12/07/2021

Comentários aos Segundos Analíticos: Tomas de Aquino

Uberlândia, MG

Escrito entre 1272 e 1274 por Tomás de Aquino, o Comentário aos Segundos analíticos de Aristóteles tem um propósito principalmente didático. O texto é divido em dois livros, acompanhando a divisão original da obra comentada. O primeiro livro pode sesubdividir em três partes: na primeira, há uma reflexão geral sobre a lógica (cap. 1-3);na segunda, uma caracterização do silogismo demonstrativo, o silogismo que produz conhecimento científico em sentido estrito (cap.4-12); na terceira, um exame sobre os elementos constitutivos do silogismo demonstrativo, isto é, as suas premissas, que devem ser verdadeiras, universais, necessárias e próprias, bem como reflexões sobreoutras características do silogismo demonstrativo. No segundo livro, examinam-se os elementos a partir dos quais a conclusão do silogismo é obtida: o mediador (cap.1) em suas diferentes relações com as premissas: o “o que é” e o “por que é?”- quid e propter quid - (cap. 2-19) e, por fim, o modo de conhecimento dos princípios indemonstráveis (cap. 20).

 

Tomás de Aquino comentário aos segundos analíticos
Expositio libri Posteriorum

Edição em latim e português

Tradução e Nota prévia
Anselmo Tadeu Ferreira

Tradução do texto de Aristóteles
Anselmo Tadeu Ferreira
Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento

A exposição de Tomás de Aquino tem como objetivo esclarecer a concepção aristotélica de ciência em sentido estrito, isto é, como conhecimento das causas de algo, conhecimento este que é verdadeiro, universal e necessário porque constituído a partir de um silogismo cujas premissas são, em si mesmas, verdadeiras, universais, necessárias, primeiras e imediatas e também anteriores, mais conhecidas e causas, em relação à conclusão. O conhecimento assim obtido é não apenas formalmente verdadeiro, mas verdadeiro também quanto à realidade cognoscível, o que está em perfeito acordo com o realismo do autor do Comentário. PRIMEIRA ORELHA Tomás de Aquino (1225-1274) foi um religioso dominicano cuja obra influenciou a teologia da Igreja católica, que o canonizou em 1323. Foi mestre de teologia em Paris e sua obra máxima é a Suma de teologia. Como subsídio à redação dessa obra, leu e comentou diversos escritos de Aristóteles, os quais incorporou ao seu pensamento.

SEGUNDA ORELHA

Anselmo Tadeu Ferreira é doutor em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com tese sobre o comentário de Tomás de Aquino aos Segundos analíticos de Aristóteles, e professor efetivo de história da filosofia medieval no Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.

Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento fez mestrado e doutorado em Estudos Medievais na Université de Montréal, pesquisou, dentre outros, o tema do conhecimento científico na obra de Tomás de Aquino e em outros autores da Idade Média. Foi professor titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Estadual  de Campinas (Unicamp).

https://editoraunicamp.com.br/produto/569/comentario-aos-segundos-analitico