18/08/2021

XIV COLÓQUIO VAZIANO - Lima Vaz 100 anos: O legado de uma vida realizada - A Realização: a pessoa entre o tempo e a eternidade

Online

Sacerdote jesuíta e autor de importantes obras de filosofia, Lima Vaz deixou um grande legado, fruto de anos de reflexão sobre os desafios com os quais se viu concretamente confrontado. Podemos reconhecer em Lima Vaz, que em 2021 completaria cem anos de existência, um modelo de vida que buscou ser sempre mais.

 A realização da própria vida é compreendida por Lima Vaz como um desafio permanente. Somente ao ser humano é dado atualizar, por meio do próprio agir, aquilo que se é por essência. Assim, a vida se apresenta como tarefa nunca completamente cumprida. Cada um de nós deve assumir a responsabilidade de significar a própria vida e, desse modo, encontrar o caminho da própria realização.

 Para comemorar o centenário de Lima Vaz, o Grupo de Estudos Vazianos (GEVaz) organizou um ciclo comemorativo de colóquios, cujo tema é “Henrique Cláudio de Lima Vaz, 100 anos! O legado de uma vida realizada”.

 Em cada ano, o tema da realização vem sendo discutido a partir de uma obra fundamental deste importante pensador. O colóquio de 2019, ao propor uma reflexão sobre a Realização a partir da perspectiva da Antropologia Filosófica, teve como tema "Realização: um chamado ao 'torna-te o que és'". Em 2020, ao assumir como principais obras de referência os dois volumes da Introdução à Ética Filosófica, o Colóquio teve como tema “A Realização: um desafio Ético e Político”. Finalmente, agora em 2021, a realização será pensada a partir da perspectiva da obra Raízes da Modernidade. O tema do colóquio será “A pessoa humana entre o tempo e a eternidade”.

 O XIV Colóquio Vaziano, em comemoração ao centenário de Henrique Cláudio de Lima Vaz, está sendo organizado pela FAJE, em parceria com a Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida (Mariana-MG), o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG, a Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC), o Instituto Humanitas UNICAP, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNICAP, o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UNISINOS, o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSJ, a Faculdade Católica de Fortaleza, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UECE, a Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Gregoriana, o Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP (Braga), o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).

Os resumos das propostas de comunicação deverão ser enviados até 30 de julho 2021, para o e-mail: eventosnucleo@faculdade.jesuita.edu.br.

Até o dia 06 de agosto os proponentes receberão um e-mail de confirmação da aprovação da proposta. Na ocasião, um link será encaminhado para inscrição e pagamento do valor referente à apresentação de comunicação. Critério para resumo, envio de texto completo e valores podem ser encontrados no anexo ao final da página. 

***

O evento será online, com transmissões pelo canal FAJE, no Youtube, e no Microsoft Teams. Os links de participação serão enviados por e-mail aos inscritos, em até três horas antes de cada transmissão. 

https://www.faculdadejesuita.edu.br/todos-cursos/xiv-coloquio-vaziano-a-realizacao-a-pessoa-entre-o-tempo-e-a-eternidade-7h30-14062021-162915

Link: https://www.sympla.com.br/xiv-coloquio-vaziano---a-realizacao-a-pessoa-entre-o-tempo-e-a-eternidade__1200010