25/08/2021

Filósofas para a Educação

Filosofia, mulheres e educação é o próximo tema de curso na Escola As Pensadoras

O percurso do feminismo na história da filosofia

 

“A sala de aula continua sendo o espaço que oferece as possibilidades mais radicais na academia” Bell hooks (2013, p.23).

 

Com esse pensamento, o minicurso Filósofas para a Educação que será realizado nos dias 25 e 28 de agosto ministrados pelas professoras Débora K. Fofano (UFC) e Raquel R. Rocha (UFRJ) dará visibilidade às mulheres que se dedicaram ao exercício filosófico no decorrer da história da filosofia e instigar o uso dos conceitos e teorias desenvolvidos por filósofas na educação básica. 

O curso busca destacar que ao tornar evidente o pensamento produzido por mulheres tornamos também a filosofia um espelho para outras mulheres. Tal compromisso não é designado apenas para professoras e pesquisadoras, os professores devem estudar as pensadoras e ensinar sobre elas, se pretendem uma sociedade justa de fato.

No primeiro encontro (25/08) será abordado o percurso do feminino na história da filosofia e no segundo (28/08) o tema discutido será a filosofia decolonial e o pensamento das filósofas brasileiras.

A inscrição para o Minicurso Filósofas Para a Educação é realizada na plataforma https://www.aspensadoras.com.br/cursos/percurso-pelo-pensamento-de-mulheres-filosofas-para-a-educacao-basica e tem um investimento de R$ 50,00 para estudantes e R$ 65,00 para profissionais. 

Venha, vamos fortalecer o debate de gênero e quebrar os paradigmas da educação tradicionalmente eurocêntrica e patriarcal!

Link: https://www.aspensadoras.com.br/cursos/percurso-pelo-pensamento-de-mulheres-filosofas-para-a-educacao-basica