07/10/2020

VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal (CMBDA-7 2020)

Campus Universitário de Cuiabá da UFMT

E-mail de Contato do Evento

congresso.direitoanimal@gmail.com

Descrição Resumida

Pela primeira vez em Mato Grosso, o Instituto Abolicionista Animal (IAA) estará realizando o VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal (CMBDA-7 2020), sendo que esta sétima edição terá como tema “Justiça Ecológica e Solidariedade Interespécies”, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e apoio de várias outras entidades.
O evento que será realizado no Campus Universitário de Cuiabá da UFMT se propõe a apresentar à sociedade os resultados originados de pesquisas interdisciplinares a respeito de estudos animalistas (ambiental, científico, social, ético-filosófico, jurídico, inclusive direitos e deveres), que ganham relevância e norteiam decisões, considerando principalmente os interesses e direitos das distintas espécies em harmonia com a natureza. Os temas serão discutidos no período de 07 a 09/10/2020, na forma de Grupos de Trabalhos (GTs), minicursos, mesas redondas e palestras.

Segue o cronograma de datas importantes para o evento:
1) De 13/02/2020 a 23/03/2020: prazo para submissão de propostas de Grupos de Trabalho (GTs) para análise e discussão dos artigos.
2) De 13/02/2020 a 31/05/2020: prazo para submissão de propostas de minicursos no Congresso.
3) Em 31/03/2020: divulgação do resultado dos GTs aprovados com o nome dos coordenadores.
4) Em 01/04/2020: divulgação do edital de chamada de trabalhos e do Prêmio Tobias Barreto de Direito Animal com o início do recebimento de artigos para o Congresso e para o Prêmio.
5) Em 29/06/2020: divulgação do resultado dos minicursos aprovados com os ministrantes.
6) Até 03/07/2020: prazo final para a recepção de artigos para o Congresso e para o Prêmio.
7) Em 17/08/2020: divulgação do resultado dos artigos aprovados por cada GT.
8) De 07/10/2020 a 09/10/2020: realização do Congresso.
9) Em 09/10/2020: Divulgação do(a) vencedor(a) do Prêmio Tobias Barreto e da Carta de Cuiabá.

As propostas de minicursos e GTs deverão ser enviados para o e-mail: congresso.direitoanimal@gmail.com

Neste evento é feita a entrega do Prêmio Tobias Barreto,  que na edição do ano passado, teve como vencedor o professor de filosofia da UFG: Prof. Dr Rafael Rodrigues Pereira.

*Prêmio Tobias Barreto e Congresso de Bioética em Sergipe

Normas

Edital CMBDA-7 01/2020


Chamada para propostas de GTs e Minicursos – VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal: Justiça Ecológica e Solidariedade Interespécies

É com satisfação que convidamos tod@s @s interessad@s para apresentarem propostas de Grupos de Trabalho (GTs) para o VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal a ser realizado em Cuiabá, entre os dias 07 a 09 de outubro de 2020, no Campus Universitário de Cuiabá, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Tendo como tema geral “Justiça Ecológica e Solidariedade Interespécies”, o VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal pretende discutir o tema da justiça ecológica de maneira a promover um diálogo entre as abordagens ambientais e animalistas, levando em consideração as diferentes perspectivas éticas e jurídicas que norteiam o debate.
O VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal contará com até 07 (sete) GTs, sendo que até 06 (seis) destes serão selecionados entre as propostas apresentadas por livre demanda e 01 (um) GT poderá ser formado pela Comissão Organizadora do VII Congresso. Desde já fica assegurada aos coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) a isenção da taxa de inscrição no VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal.

1. Período e prazos para submissão de propostas:
1.1. Prazo para submissão de propostas de GT: 13/02/2020 a 23/03/2020.
1.2. Submissão de propostas de minicursos no Congresso: 13/02/2020 a 31/05/2020.

2. Sobre a seleção:
2.1. Cada GT deverá ter, no máximo, 3 (três) coordenadores.
2.2. Cada minicurso deverá ter, no máximo, 4 (quatro) ministrantes.
2.3. Todos os coordenadores de GT devem ser portadores do título de mestre.
2.4. Os coordenadores de GT e/ou ministrantes de minicurso devem apresentar uma justificativa de, no máximo, duas páginas, explicitando os objetivos do GT, as questões teórico-metodológicas e empíricas a serem discutidas e a vinculação com a temática geral do VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal que é “Justiça Ecológica e Solidariedade Interespécies”.
2.5. As propostas de GTs e minicursos deverão ser enviados ao e-mail: congresso.direitoanimal@gmail.com
2.6. Salvo as disposições expressamente contidas no presente Edital, os ministrantes de minicurso serão submetidos a regramento específico.

3. Sobre os coordenadores de GTs:
3.1. A Comissão Organizadora do VII Congresso Mundial fará uma chamada específica para o envio de trabalhos aos GTs aprovados, explicitando o formato dos artigos para submissão.
3.2. A Comissão Organizadora do VII Congresso Mundial não se responsabiliza pelo custeio das despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos coordenadores e demais participantes de GT.
3.3. Cabe aos coordenadores de GT:
3.3.1. Contribuir para a divulgação da Chamada de Trabalhos para seus respectivos GTs;
3.3.2. Selecionar um número de trabalhos [máximo de 25 (vinte e cinco) por grupo] que possibilite discussão qualificada no GT;
3.3.3. Preparar uma síntese analítica que articule o conjunto dos trabalhos e oriente os debates no GT.
3.3.4. Indicar à Comissão Organizadora do VII Congresso Mundial entre 3 (três) a 5 (cinco) trabalhos escritos por autoria individual para o Prêmio Tobias Barreto de Direito Animal.
3.4. A indicação de trabalhos em número distinto do mencionado no item 2.3.4 do presente Edital autoriza a Comissão Organizadora do VII Congresso Mundial a incluir e/ou excluir trabalhos, dentro de sua discricionariedade científica.
3.5. Os coordenadores deverão encaminhar à Comissão Organizadora do VII Congresso a relação dos trabalhos aprovados até 03/08/2020.

4. Cláusula interpretativa:
4.1. Todas as dúvidas e lacunas deste edital e de outros atos relacionados ao VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal serão dirimidas por sua Comissão Organizadora.
4.2. Quaisquer sugestões ou dúvidas sobre o VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal poderão ser encaminhadas ao e-mail: congresso.direitoanimal@gmail.com

Cuiabá – MT, 12 de fevereiro de 2020.

Comissão Organizadora do VII Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal
Patryck de Araújo Ayala (UFMT)
Tagore Trajano de Almeida Silva (UFBA/UCSAL)
Luciano Rocha Santana (UFBA/UAB-Espanha)
Thiago Pires Oliveira (USP)

Cordialmente,