25/03/2021

Seminário permanente de filosofia, crítica e sociedade

Salvador / Marília

 

O que é o Seminário Permanente de Filosofia, Crítica e Sociedade?

Trata-se de um seminário de pesquisa on-line com programação anual e periodicidade mensal (4 encontros mensais por semestre, 8 encontros por ano) orientado para apresentação e discussão de diferentes vertentes da filosofia social. Vale destacar que um tema específico será selecionado a cada semestre, ou a cada ano, a partir desse horizonte mais amplo. O caráter “permanente” do Seminário indica que ele não possui, a priori, um prazo para ser encerrado.

De forma mais precisa, o objetivo é criar um espaço privilegiado de diálogo acerca das pesquisas que estão sendo realizadas em torno de determinados temas de filosofia e crítica social. Com esse espírito, pretende-se privilegiar, a cada encontro, uma experiência de aprofundamento e debate sobre uma única apresentação (normalmente um work in progress ou uma publicação recente).

Finalmente, a "alienação" será o tema específico válido para o primeiro semestre de 2021. Sua escolha justifica-se por se tratar de um dos mais clássicos e relevantes conceitos do campo da filosofia e da crítica social, e tem sido objeto igualmente de recentes tentativas de renovação e reatualização.

?? O seminário será realizado de modo totalmente online e em sala virtual com participação aberta ao público mediante inscrição prévia. A plataforma a ser utilizada será o Google Meet, com transmissão paralela via canal de YouTube do PPGF/UFBA (youtube.com/PPGFUFBA)

?? Dia 25/03, às 19h, ocorrerá o primeiro encontro do Seminário Permanente de Filosofia, Crítica e Sociedade. Contaremos com a presença de Wécio Araújo (UFPB), que fará uma intervenção cujo título é “Uma leitura da alienação nos Manuscritos de 1844: Marx leitor de Hegel”.

?Link para formulário de inscrição do primeiro encontro: tinyurl.com/inscricaoseficso

?Email para mais informações e dúvidas: sempeficso@gmail.com
Organização: Hélio Alexandra da Silva (UNESP), Leonardo da Hora (UFBA), Paulo Bodziak (UFBA) e Vinícius dos Santos (UFBA).  

?Este evento conta com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA e da UNESP/Marília

Link: tinyurl.com/inscricaoseficso