12/06/2020

PROFESSORES DO PPGF/PUCPR LANÇAM LIVRO SOBRE ONTOLOGIA DO CORPO

conv 5

 

O livro O nó do ser: para uma ontologia do corpo será lançado no próximo dia 26 de junho de 2020, em uma Live às 19h, com a participação dos autores, os professores Ericson Falabretti e Jelson Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da PUCPR. O livro, que sai com o selo “Filosofia Contemporânea”, da EDUCS (Editora a Universidade de Caxias do Sul), é resultado das pesquisas desenvolvidas pelos autores no âmbito do PPGF. Escrito a quatro mãos, o texto recolhe diferentes nuances e domínios e expressa novas discussões interpretativas, inclusive aquelas que permearam eventos acadêmicos, artigos e capítulos de livros nascidos dos trabalhos em projetos de pesquisa apoiados pela CAPES e pela Fundação Araucária. Além disso, as ideias fundamentais da obra formam apresentadas e discutidas com os/as estudantes matriculados na disciplina de Tópicos de ontologia, no segundo semestre de 2018, o que demonstra a capilaridade do livro e o interesse que o envolve.

 

Como ensaio de uma ontologia, o livro é uma indagação sobre o ser que se manifesta como corpo sendo corpo e, por isso, também formulando a dúvida que é sua. A pretensão é propor um ensaio que parta do reconhecimento do corpo como assunto urgente, que deve ocupar-nos cada vez mais, diante de uma cultura que o celebra em superficialidade, adstrita aos vários expedientes tecnocientíficos, estéticos e cirúrgicos que empobreceram a vivência do corpo próprio. Além disso, o debate sobre o corpo é a possibilidade de fazer novamente ontologia sem uma pergunta sobre a essência. Para isso, os autores partem do conceito de contiguidade, que os autores tomam emprestado dessa tradição dando-lhe um novo significado, antes apenas sugerido: contíguo, o corpo é o local de um quádruplo entrecruzamento – do corpo consigo mesmo enquanto eu; do corpo como corpo de um Deus encarnado desde sua transcendência; do corpo com os outros corpos vivos; e do corpo com os outros corpos dispersos naquilo que, muito vagamente, chamamos de mundo.


Tendo tal conceito de contiguidade como fio condutor, o livro está organizado em quatro partes (Identidade, Transcendência, Mundanidade e Alteridade) e é formado por 42 ensaios, que reúnem uma interpretação inédita e instigante dos argumentos de vários filósofos, dando-lhes um significado novo a partir do fio condutor do livro. O resultado é uma reflexão pertinente sobre o modo como o corpo foi entendido ao longo da história da filosofia e, principalmente, como ele pode ser compreendido hoje. O livro interessa, assim, aos especialistas e aos interessados em geral.


A Live será transmitida pelo Zoom.us (encurtador.com.br/brvLV) e pelo Instagram
(@jelsonoliveira)
Pedidos e informações: jelsono@yahoo.com.br