26/03/2021

Palestras de Filosofia da Ciência

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

O "Ciclo de Palestras de Filosofia da Ciência" está sendo promovido pelo curso de Filosofia da Física da graduação em Física do IF-UERJ, o Masterclass Hands on Particle Physics (IF-UERJ), o Physikós - Estudos em História e Filosofia da Física e da Cosmologia (FACH-UFMS) e o ECTS - Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 

No dia 26/03 tivemos a live "A Filosofia dos Físicos" com a presença dos professores Vinícius Carvalho da Silva, coordenador do Physikós, professor da UFMS, Verusca Reis (UENF) e dos mestres e doutorandos em Filosofia da Ciência pela UERJ, Wigson Rafael da Costa e Rafael Veloso. 

A próxima live, "Como conversar com um negacionista" será realizada dia 23/04 às 18h (Horário de Brasília) com Élika Takimoto, física e doutora em Filosofia da Ciência pela UERJ. 

No dia 30/04 18h o professor do IF-USP e coordenador do TeHCo, Ivã Gurgel, físico e doutor em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) apresentará a live "O que são Estudos Culturais das Ciências?".

Dia 07/05, às 18, o professor Erickson Santos (FACH-UFMS), físico e doutor em Filosofia, pesquisador do "Physikós", é o convidado, com a live "Introdução à Filosofia da Mecânica Quântica".

Fechando o ciclo, a professora Élika Takimoto retorna no dia 14/05, às 18h com a live "A queda dos corpos e o peso das reflexões".

As lives organizadas pelo IF-UERJ, Masterclass Hands on Particle Physics UERJ, Physikós e ECTS são aulas abertas do Curso de Filosofia da Física do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e integram a programação oficial do Masterclass 2021. 

Todas as lives são transmitidas ao vivo pela página de facebook do Cafis-UERJ, onde também ficam gravadas. Depois podem ser vistas nos canais de youtube do Cafis-UERJ, no canal do Masterclass chamado "Dois prótons e um café" e no canal do Physikós. Há emissão de certificados para os inscritos no Masterclass.

Para inscrição no Masterclass no dia de cada live o Centro Acadêmico de Física da UERJ disponibiliza uma lista no facebook do Cafis-UERJ.

https://pt-br.facebook.com/cafis.uerj/

Link: https://www.facebook.com/cafis.uerj/