18/10/2021

Vida e morte: o pensamento crítico em tempos de pandemia

Evento será realizado via google meet

A semana de filosofia é um evento em sua XX edição. Em 2020 passou a vigorar como um dos projetos de ação continuada do DFCH. Neste ano, 2021, o tema escolhido foi a PANDEMIA. O motivo da escolha nos parece óbvio, estamos desde março de 2020 sem atividades presenciais na UESC e demais universidades brasileiras, nas escolas de todos os níveis e em várias atividades que comportam o trabalho remoto (ainda que precarizado) em diversas áreas. Inúmeras questões e inquietações, além daquelas próprias do âmbito da educação e do trabalho remoto, também surgiram neste período iniciado em março de 2020 e que perdura até os dias atuais.

No evento que aqui propomos, visamos abordar durante os cinco dias, em que ocorrerá a semana de filosofia, os seguintes temas. O primeiro tema é o da Valorização da vida numa perspectiva multidisciplinar. O referido tema certamente esteve e está presente, por exemplo, nas questões referentes à criação de vacinas e à sua aplicação em humanos, que nos conduz, entre outras, a questões discutidas e debatidas nos Comitês de Ética em Pesquisa com seres humanos. Outro tema que certamente gera perplexidade e debates é a questão que envolve as liberdades individuais e as políticas públicas que são implantadas nestes períodos extra-ordinários. Para minimizar as conseqüências da doença e para evitar mortes são adotadas medidas como o isolamento social, que muitos entendem como uma privação da liberdade, mesmo que tal posição tenha, na base, apenas uma justificativa econômica. O terceiro tema a ser tratado na semana de 2021 é o mencionado no início desta introdução, a educação. Os transtornos causados na vida de estudantes, professores e de todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente na educação são inúmeros/infindáveis. A falta de convívio social de crianças e adolescentes, restritos ao convívio com poucas pessoas/familiares, o desafio de aulas remotas em todos os níveis de ensino e os transtornos psicológicos imediatos e que aparecerão e se manterão por longo tempo são alguns que podemos mencionar. O penúltimo tema escolhido para ser debatido na semana de filosofia é o meio ambiente. Neste tema, questões como a visão do homem como o centro do “mundo”, certamente podem conduzir a acaloradas discussões, e a pensar o lugar do homem no mundo e sua relação com o meio ambiente natural, com a intervenção humana sem limites, entre outras. Por fim, o último tema que elegemos para fazer parte do evento é a ciência e o negacionismo. A negação do saber científico veio à tona neste período com a recusa do uso de máscara, de distanciamento e isolamento social, com a defesa de uso de medicamentos cuja eficácia não é comprovada. Negou-se, com veemência, neste período até o formato da terra, de redonda passou à forma plana.

Os temas/problemas acima mencionados serão alvo do olhar e dos debates que comporão a semana de filosofia de 2021. Esperamos assim contribuir para as reflexões, ou melhor, algumas delas, que nos acometeram e nos afligem neste período de tantas mortes, danos psicológicos, incertezas quanto ao futuro (e mesmo ao presente) de nossas vidas e de nosso mundo.

 https://forms.gle/Z8pViWH3CH22J86MA

Link: https://semanadefilosofiax.wixsite.com/xxsemanadefilosofia