11/11/2025
Filosofias Transbordantes: diálogos e vozes para o agora
Unifesp - Campus Guarulhos
VI Encontro de Discentes da Pós-Graduação em Filosofia (EnPoFil) da Unifesp
É com muita alegria que a Comissão Organizadora do VI Encontro de Discentes da Pós-graduação em Filosofia (EnPoFil), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/Guarulhos), convida toda comunidade acadêmica e pessoas interessadas para o evento: “Filosofias Transbordantes: diálogos e vozes para o agora”, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2025, presencialmente no Campus da Unifesp, bairro Pimentas, Guarulhos. O VI EnPoFil, organizado por discentes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Filosofia, neste ano propõe diálogos com diversas áreas dos saberes, conhecimentos, práticas, temas e questões que perpassam a comunidade acadêmica e as comunidades do entorno, a sociedade brasileira e internacional, acentuando especialmente o papel de Universidade Pública Federal, democrática, plural, num convite para que a filosofia transborde junto às diversidades de diálogos e vozes de outros campos que nos convocam a pensar, interagir e propor caminhos para o conviver no mundo do agora.
Nessa perspectiva, a proposta do VI EnPoFil almeja espraiar a filosofia para além de suas bordas e dialogar junto a múltiplas vozes e perspectivas teóricas, práticas, acadêmicas e da sociedade, nacionais e globais, a pesquisas e práticas relacionadas aos aspectos ético-políticos, ecológicos, climáticos, sociais, pedagógicos, epistêmicos, metodológicos, sociológicos, antropológicos, literários, artísticos, das ciências biológicas, humanas, sociais, químicas, físicas, astronômicas, agroecológicas, indígenas, quilombolas, das comunidades urbanas periféricas, dos movimentos ativistas em prol da ecologia e das emergências climáticas, dos (eco)feminismos, do antirracismo e demais lutas e campos, seja por meio das apresentações de trabalhos de discentes, pesquisadoras/es, docentes, seja pela participação dos demais públicos nas Palestras e Sessões diversas presenciais no Campus da Unifesp/Guarulhos.
O VI EnPoFil lança um convite ao exercício ético-político coletivo em torno de questões urgentes do tempo do agora: ecologias, emergências climáticas e ambientais; (eco)feminismos; estudos críticos animais, dos vegetais e das vegetalidades; estudos biológicos, físico-químicos, geológicos; anti(des)colonialidade e movimentos insurgentes; pesquisas multissituadas de pessoas negras, pardas, indígenas, mulheres, camponesas/es, quilombolas, ribeirinhas/os, arpileras; agroecologias e modos de conviver contra capitalistas, antineoliberais e contraextrativistas; questões raciais, de gênero, transgêneros e lgbtqia+; classes sociais, lutas anticapitalistas e antineoliberais; estéticas, artes, pedagogias, cinema e audiovisuais, políticas, filosofias diversas; manipulações e colonialismo de dados, IAs, algoritmos; teorias e práticas do Sul global; filosofias, ecofilosofias e políticas ecológicas (feministas) latino-americanas, caribenhas, africanas, asiáticas, indígenas, da Oceania; cosmologias, metodologias, epistemologias não ocidentais; sociologias, antropologias, biologias e demais áreas em diálogo com o tema do VI EnPoFil e/ou com as filosofias transbordantes.
I Modalidades do VI EnPoFil
Neste ano, o evento será realizado em duas modalidades:
-
Presenciais no Campus da Unifesp/Guarulhos para as Sessões de Comunicação e Palestras, nos dias 11, 12 e 13;
-
Sessão de Comunicação online, via Google Meet, no dia 12 de novembro, de 9hh00-11h30, exclusivamente para apresentadoras/es que residam em outros estados, estejam fora do país, estrangeiras/os; mulheres cuidadoras e mães solo; trabalhadoras/es; PCD´s. Observação: poderá ser solicitada comprovação a quem se inscrever nesta modalidade e não haverá exceção para apresentação online a pessoas que não se encaixem exclusivamente nestes requisitos.
II Inscrições para as Sessões de Comunicação
As Sessões de Comunicação do VI EnPoFil ocorrerão presencialmente, nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2025, no Campus da Unifesp, bairro Pimentas, em Guarulhos, no período da tarde. Envios dos resumos ocorrerão pelo Google Forms https://docs.google.com/forms/d/1PhyMMDPSfVgz6Mc3-PmYHpOOLa3JSLhZu-0wJXBQVBM/edit?hl=pt-br
No intuito de abrir os campos da filosofia a diálogos e vozes de outros saberes e práticas, as inscrições de trabalhos para as apresentações orais podem ser realizadas por discentes de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, docentes, pesquisadoras/es do campo da filosofia e de outras áreas, elaborados individualmente, duplas, trios ou grupos, seguindo um dos três tipos:
a) trabalhos de quaisquer áreas do saber (Ciências humanas, sociais, biológicas, físicas, químicas, estéticas, artes, cinemas, literaturas e críticas literárias, pedagógicas entre outras), desde que afins ao tema do VI EnPoFil ou em interface com o(s) campo(s) filosófico(s);
b) quaisquer trabalhos da filosofia afins ao tema do evento;
c) trabalhos das variadas linhas das filosofias, ainda que que sem relação direta ao tema do evento;
d) todos os trabalhos devem ser enviados unicamente de acordo com o modelo (template) em versão Word disponibilizado no link:https://docs.google.com/document/d/1PyHH2v92LuOnOhbeztFlzTrqa4F39PXb/edit e conter obrigatoriamente todos os itens a seguir:
-
cadastro e envio de resumos pelo site do evento e utilização do modelo (template) disponibilizado;
-
título em português, espanhol e inglês;
-
nome da(s) autora(s)/autor(es);
-
filiação institucional inserida em nota de rodapé, máximo de três linhas, iniciar pela titulação mais recente;
-
resumo expandido entre 1200 e 1800 palavras;
-
conter de três a cinco palavras-chave;
-
de três a cinco referências relacionadas ao texto do resumo expandido;
-
seguir as normas ABNT e o modelo (template) disponibilizado em Word;
-
o resumo pode ser elaborado em forma de ensaio filosófico, artístico ou acadêmico e expor tema, objetivos, argumentos, reflexões críticas, questões pertinentes, considerando fundamentalmente a abertura a outros diálogos e vozes, conforme a proposta do VI EnPoFil;
-
falantes e nativas/os de língua portuguesa deverão enviar os trabalhos apenas em português;
-
aceitaremos trabalhos de múltiplas autorias, porém apenas uma pessoa será a responsável pela apresentação oral na sessão de comunicação;
-
será permitida apenas uma inscrição por autor/a e grupos;
-
aceitaremos trabalhos de discentes vinculadas/os à graduação e aos Programas de Pós-graduação, docentes e demais pesquisadoras/es, incluindo aquelas/es sem vínculo atual, desde que formadas/os nos últimos cinco anos.
III Seleção de Resumos
Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Organizadora do VI EnPoFil, seguindo critérios de objetividade, consistência argumentativa, conceitual, adequação às normas e aos demais itens indicados neste Edital e a pertinência ao Tema do encontro e/ou da pesquisa, considerando-se os seguintes itens:
-
O número de vagas nas Sessões de Comunicação é limitado e não há garantia de que todas as inscrições sejam aceitas, mesmo que dentro dos requisitos deste Edital.
-
Trabalhos que não cumpram as exigências de caracteres mínimos e máximos, não utilizem corretamente o modelo Word (template) e não contenham os demais itens serão automaticamente recusados pela Comissão Organizadora.
-
Exceto pelo exposto no item acima, inscrições recusadas pela Comissão Organizadora terão direito a recurso no prazo de dois dias corridos para que o trabalho seja reenviado e reavaliado.
-
Autoras e autores devem respeitar e são as/os únicas/os responsáveis pelos direitos autorais, individuais e coletivos, pelas normas para citações e referências, pelas regras contra plágio, autoplágio, sempre indicando devida, explícita e formalmente autorias, obras, fontes e meios de onde foram extraídos entre outros itens obrigatórios.
-
É expressamente proibido o uso de “inteligências Artificiais” (IAs) ou generativas e de quaisquer outras ferramentas similares na escrita e elaboração do Resumo, podendo o trabalho ser excluído a qualquer tempo, e sem direito a recursos, caso provado o uso desses meios.
-
As apresentações orais também devem seguir o disposto nos itens 4 e 5.
-
A Comissão Organizadora se reserva o direito de não justificar os trabalhos recusados.
-
Visando abraçar a proposta do VI EnPoFil de transbordar a filosofia em diálogos e vozes para o tempo do agora, a Comissão Organizadora avaliará todos os resumos baseando-se em critérios objetivos, na qualidade acadêmica e priorizando a participação de grupos sub-representados na área da filosofia: pessoas pretas, pardas, indígenas, de baixa renda, mulheres (negras, de baixa renda, beneficiárias do BPC, mães solo, cuidadoras, graduandas de baixa renda e aquelas acima de quarenta anos em primeira graduação ou pós-graduação), quilombolas, pessoas de epistemes, práticas e metodologias diversas, comunidades LGBTQIA+ e demais grupos.
IV Apresentação oral dos trabalhos aceitos
As comunicações orais serão realizadas presencialmente no Campus da Unifesp Guarulhos, mediadas e distribuídas em sessões a critério da Comissão Organizadora do VI EnPoFil; ao final das apresentações, haverá tempo para perguntas, comentários, diálogos entre as/os participantes. As apresentações devem seguir os seguintes itens:
a) apresentações orais com duração mínima de 15 minutos e máxima de 20 minutos;
b) apresentadoras/es deverão estar na sala com pelo menos cinco minutos de antecedência e aguardar o término das apresentações de todas/os participantes;
c) apresentadoras/es deverão verificar número das salas e horários no link do evento: https://www.even3.com.br/vi-encontro-internacional-de-pos-graduacao-em-filosofia-da-unifesp-596120;
d) excepcionalmente no dia 11 de novembro, no período de 9h00-11h30, haverá Sessão de Comunicação específica para apresentações de trabalhadoras/es, estudantes que estejam em outros estados ou países, mães solo, cuidadoras/es, PCDs: não haverá exceção para participação de pessoas que não se enquadrem nestas situações. A Comissão Organizadora poderá solicitar a comprovação desses requisitos e se reserva o direito de reavaliar situações de pessoas com necessidades e casos excepcionais;
e) as Sessões de Comunicação não serão gravadas, nem transmitidas nem terão tradução simultânea;
f) PCD’s devem solicitar antecipadamente intérpretes de libras e/ou outras ferramentas necessárias à apresentação, as quais serão providenciadas pela Comissão Organizadora desde que disponibilizadas pela Unifesp;
g) solicitamos a participantes não nativas/as em língua portuguesa que, preferencialmente e caso possível, apresentem os trabalhos em português ou espanhol.
V Prazos para inscrição e divulgação dos resumos aceitos
- Submissão dos trabalhos: das 8h00 do dia 10 de agosto às 23h50 do dia 30 de setembro de 2025;
- Divulgação parcial dos trabalhos aceitos: 20 de outubro;
- Prazo para recursos: 30 de setembro a 1 de outubro;
- Divulgação final dos trabalhos aceitos: 25 de outubro.
VI Acesso aos trabalhos de participantes e publicação do Caderno de resumos
Participantes podem acessar antecipadamente os trabalhos de outras/os colegas das Sessoes de Comunicação no site do evento (https://www.even3.com.br/vi-encontro-internacional-de-pos-graduacao-em-filosofia-da-unifesp-596120). O Caderno de Resumos completo será publicado após o evento e conterá somente os trabalhos apresentados nas Sessões de Comunicação durante o VI EnPoFil.
VII Participação de ouvintes
Comunidade acadêmica e pessoas interessadas em geral podem se inscrever como ouvintes nas palestras e sessões de comunicação, acessando o site do evento: https://www.even3.com.br/vi-encontro-internacional-de-pos-graduacao-em-filosofia-da-unifesp-596120. O certificado de participação será fornecido a quem assinar as listas de presença e participar da carga horária mínima requerida.
VIII Casos omissos
A Comissão Organizadora do VI EnPoFil da Unifesp decidirá a respeito de excepcionalidades e casos omissos neste edital.
IX Cronograma de submissão de Resumos expandidos
|
Prazos |
Datas |
Modos de inscrição |
|
Prazo para submissão dos Resumos Expandidos |
10 de agosto a 30 de setembro |
Cadastro prévio no Google Docs https://docs.google.com/forms/d/1PhyMMDPSfVgz6Mc3-PmYHpOOLa3JSLhZu-0wJXBQVBM/edit?hl=pt-br |
|
Divulgação parcial dos trabalhos aceitos |
20 de outubro de 2025
|
Local de publicação: https://www.even3.com.br/vi-encontro-internacional-de-pos-graduacao-em-filosofia-da-unifesp-596120 |
|
Prazo para recursos
|
20 a 21 de outubro de 2025
|
Local de publicação: https://www.even3.com.br/vi-encontro-internacional-de-pos-graduacao-em-filosofia-da-unifesp-596120 |
|
Divulgação final dos trabalhos selecionados |
25 de outubro de 2025 |
Local de publicação: https://www.even3.com.br/vi-encontro-internacional-de-pos-graduacao-em-filosofia-da-unifesp-596120 |
|
Inscrição para ouvintes |
10 de agosto a 10 de novembro |
Cadastro précio na plataforma Even3: https://www.even3.com.br/vi-encontro-internacional-de-pos-graduacao-em-filosofia-da-unifesp-596120 |
|
|
|
|
X Cronograma Geral do evento nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2025
|
Dias |
Horários |
Tipos de Atividades |
Local das atividades |
Tipos de participações e inscrições |
|
11 |
15h40-18h00 |
Sessões de Comunicações Discentes |
Presenciais no Campus Unifesp/Guarulhos |
Apresentadoras/es e ouvintes |
|
11, 12 e 13 |
13h00-15h30 |
Sessões de Comunicações Discentes |
Presenciais no Campus Unifesp/Guarulhos |
Apresentadoras/es e ouvintes |
|
12 e 13 |
15h40-18h00 |
Sessões de atividades diversas |
Presenciais no Campus Unifesp/Guarulhos |
Público universitário e em geral, sem necessidade de inscrição prévia |
|
12 |
9h00-11h30 |
Exclusivamente para grupo especial indicado no item IV, d, deste Edital. |
Online, via Google Meet |
Apresentadoras/es e ouvintes |
|
11, 12 e 13 |
18h00 - 18h50 |
Pausa para café |
________ |
______ |
|
11, 12 e 13 |
19h00-21h30 |
Palestras |
Presenciais no Campus Unifesp/Guarulhos |
Público universitário e geral, sem necessidade de inscrição prévia |
Para contatar a Comissão Organizadora do VI EnPoFil:
Even 3: https://www.even3.com.br/vi-encontro-internacional-de-pos-graduacao-em-filosofia-da-unifesp-596120 (necessário cadastro prévio).
Desde já, a Comissão Organizadora do VI EnPoFil agradece e espera a presença e participação de todas as pessoas para conjuntamente adensarmos as possibilidades das “Filosofias Transbordantes: diálogos e vozes para o agora”.
Acessem e participem de nossas redes sociais:
Site: https://encontroppgfunifesp.wordpress.com/
Instagram: https://www.instagram.com/encontroppgf.unifesp/
Facebook: https://www.facebook.com/encontroppgf.unifesp/
Comissão Organizadora
Vivian Catarina Dias
Julia Ferreira Reis
Tito Botelho de Faria
João Pedro Soares Schmidt