11/10/2019

O LUGAR DA RAZÃO E DA PAIXÃO NO DISCURSO ARGUMENTATIVO RELIGIOSO

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sediarjise2020@gmail.com

Descrição Resumida

Estão abertas as inscrições para apresentação de comunicação oral nos Simpósios Temáticos. Fique atento ao prazo: de 11/10/2019 a 30/11/2019.

Acesse:  http://www2.iel.unicamp.br/sediarjise/simposios-tematicos/

 

A proposta do presente Simpósio Temático (ST) é discutir questões relativas ao Discurso, promovendo reflexões sobre os processos racionais e passionais que constituem a interação argumentativa. Especificamente, propõe analisar os mecanismos linguístico-discursivos mobilizados na construção do discurso religioso, mostrando os efeitos de sentido que intencionam produzir credibilidade racional e reações patêmicas, que visam ao assentimento. Nesse objetivo, são as dimensões constitutivas e indissociáveis retórico-discursivas (ethos, pathos, logos) que dão sustentação aos mecanismos de influência, de maneira que o orador não só desencadeia um processo racional, não só manifesta qualidades próprias que o auditório é convocado a inferir pelo raciocínio e a acolher como resposta digna de confiança às suas questões, mas também apela às emoções do espírito humano, cujos efeitos não podem ser subestimados ainda que diante da mais alta capacidade de influxo das proposições. Soma-se a esses recursos, a invocação aos efeitos de simpatização, que estimulam o sentimento de pertencimento, que incita a produção de esfera emocional intensa. Com isso, fica evidente que para persuadir é preciso conhecer o auditório, e isso não significa apenas saber o que ele previamente admite, mas também identificar qual é a intensidade de sua adesão ao universo de crenças, verdades, pressuposições e valores coletivos preexistentes. O orador, apoiado no conhecimento da doxa, deve (re)ajustar o seu discurso às especificidades de seu público, a fim de transferir para as conclusões do raciocínio a aprovação que ele acredita ter sido dada de antemão às premissas idealmente selecionadas entre aquelas que mais se beneficiam de uma suficiente adesão antecipada. Não se deve pensar, porém, que se está no âmbito do coercitivo; pelo contrário, é o contingente que interessa à Retórica, já que ela estabeleceu como seu objeto o campo da atividade racional em que se exerce a razoabilidade e não a evidência. Assim, não se busca a Verdade necessária (condição inevitável, irrefutável), mas a defesa de crenças e valores particulares que se tornam verdades por escolha retoricamente justificável. Como fundamentos teóricos, este ST assume os pressupostos da antiga tradição retórica greco-romana, bem como as vertentes contemporâneas das teorias retórico-argumentativas, em interface com as linhas epistemológicas que focalizam os estudos do discurso, buscando reunir trabalhos voltados à reflexão sobre o discurso religioso e oferecendo, desse modo, espaço para apresentações de pesquisas e de discussões que estimulem o diálogo entre Argumentação e Discurso.

 

PALAVRAS-CHAVE: Discurso; Argumentação; Razão e Paixão; Discurso Religioso.