31/08/2020

Discutindo gênero através do cinema: temporada 2020

INSTITUIÇÃO

Universidade Estadual do Maranhão

E-mail de Contato do Evento

jleonardo.ruivo@gmail.com

Descrição Resumida

O projeto de extensão "Pensando gênero através do cinema: temporada 2020", vinculado à coordenação de cultura da Universidade Estadual do Maranhão,  organizado e executado pelo Grupo de Pesquisa "Epistemologia e Educação" (UEMA/CNPq/FAPEMA), tem como objetivo fomentar uma reflexão sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos por meio de filmes.

 

Por conta dos tempos pandêmicos o projeto será totalmente online e ocorrerá nos dias 31 de agosto, 14 e 21 de setembro, sempre às 19 horas.

 

No dia 31 de agosto a professora Amanda Cruz (ESAMAZ) comentará o filme Girl (2018), o drama belga dirigido por Lukas Dhon, que mostra a história real de Lara, uma garota transgênero de 15 anos buscando tornar-se uma bailarina profissional de sucesso. A palestra será transmitida pelo Youtube da Coordenação de Cultura da UEMA (http://bit.ly/generonocinema)

 

No dia 14 de setembro a professora Carolina Pitanga (UEMA) comentará a minissérie A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020), que narra a história real de como uma afro-americana venceu a pobreza e se tornou a primeira mulher milionária nos Estados Unidos. A palestra será transmitida pelo Youtube da Coordenação de Cultura da UEMA (http://bit.ly/generonocinema)

 

No dia 21 de setembro a professora Ana Wuensch (UNB) irá comentar o filme documentário Poeira & Batom no Planalto Central - 50 mulheres na construção de Brasília (2010), e que pode ser acessado gratuitamente no Youtube (https://youtu.be/9rxJUc8kbSk). Poeira & Batom apresenta um olhar feminino sobre a história da construção de Brasília. Para participar da palestra é necessário inscrição prévia (http://bit.ly/generonocinema2).

 

Realização: Grupo de Pesquisa "Epistemologia e Educação" (UEMA/CNPq/FAPEMA), Coordenação de Cultura (UEMA), Pró-Reitoria de Extensão (UEMA)

31 de agosto - Amanda Cruz (ESAMAZ) comentará o filme Girl (2018). A palestra será transmitida pelo Youtube da Coordenação de Cultura da UEMA (http://bit.ly/generonocinema)

 

14 de setembro - Carolina Pitanga (UEMA) comentará a minissérie A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020). A palestra será transmitida pelo Youtube da Coordenação de Cultura da UEMA (http://bit.ly/generonocinema)

 

21 de setembro - Ana Wuensch (UNB) comentará o filme documentário Poeira & Batom no Planalto Central - 50 mulheres na construção de Brasília (2010), e que pode ser acessado gratuitamente no Youtube (https://youtu.be/9rxJUc8kbSk). Para participar da palestra é necessário inscrição prévia (http://bit.ly/generonocinema2).

 

Responsável

Leonardo Ruivo

Apoio

FAPEMA

Apoio: FAPEMA