24/05/2021

II Semana Acreana de Filosofia

Universidade Federal do Acre

A Universidade Federal do Estado do Acre – UFAC, realizará de 24 a 28 de maio a II semana Acreana de Filosofia, X semana de Filosofia da UFAC/XI semana de filosofia da ACAF/VI semana de filosofia da SINAL, com o tema: "Entre Filosofias, Ideologias e Utopias: do otimismo ao pessimismo.
 
Segundo o coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Acre, professor Valdinei Vicente de Jesus, as inscrições poderão ser realizadas no Link.
 
“É com muita felicidade que anunciamos a II Semana Acreana de Filosofia, evento no qual várias instituições, sejam elas públicas ou privadas, realizam atividades acadêmicas na área de Filosofia. Com efeito, as eventualidades consolidar-se-ão na X Semana de Filosofia da Universidade Federal do Acre (UFAC), na XI Semana de Filosofia da Associação Acreana de Filosofia (ACAF) e, por fim, na VI Semana de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (SINAL). Ademais, as discussões orbitarão um tema central, qual seja, “Entre Filosofias, Ideologias e Utopias: do otimismo ao pessimismo”, e contarão com a presença de professores e estudantes, que participarão das palestras e das comunicações. Até o dia 16 de maio de 2021, professores do ensino superior, da educação básica, graduados, pós-graduados e alunos da graduação e da pós-graduação podem submeter resumos para a II Semana Acreana de Filosofia por meio do seguinte e-mail: filosofia.cfch@ufac.br.” Esclareceu Valdinei.
 
O evento será transmitido virtualmente por meio das plataformas digitais Google Meet, You Tube no canal Filosofia da UFAC e terá a seguinte programação e participantes:
 
1º Dia 24 de maio, segunda-feira:

19 h - Abertura

19:15h - "Nietzsche e a grande saúde" Dr. José Elielton de Sousa, coordenador do PPGFIL- UFPI.

20:10h – Comunicações.
 
2º Dia 25 de maio, terça-feira:

19h - "O conceito de Iniciativa em Paul Ricoeur" Dr. Élsio José Corá, ex-coordenador geral do ensino fundamental do Ministério da Educação, professor pesquisador da UFSS.

19:55h – Comunicações.
 
3º Dia 26 de maio: quarta-feira:

19h - "A crítica à utopia na obra de Hans Jonas: para uma crítica da razão (puramente) técnica" Dr. Jelson Oliveira, coordenador do PPGFIL - PUCPR

19:55h - "Hannah Arendt e o conceito kantiano de mal radical: a interpretação do discurso ideológico" Dr. Fernando Peres Peixoto, professor pesquisador do CFCH – UFAC.
 
4º Dia 27 de maio, quinta-feira:

19h - "Esperança em tempos Melhores: utopia e transformação social a partir de Benjamin e Ricoeur" Doutora Cristina Viana, Professora Pesquisadora da UFAL.

19:55h – Comunicações.
 
5º Dia 28 de maio, sexta-feira:

19h - "Autoridade, poder, legalidade, legitimidade e obediência" Dr. José André da Costa, ex-diretor geral do IFIBE e atual professor pesquisador da INTEGRA Caldas Novas - GO.
 
19:55h - "Identidade Social, Reconhecimento Social e Comportamento Delituoso: uma análise da reincidência criminal nas últimas duas décadas. Doutora Marisol de Paula Reis Brandt, professora Pesquisadora CFCH - UFAC.

20:30h – Encerramento.

Link: Transmissão será realizada no canal do Curso de Filosofia no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCzcvnhRfreZdWuukANqyqYA