16/10/2020

Por que Confiar nas Ciências? Epistemologias para o nosso Tempo

Universidade de São Paulo

Ciclo “Por que Confiar nas Ciências? Epistemologias para o nosso Tempo”.

De 16/10 a 18/12

Organização: Grupo de Teoria e História dos Conhecimento (TeHCo – USP). São Paulo.

Movimentos que negam a validade do conhecimento científico, do caricato terraplanismo ao perigoso antivacina, vêm ganhando força nos últimos anos. Um levantamento internacional realizado pelo Pew Research Center e divulgado em 30/09/2020 apontou que os brasileiros são os que menos confiam nas ciências.

Como reação a este contexto, vemos crescer movimentos em defesa das ciências, em especial voltados à divulgação científica. Contudo, muitos deles flertam com visões cientificistas. Dessa forma, uma questão se impõe: é possível defender uma especificidade epistemológica para as ciências sem precisar idealizá-las?

O objetivo do ciclo é discutir as características das ciências e suas relações com a sociedade, em que pesquisadores de diferentes áreas debaterão a temática. Ele é composto de vinte encontros, sempre com transmissão pelo canal “TeHCo USP” no YouTube. Alguns deles já ocorreram e podem ser vistos nesta plataforma. Mas outros  ainda virão e prometem boas discussões. Confira a programação completa no site do grupo:

https://portal.if.usp.br/tehco/

Canal da transmissão:

https://www.youtube.com/channel/UC8kmKR65uMOMTfKEmFdD3jQ

 

Link: https://portal.if.usp.br/tehco/