20/11/2020

EXPERIMENTOS DE FILOSOFIA PÓS-COLONIAL

facebook editorapoliteia / instagram @editorapoliteia

Lançamento de livro: “Experimentos de filosofia pós-colonial”

“Experimentos de filosofia pós-colonial” é uma coletânea de textos de filosofia brasileira organizado por Claudio Medeiros e Victor Galdino. Está orientado em 5 eixos: encantaria imaginal; vida antifascista; mitologias espaciais; saberes transcoloniais; mulheirismo & amefricanidades.

encantaria imaginal ressalta demandas pela restituição do sagrado, do religioso e do mágico em uma ética que escape à mitologia do progresso e do imperativo ateu. Sem deixar os conflitos se perderem de vista, os textos alargam nossa imagem do que é filosoficamente digno.

antifa dispara diretamente contra a lógica estatal e seu governo dos corpos. São textos de abolição, que não negociam, que não aceitam nada menos que uma vida livre do estatismo. Abolição não é mero ímpeto destrutivo, mas pensamento criativo sobre outras

vidas possíveis.

mitologias espaciais elabora questões de espacialidade a partirde enquadramentos próprios: múltiplas perspectivas para uma multiplicidade do habitar. Pensar o espaço é o que esses textos fazem por entenderem que o espaço orienta o pensar.

sabenças transcoloniais é a afinidade dada por uma preocupação com a educação que não se resume a pensar novos conteúdos disciplinares no ensino, mas que instiga a pensar e educar na colônia sabendo que é preciso desfazer a obra do colonialismo fazendo filosofia de outras maneiras.

mulheirismo & amefricanidade é a perspectiva filosófica que nos mostra a costura entre ameaça do desterro, conhecimento como forma de vida e reverência à ancestralidade das matriarcas amefricanas. O pensamento ancestral e a eterna preocupação existencial com a gestação da comunidade são os lugares onde a filosofia é aqui cultivada.

Autoras e autores: Alana Moraes, Claudio Medeiros, Edson Passetti, Fábio Borges-Rosario, Inaê Diana Ashokasundari, Jonnefer Barbosa, Katiúscia Ribeiro, Luiz Rufino, Rafael Haddock-Lobo   Rafael Saldanha, Ronnielle de Azevedo-Lopes, Sandra Benites, Sérgio Inhaúma, Sônia Ribeiro e Victor Galdino.

Para ler um trecho online acesse:

editorapoliteia.com.br/experimentos-de-filosofia-pos-colonial/

Link: http://editorapoliteia.com.br/experimentos-de-filosofia-pos-colonial/