15/11/2021

II Congresso Nacional Online Filosofia, Vida e Morte

Evento online

Na semana de 15 a 19 de novembro, ocorrerá a II Edição do Congresso Nacional Online: Filosofia, Vida e Morte, promovida por um grupo de professores e discentes do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A primeira edição contou com trabalhos que exploraram diversas maneiras pelas quais a filosofia pode discorrer acerca da vida e da morte. Naquele momento, já marcado pelos temores e pelos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, parecia, de fato, haver algo de urgente nos tópicos propostos pelo evento, o que se traduziu em uma semana de discussões bastante intensas. Além disso, ficou evidente que a temática da vida e da morte era um interesse de pesquisa frequente para muitos dos participantes, de modo que seria o caso de realizar edições subsequentes do evento, que não se restringiria, portanto, apenas a uma iniciativa característica deste período pandêmico (ainda que seja inevitável que ele, em alguma medida, imponha sua marca sobre quaisquer atividades empreendidas atualmente).

 

Como se sabe, o valor da vida e a melhor maneira de conduzi-la são temas relevantes desde a Antiguidade clássica. O mesmo pode ser dito, é claro, acerca da morte e, também, das melhores maneiras de preparação para ela. Esses tópicos ganham vulto já com Sócrates e, posteriormente, serão retomados em todas as filosofias que, de algum modo, assimilaram o helenismo. Na modernidade, também não são raros os autores que se esmeram em tecer considerações valiosas sobre as melhores maneiras de viver, ou de encarar a morte. Já na contemporaneidade, vê-se uma diversificação, até então inaudita, no que diz respeito a esses temas, que são de extrema importância para reflexões existencialistas, para pensadores analíticos que se dedicam a questões como a consciência e a existência de Deus e, ainda, para aqueles que trazem considerações acerca da vida e da morte para o centro de reflexões sobre a política.

Esperamos que a segunda edição do Evento se constitua em mais uma oportunidade para discutirmos, de maneira bastante inclusiva, diferentes concepções acerca desses temas. Convidamos a todes para submeter propostas de trabalho para o evento. Estas devem ser apresentadas via formulário específico disponível na aba “Submissões de propostas”. Os interessados em participar com a apresentação de trabalhos devem enviar propostas até o dia 01/10. Lembramos que os trabalhos deverão ser sobre temas de interesse filosófico, além de vida e/ou morte.

Para fazer sua inscrição como ouvinte, clique aqui (as inscrições para ouvintes ficarão abertas até o dia 14/11). Para submeter um trabalho, clique aqui.

 

Link: https://www.facebook.com/filosofiavidaemorte.