08/09/2021

O luto entre clínica e política: Judith Butler para além do gênero

Rio de Janeiro

O luto entre clínica e política

“O percurso do processo de luto é marcado por idas e vindas – dias melhores, dias piores -, em que cada sujeito está tentando descobrir o que fazer com a perda, a falta e o vazio. O luto vai, volta, melhora, piora, avança, recua, flui, reflui. Estar de luto é estar em compasso de espera, ter paciência com a própria dor, aceitar a tristeza como parte da vida.”

Assim Carla Rodrigues, autora do recém-lançado O luto entre clínica e política – Judith Butler para além do gênero (Autêntica Editora/Grupo Autêntica, 224 págs.), se refere aos sentimentos despertados pelas perdas, contrariando assim a ideia de “progresso” implícita nas expressões frequentemente usadas para falar sobre o assunto – processo, trabalho, elaboração, como se o único caminho possível entre o acontecimento e a retomada da vida dita normal fosse linear.

Em seu novo livro, dedicado a pensar o luto como categoria ético-política, a autora percorre a filosofia de Judith Butler e nos apresenta questões fundamentais para pensar o Brasil e nosso próprio tempo histórico. 
Ao longo do mês de setembro, haverão quatro debates para marcar o lançamento:

8/09 - Quarta-feira - 18h: Carla Rodrigues (UFRJ/Faperj) debate com Yara Frateschi (UNICAMP). Mediação de Isabella Marcatti.

14/09 - Terça-feira - 18h: Carla Rodrigues (UFRJ/Faperj) debate com Rafael Haddock-Lobo(UFRJ). Mediação de Ana Emília Lobato (UFRJ).

22/09 - Quarta-feira - 18h :Carla Rodrigues (UFRJ/Faperj) debate com LIa Vainer Schucman (UFSC). Mediação de Beatriz Zampieri (UFRJ).

28/09 - Terça-feira - 18h :Carla Rodrigues (UFRJ/Faperj) debate com Vladimir Safatle (USP). Mediação de Juliana de Moraes Monteiro (UFRJ/ Faperj). 

Transmissão: Canal do youtube do Laboratório Filosofias do Tempo do Agora( Lafita/UFRJ)
Link:   https://www.youtube.com/c/TempodoAgora

Link: https://www.youtube.com/tempodoagora