29/01/2021

Política negativa em Adorno: do eclipse da política à vida emancipada

Título: Política negativa em Adorno: do eclipse da política à vida emancipada
Autor: Neri Pies
Editora: EAB Editora
Selo editorial: Conhecer
Área: Humanidades / Filosofia
Ano da publicação: 2020
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 210
ISBN: 9786599270604


Sinopse
O autor busca, com apoio da grande tradição filosófica da teoria crítica – em especial Theodor W. Adorno –, construir uma reflexão profunda sobre o desaparecimento, o eclipse, daquele espaço cotidiano onde se decidiam as questões, desde as mais importantes até as mais insignificantes, acerca de nossa existência.

Nas sociedades atuais, chamadas por Adorno de sociedades administradas, pouco decidimos acerca de nosso próprio modo de vida e acerca da forma como a sociedade é organizada. Tudo já está normatizado, padronizado, decidido. O espaço político, dessa forma, vai desaparecendo e, na maior parte das vezes, nem sequer nos damos conta disso.

Sobre o autor

Neri Pies é doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2014-2017) e mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2009-2011). É especialista em Cooperativismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2019-2020), em Desenvolvimento Regional pela Faculdade Meridional (IMED, 2007-2009) e em Direitos Humanos pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE, 2005-2006). É graduado em Filosofia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, 1999-2003).

Crítica especializada
A questão da política negativa, proposta como título desta obra, não significa a negação da política. Muito pelo contrário, trata-se de desafiar-nos a olhar esse outro lado da política, que permanece oculto ao olhar dominante e deliberadamente viciado das propagandas cotidianas. Em palavras do autor, Neri Pies, o objetivo desta obra é propor ao leitor uma perspectiva crítica da política que nos ajude a apreender o diferente como diferencial constitutivo da presumida homogeneidade identintária a que somos arrastados a cada dia.

A política moderna tem sido capturada pelos dispositivos de poder que visam fazer dela uma mera administração das necessidades biológicas básicas. A crítica da vida administrada, proposta por Theodor Adorno, é o princípio necessário para pensar uma perspectiva crítica da política. Desse modo, esta obra nos coloca no espaço, privilegiado, da negatividade como lugar a partir do qual é possível perceber nas vítimas do sistema as fissuras do poder homogenizador com que nos confrontamos cotidianamente num tempo que, cada vez mais, pretende instituir o pensamento único como norma de verdade universal e absoluta. Este pretenso universalismo da política e do pensamento seria o limiar dos novos autoritarismos, contra os quais pretende nos alertar a leitura desta obra, Política negativa em Adorno. Do eclipse da política à vida emancipada.

Prof. Dr. Castor M.M. Bartolomé Ruiz (Unisinos)


Onde comprar
Amazon - https://www.amazon.com.br/Pol%C3%ADtica-Negativa-Adorno-Eclipse-
Emancipada/dp/6599270603/Americanas - https://www.americanas.com.br/produto/2762430331
UmLivro - https://loja.umlivro.com.br/politica-negativa-em-adorno--do-eclipse-da-politica-a-vida-emancipada/p
Submarino - https://www.submarino.com.br/produto/2762430331/politica-negativa-em-adorno-do-eclipse-da-politica-a-vida
Mercado Livre - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1756008823-politica-negativa-em-adorno-do-eclipse-da-politica-vida-_JM