26/05/2021

ENCONTRO COMEMORATIVO DOS 15 ANOS DO GEPI ROUSSEAU UFMA

UFMA - SÃO LUÍS/MARANHÃO

O Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau UFMA, mais conhecido como GEPI Rousseau UFMA, registrado no Diretório dos grupos de Pesquisa do CNPq, constituído por docentes pesquisadores, discentes de iniciação científica, de mestrados e doutorados, completou em abril, deste ano, 15 anos de existência.

O GEPI Rousseau tem conseguido, por meio de seus encontros e pesquisas, abarcar a diversidade de trabalhos e reflexões desenvolvidas atualmente no Brasil sobre a filosofia de Rousseau e suas implicações com as ciências humanas e sociais e, dentro dessa perspectiva, tem conseguido contribuir para novas discussões acerca da obra do filósofo.

Durante os encontros, o GEPI ROUSSEAU UFMA possibilita aos graduandos e pós-graduandos ricas discussões, com a participação de estudiosos de diversas áreas. Um dos objetivos do grupo é aprofundar o estudo sobre o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, inserindo a Universidade Federal do Maranhão no debate nacional e internacional sobre os assuntos estudados.

O Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar do DEFIL-UFMA, funciona junto ao Departamento de Filosofia e ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, constituiu-se por iniciativa do Coordenador, Prof. Dr. Luciano Façanha, interessado em criar um espaço comum para o incentivo à discussão, desenvolvimento e divulgação de pesquisas, sob a forma de encontros, cursos, eventos científicos e publicações acerca do cidadão de Genebra. O GEPI ROUSSEAU UFMA, tem contribuído para a formação acadêmica, numa abordagem essencialmente interdisciplinar. Visa estabelecer junto à comunidade universitária e externa, um espaço de reflexão, e, principalmente, orientação de alunos da graduação e pós-graduação, norteando-os em suas linhas de pesquisas. Promove discussões acerca das questões que emergem do filósofo Rousseau, e enseja necessariamente na ligação a outros grandes expoentes da filosofia e da literatura, da história e da política etc. O GEPI Rousseau UFMA tem ressaltando o impacto das ideias do autor nas reflexões estéticas, morais, religiosas, políticas e sociais. Pretendendo uma reflexão que leve em conta o estabelecimento das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. A metodologia de trabalho consiste em reuniões semanais para a discussão de textos do autor, previamente distribuídos entre os participantes. Esses textos constituem como referência comum e intersecção dos interesses e estudos dos pesquisadores, com outros textos e outros autores, possibilitando dar conta do caráter multifacetado do pensamento de Rousseau e seus ricos diálogos com outros autores, além de suas ricas articulações.

Como marco dos 15 anos de atividades do GEPI Rousseau UFMA, teremos um encontro diferente, ENCONTRO COMEMORATIVO DOS 15 ANOS DO GEPI ROUSSEAU UFMA, com 4 professores convidados que sempre participaram dos eventos do Grupo, no dia 26 de maio de 2021, às 19 horas.

Coordenação e mediação da mesa: Prof. Dr. Luciano da Silva Façanha – Coordenador do GEPI ROUSSEAU UFMA

Profa. Dra. Maria Constança Peres Pissarra PUC/SP: De uma ilha a outra

Profa. Dra. Custódia Alexandra Almeida Martins - Universidade do Minho – Portugal: Jean-Jacques Rousseau e os "espelhos da natureza"

Prof. Dr. Edmilson Menezes dos Santos (UFS): Patologias da mente e Sociedade: uma aproximação possível entre Kant e Rousseau?

Profa. Dra. Maria Olília Serra - UFMA: "Lembrai-vos do sentimento de Piedade: um imperativo de Rousseau em tempos sombrios.”

https://www.youtube.com/watch?v=2vbRWQZaBIQ

Link: Link para inscries https://doity.com.br/gepirousseau15anos - Link para assistir no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2vbRWQZaBIQ