09/09/2021

Intellectual Decolonization: Critical Perspectives

Online

Convidamos toda a comunidade acadêmica a participar do workshop ‘Intellectual Decolonization: Critical Perspectives’, promovido em parceria pela Universidade de Cape Town (África do Sul) e pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal de Pernambuco. O evento ocorrerá no dia 09/09, a partir das 9h, através da plataforma Zoom, e será em inglês, contando com tradução simultânea para o português. Haverá certificação de presença mediante formulário, a ser disponibilizado durante a programação.

Para participar, por favor envie um e-mail para caldasmariaeduarda@gmail.com “Intellectual Decolonization Workshop” no assunto.

Confira a programação:

Sim, descolonizar, mas como? Abrindo espaço para os afetos na crítica social
Filipe Campello (Departamento de Filosofia, UFPE)

Nesta apresentação, vou tratar de uma das vertentes da assim chamada ‘standpoint epistemology’. Dela, emerge a noção de ‘lugar de fala’, que tem exercido importante papel no atual debate público brasileiro. Mostrarei como um mal-entendido na recepção desse conceito reduz seu potencial discursivo a uma defesa hermética e autojustificada de narrativas sobre experiências subjetivas – o que chamo de ‘afetos como propriedades’. Como alternativa a tal leitura, defendo que a principal relevância política da noção de ‘lugar de fala’ reside na superação de injustiças epistêmicas, corrigindo usos equivocados do sentido de racionalidade através de um maior enfoque no vocabulário socialmente mediado das narrativas subjetivas.

Algumas armadilhas da teoria decolonial
George Hull (Departamento de Filosofia, UCT)


Devemos distinguir a teoria decolonial, com conceitos-chave como ‘colonialidade como poder’ e ‘colonialidade como conhecimento’, dos esforços mais gerais de decolonização intelectual. Vertentes contemporâneas, como as de Mignolo ou Ndlovu-Gatsheni, da teoria decolonial abrangem ideias metafísicas controversas, inclusive rejeitando a possibilidade de uma verdade universal. Contudo, em suas primeiras aparições nas disciplinas de economia política, carregava consigo um senso mais amplo de decolonização intelectual através da busca pela verdade. Defendo que, ao acompanharmos o desenvolvimento da teoria decolonial contemporânea desde seus primeiros passos, descobrimos suas limitações fulcrais. Muitas dentre as peculiares ideias metafísicas encontradas na teoria decolonial contemporânea estão fundamentadas em inferências, pouquíssimo motivadas e suprarracionalizadas, de premissas empíricas.

Pode um teórico crítico dar conta de identidades? Sobre a crítica social psicanaliticamente inspirada
Mariana Fischer (Departamento de Direito, UFPE)

Jacques Lacan fez duras críticas aos estudantes que protestaram no Maio de 68. Ele não só era cético, mas também desengajado do movimento. Sua visão sobre a prática clínica, no entanto, liga-se a uma atitude tanto mais distinta: a psicanálise lacaniana se baseia no manejo transferencial e na constituição de uma aliança com o analisando. Nesta conferência, indago se as ideias de Lacan sobre transferência, aliança e identidade podem nos oferecer possíveis saídas para a atual discussão sobre o lugar do teórico crítico perante os movimentos sociais.

Inveja na universidade decolonial
Wahbie Long (Departamento de Psicologia, UCT)

Nesta conferência, analiso a virada decolonial sul-africana a partir da psicanálise kleiniana. Argumento que o ambiente acadêmico, historicamente ligado às elites brancas, é potencialmente experienciado por alunos advindos das classes mais vulneráveis não só como frustrante, mas suscitante de uma profunda vergonha. Instala-se assim uma relação de dependência objetal, a qual desencadeia uma inveja destrutiva frente àquilo que lhes é percebido como um objeto abastado conquanto derradeiramente retido. Da mesma forma que o ‘seio bom’ deve ser destruído, a universidade deve ‘cair’; seja materialmente, através de pilhagens, incêndios e encoprese, seja simbolicamente, através da destituição do cânone eurocêntrico.

Mais informações
caldasmariaeduarda@gmail.com
pedropennycook@gmail.com