25/02/2021

I Fórum d'As Pensadoras amplia espaços para debates sobre questões de gênero

O evento que ocorrerá de forma virtual, nos dias 25 e 26 de fevereiro, das 14h às 21h30min, visa fomentar as conversas, a troca de saberes e de conhecimentos.

 

Um projeto que abre espaço para o debate das questões de gênero e seus desdobramentos, saiu do campo das ideias, ganhou forma e foi lançado pela Escola As Pensadoras. O I Fórum Virtual d’As Pensadoras, ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro, das 14h às 21h30min, e visa fomentar as conversas, a troca de saberes e de conhecimentos sobre quatro eixos: Ecofeminismo, Artes, Filosofia e Ciências. A proposta é permitir todas as formas de expressão cultural e intelectual. Tudo de maneira inclusiva, afetiva e horizontal.      

“Os temas centrais do Fórum foram escolhidos a partir das experiências, provocações e insights vindos dos cursos realizados pela Escola em 2020. Após o final de cada aula, ficava evidente que precisávamos ampliar o espaço para debatermos sobre as obras, as teorias e o pensamento de tantas grandes mulheres”, destaca a coordenadora-geral da Escola, Rita de Cássia Fraga Machado. 

As Pensadoras é a primeira escola da América Latina que busca dar voz às mulheres com obras e feitos importantes, mas invisibilizadas pela história. Com aulas conduzidas por mulheres acadêmicas para mulheres interessadas por temas como gênero, violência contra mulher,  feminismo negro e teologia feminista, a Escola surgiu no ano passado com objetivo de contribuir com a redução da desigualdade de gênero por meio da formação intelectual democrática e já atraiu milhares de alunas de 14 países.

Conforme Rita, o Fórum não é um evento acadêmico. O encontro é   marcado pela interatividade e pela pluralidade, por isso, um dos grandes nortes é dar visibilidade a todas as participantes. “Cada uma poderá realizar apresentação de estudos, apresentar vídeos, fotos, poesia, entre outras formas de expressão”, explica Rita.

As interessadas podem inscrever resumos propondo diálogos ou apresentando alguma manifestação artística em qualquer um dos temas. Para participar, basta submeter um resumo com até 700 caracteres. Ele pode ser uma proposta fruto de estudo, resultado de pesquisa ou outra produção bibliográfica, assim como um debate que possa interessar futuras pesquisas. No caso da manifestação artística, deve ser um texto que apresente a obra. Também há a possibilidade da inscrição para ser somente espectadora. 

As inscrições já estão no terceiro lote e podem ser realizadas pelo site: www.aspensadoras.com.br. O investimento é de R$ 35,00 para ouvintes e de $ 45,00 para estudantes, ativistas, professores (as) da rede básica de ensino público que pretendem realizar o envio de trabalhos. Para outros profissionais que quiserem submeter seus trabalhos, o valor é de R$ 95,00.  A coordenação é da profª drª Rita de Cássia Fraga Machado e profª msc. Lia Beatriz Gomes Victória. A curadoria é da Rebeca Damian. 

 

Projeto Editorial 

Com os recursos arrecadados com as inscrições do Fórum, será realizado mais um grande plano d`As Pensadoras: o primeiro projeto editorial. Os valores serão destinados para a publicação de estudos sobre 10 pensadoras que já foram estudadas na Escola. 

 

Confira a Programação: 

25 de fevereiro, quinta-feira

13h30 - Abertura com Rita Machado: Comunidade espaços comuns: o povoar feminista. Lançamento da Comunidade As Pensadoras.

Eixo 1: As Pensadoras e a Filosofia

Coordenadora: Karina França

14h15 - abertura com a debatedora Katiúscia Ribeiro

14h30 às 17h - apresentações

17h às 17h30 - debate 

Eixo 2: As Pensadoras e as Ciências

Coordenadora: Beatriz Seus

18h - abertura com a debatedora Loiane Prado Verbicaro

18h15 às 21h - apresentações

21h às 21h30 - debate

 

26 de fevereiro, sexta-feira

Eixo 3: As Pensadoras e o Ecofeminismo

Coordenadora: Viviane Botton

14h - abertura com a debatedora Emma Siliprandi

14h15 às 17h - apresentações

17h - 17h30 - debate

Eixo 4: As Pensadoras e as Artes

Coordenadora: Vanessa Gil

18h - abertura com a debatedora Miriam Adelman

18h15 às 21h - apresentações

21h às 21h30 - debate

Link: https://www.aspensadoras.com.br/cursos/i-forum-virtual-das-pensadoras