01/11/2019

LIVRO SOBRE FENOMENOLOGIA DA VIDA É LANÇADO NO XVII CONGRESSO DE FILOSOFIA DA PUCPR, EM CURITIBA

Fenomenologia

Será lançado no próximo dia 13.11.19, às 19h, no Auditório Tristão de Athayde, da Escola de Educação e Humanidades, da PUCPR, o livro Fenomenologia da vida, organizado pelos professores Jelson Oliveira e Ericson Falabretti. A obra, que sai com o selo da EDUCS (Editora da Universidade de Caxias do Sul), recupera, sob várias nuances, a vida como um dos temas centrais da filosofia e o faz voltando ao pensamento de alguns dos filósofos mais importantes do século XX, entre os quais está Husserl, Heidegger, Merleau-Ponty, Pato?ka e Hans Jonas. Tais autores representam os interesses das pesquisas em torno da fenomenologia da vida desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com pesquisadores/as de diferentes instituições brasileiras e estrangeiras.

O livro inaugura a “Coleção Filosofia Contemporânea”, que consolida uma parceria do PPGF da PUCPR com a EDUCS para a edição de obras de filosofia situadas no campo temático contemporâneo. Sem esperar esgotar o assunto, o primeiro volume dessa coleção traduz preocupações diversas e almeja convocar o/a leitor/a para a atividade filosófica sob diferentes perspectivas, que não apenas comprovam a riqueza de aproximações e possibilidades teóricas advindas das intuições originais dos seus pensadores, como também, sobretudo, expressam a atualidade e a contribuição para que pensemos os problemas de nosso tempo. A obra, assim, reúne textos de especialistas no assunto que aceitaram a tarefa de enfrentar a questão decisiva sobre o estatuto ontológico e existencial da vida como conceito em seus diferentes matizes fenomenológicos, ou seja, no modo como a vida aparece e desde o qual pode ser pensada.

O livro será lançado como parte da programação do XVII Congresso de Filosofia da PUCPR, que será realizado em Curitiba entre os dias 12 e 14 de novembro.

Informações e pedidos de livros: secretaria.ppg@pucpr.br