08/07/2021

Cinemaromba debate: "Rambo: Programado para Matar"

YouTube

 O Cinemaromba é um projeto independente que discute filosofia através de filmes de ação, especialmente dos anos 80 e 90. A ideia é partir de filmes que, à primeira vista, não carregam interesse filosófico algum, e se perguntar se é possível que eles apresentem problemas de filosofia (e não que sirvam meramente de ilustrações para teorias). A partir disso, o projeto se propõe a fazer uma conexão entre filmes da cultura de massa e a filosofia (enquanto um pensamento reflexivo, que vai além do senso comum das massas).

Uma primeira mostra do projeto ocorreu em 2018, em um bar em Porto Alegre, proporcionando também essa conexão entre a sociedade em geral e a(s) academia(s), através da discussão de filmes como "O Demolidor" (1993) e "O Último Grande Herói" (1993), estrelados, respectivamente, por Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Mais recentemente, participamos de podcasts e da atividade de extensão "Janelas Filosóficas", da UFRGS, comentando "O Vingador do Futuro" (1990) e, como um exercício para além dos filmes de ação, "Parasita" (2019).

Visando a consolidação da proposta, e a ênfase na necessidade de que a filosofia feita na universidade atinja também o público em geral, o Cinemaromba cria agora um canal próprio no YouTube (link abaixo) e na Twitch (@cinemaromba), para continuar comentando filmes com a participação do público ao vivo, através dos chats das plataformas. Nossa estreia neste formato, então, será com o filme "Rambo: Programado para Matar" (1982), dia 8 de julho, às 19h30min. O projeto seguirá quinzenalmente comentando outros grandes sucessos antigos e atuais do cinema de ação.

Convidamos a todos para conversar conosco! A participação é gratuita, não sendo necessário se inscrever (e também não haverá certificados). 

O Cinemaromba é um projeto criado pelos doutores em filosofia pela UFRGS Marloren Lopes Miranda e Rafael Bittencourt Santos, e pelos doutorandos em filosofia, também pela UFRGS, Gil Moraes Monti, Nykolas Friedrich Motta e Thaiani R. Wagner.

 

Instagram: instagram.com/cinemaromba

Twitter: twitter.com/cinemaromba

Twitch: twitch.tv/cinemaromba

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCN32gNPjq4WlXzT6sTXvrEQ

Link: https://www.youtube.com/watch?v=kMdcHVxNXUA