08/02/2021

II Webinário Filosofia em Rede

Brasil

Atravessados pela pandemia de Covid-19 e por crises profundas em regimes democráticos no mundo todo, inclusive no Brasil, oriundas do neoconservadorismo, do populismo e da crescente polarização política dos últimos anos, e tendo as mídias digitais como ferramentas para a potencialização dos ataques promovidos contra tais regimes, nos lançamos sobre o desafio de (re)discutir os fundamentos da democracia e a necessidade urgente de (re)fundar novas bases para a mesma, indagando a nós mesmos sobre que democracia nós queremos. Assim, apresentamos o II Webinário Filosofia em Rede com o intuito de abrir canais de discussões sobre o assunto, bem como incentivar e difundir a produção filosófica no Brasil, constituindo-se como canal de diálogo para uma rede de pensadoras e pensadores sobre as mais diversas questões que nos atravessam cotidianamente. Neste ano, o Filosofia em Rede tem como tema Democracia em declínio: há perigo na esquina!, e buscará refletir sobre os perigos da degeneração da democracia no Brasil e no mundo. Nesta era de hiperconexão e de crises profundas que vivemos, a reflexão filosófica se faz agora em tempo real e de forma digital, assumindo a forma de uma ampla rede de conexões em um debate aberto na nova ágora virtual. Apresentamos o II Webinário Filosofia em Rede como um chamado, um espaço privilegiado para o debate onde a filosofia é convocada a pensar com as demais ciências sociais uma saída para tudo isso... Há saída?

O evento tem a realização do Instituto Trilhas, em Senador Pompeu,  em parceria com o Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte, Ceará, e conta com mesas temáticas, minicursos, comunicações orais.

 

O QUE É O WEBINÁRIO FILOSOFIA EM REDE?

O II Webinário Filosofia em Rede é um evento totalmente online, por meio da plataforma Zoom com transmissão ao vivo pelo YouTube, a ser realizado entre os dias 08 e 12 de fevereiro de 2021. Sua primeira edição foi realizada em junho de 2020 e tem como objetivo propiciar um espaço para o pensar e o fazer filosófico nesses tempos de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19, proporcionando o compartilhamento de reflexões, conhecimentos e experiências entre pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil. O evento conta com mesas temáticas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e intervenções artísticas.

  • Filosofia em Rede pela conexão entre pessoas espalhadas pelos quatro cantos do Brasil e do mundo e que é possível graças ao uso das redes informacionais, mediada pela tecnologia através das novas mídias, mas uma conexão que promova o fortalecimento das relações humanas a partir de uma articulação de indivíduos em torno de um objetivo comum – fazer filosofia, para além de uma conexão meramente tecnológica. Conectar as pessoas, no seu mais amplo sentido, é o objetivo do encontro.
  • A proposta do encontro é, também, estimular e difundir a produção filosófica nestes tempos pandêmicos sobre os mais variados temas, fazendo uso das redes e mídias informacionais para promover e facilitar o acesso a essa produção, estabelecendo-se como mais um canal de diálogo entre estudantes, professores e comunidade em geral.

As inscrições para o II Webinário Filosofia em Rede são gratuitas e acontecem entre os dias 12/01/2021 e 05/02/2021 por meio de formulário online no endereço eletrônico https://doity.com.br/filosofiaemrede. O edital com outras informações pode ser acessado no link abaixo. O evento é realizado a partir de uma parceria entre o Instituto Trilhas e o Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), tendo o patrocínio da Brisanet Telecomunicações.

 

PROGRAMAÇÃO: https://www.institutotrilhas.org/2021/02/democracia-em-declinio-confira_4.html

Link: https://www.youtube.com/c/InstitutoTrilhas