15/11/2021

III Encontro Nacional de Filosofia do Amapá

Evento online pela página do Youtube/ENFA

III Encontro Nacional de Filosofia no Amapá, organizado pelos colegiados de Filosofia da Universidade Federal do Amapá e da Universidade Estadual do Amapá, será realizado entre os dias 15 e 19 de novembro de 2021, a semana do dia internacional da filosofia. Propõe-se, como temática geral, discutir com a sociedade o valor da Filosofia e de suas áreas de estudo para o desenvolvimento cultural e educacional do país, em geral, e do estado do Amapá, em especial.

A filosofia, desde sua origem e algumas épocas mais que outras, costuma ser posta em questão pela sociedade. Qual a finalidade da filosofia? Para que serve? O que ganhamos com ela? A frase de Aniz, que circula pela internet associada a #odeiofilosofia, sugere o paradoxo do nosso desafio: como mostrar valor a quem só enxerga o preço das coisas?

Estamos atualmente no Brasil sendo outra vez questionados acerca da função e da razão de existir da Filosofia, e mais do que se calar, a Filosofia precisa, como qualquer área de estudos acadêmicos, dar a conhecer aquilo que a torna fundamental.

O III ENFA, desse modo, pretende oferecer uma contribuição para o necessário diálogo entre sociedade e universidade, sob o enfoque da importância da Filosofia para o debate de ideias, para o esclarecimento de preconceitos e para a ampliação de horizontes.

Acreditamos que esse diálogo seja urgente, e cabe a nós, pesquisadores e professores, colocarmos à disposição da sociedade o que há de melhor e de mais atual no debate de ideias, com a intenção de fazê-la compreender que, sem a reflexão filosófica, estaremos fadados à ignorância, ao erro e ao autoengano.

O III ENFA também terá sua edição de 2021 realizada virtualmente, em decorrência dos efeitos que ainda vivemos da pandemia do novo coronavírus. O evento se dará por meio de transmissões ao vivo pelo Youtube das palestras e mesas temáticas, além de sessões para comunicações de graduandos e pós-graduandos do Amapá, minicursos e oficinas interdisciplinares.

Mais informações na página do III Encontro Nacional de Filosofia no Amapá ou através do e-mail: enfa.filosofia@gmail.com.

Comissão Organizadora

Link: https://www.even3.com.br/enfaIII2021