01/11/2021

Lançamento de "Metafísicas sexuales. Canibalismo y devoración de Paul B. Preciado en América Latina"

Editorial Egales e Librería Cómplices (Barcelona - Espanha)

Saudações,

 

no dia 01 de nov. de 2021 ocorrerá o lançamento internacional do livro Metafísicas sexuales. Canibalismo y devoración de Paul B. Preciado en América Latina (Editorial Egales), organizado por Prof. Dr. Martin de Mauro Rucovsky (CIEG/UNAM – México) e Prof. Me. Bryan Axt (PUCPR – PPGF).

"Metafísicas sexuales" conta com um prefácio escrito pela filósofa transfeminista mexicana Sayak Valencia e com dezessete capítulos acerca da recepção crítica, devoração e transcriação da teoria-prática do filósofo Paul B. Preciado, escritos por pesquisadorxs, artistas e ativistas, dentre elxs: Tertuliana Lustosa, Inaê Diana Ashokasundari Shravya, Facundo Nahuel Martin, Alexis K. Santos, Mabel Alicia Campagnoli, Danilo Patzdorf, Felipe Rivas San Martín, Duen Sacchi, Emmanuel Theumer, Markush Ch’ub’dan (Marco Chivalán Carrillo), Julieta Massacese, Jorge Díaz, Cristeva Cabello, Luísa Tapajós, Marie Bardet, Cadu Oliveira, Eduardo Santos, Silvio Lang, Rodrigx Rocca, Francisco Hernández Galván e Javier Gasparri.

"Metafísicas sexuales" parte de uma leitura desviante e expropriada. Como ressituar Paul B. Preciado em La Pampa, no Sertão e no Caribe, no deserto de Sonora, na selva Lacandona e no Istmo de Tehuantepec? Ainda que talvez seja um livro que rejeita o organismo, o tecido ou a prótese que se pretende implantar. Talvez este seja um daqueles livros que procuram construir um espaço de crítica entre línguas que atenda a tradições oblíquas, opacas e duplamente negadas, como as memórias do Sul, da Mesoamérica e de Abya Yala, de NossAmérica. Quais são os imaginários emancipatórios que, a partir das experiências da velhice cuir, dos corpos gordos, das gorduras trans, dos esgotados e excessivos corpos plebeu-populares da dissidência e da contrassexualidade que se configuram como laboratórios políticos? Como se produzem os corpos sexuais na diáspora e no exílio, em um território dizimado, em uma geografia que é sempre outra? Uma fala deslinguada e de curtos-circuitos (Rangiñtulwefü em Mapudungún, um estar entre, no metade, rangintulen ou entre rios), uma fala de corpos mobilizados e em desobediência coletiva (Ometéotl em Náhuatl, energia cósmica e divindade dual). Ou talvez também aconteça que não haja elementos europeus e do Atlântico Norte a serem digeridos, mas sim uma opacidade intraduzível. Desobedecendo às categorias biológicas, raciais e de miscigenação, sem origens ou lugares primitivos, o que buscamos construir é uma espécie de intervenção a partir da situacionalidade da Argentina, Brasil, Chile e México, de qualidade maleável e elástica que nos ajudem a ler e intervir sobre as transformações no mundo que nos rodeia e em que habitamos.

 

O livro estará em exposição no stand da Editorial Egales na Feria Internacional del Libro de Guadalajara, no México, de 27 de nov. a 05 de dez. de 2021. E, além disso, a edição brasileira já está sendo finalizada!

 

Capa produzida por: Juanma Samusenko.

 

Link da Editorial Egales: https://www.editorialegales.com/libros/metafisicas-sexuales/9788418501449/.

Link da Librería Cómplices: https://www.libreriacomplices.com/libros/metafisicas-sexuales/978-84-18501-44-9/.

Link: https://www.editorialegales.com/libros/metafisicas-sexuales/9788418501449/