo é 18 de setembro de 2021. Ressaltamos que os textos enviados serão publicados mediante aprovação dos(as) pareceristas da Revista. É imprescindível que, uma vez aprovados, os textos estejam estritamente de acordo com as normas de publicação para autores, disponíveis na página oficial da Revista (www.ensaiosfilosoficos.com.br).

O 16o. Seminário do PPGFIL UERJ não terá transmissão simultânea em nenhuma plataforma virtual, ficando a presença dos participantes condicionada ao acesso por meio de links gerados e disponibilizados para cada mesa. A plataforma utilizada em todo o evento será a Google Meet.

A Comissão Organizadora e o PPGFIL UERJ não se responsabilizam por eventuais gravações e/ou publicações não autorizadas das comunicações e conferências.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço de e-mail semanappgfiluerj@gmail.com.

Cordialmente,

A Comissão Organizadora.

Link: https://sapofiluerj.wordpress.com/