01/12/2021

Religião, história e memória na modernidade. GRUPILLO, Arthur; MENEZES, Edmilson; OLIVEIRA, Everaldo de. (Orgs.) São Cristóvão: Editora UFS, 2021, 260p.

Plataforma Google Meet 01/12 16h

 

Este livro é uma coletânea de textos em que se trata, à luz da filosofia, dos temas religião, história e memória. Tal proposta abre horizontes que não seriam possíveis caso se pretendesse lidar com esses temas do ponto de vista de outras disciplinas como, por exemplo, a história. De fato, a filosofia é, por excelência, a área de conhecimento em que é possível realizar uma apresentação integrada desses tópicos, em especial no que diz respeito à especificidade da maneira como foram considerados no período moderno. Mais do que isso, os textos que o leitor encontrará aqui deixam claro que uma discussão filosófica dos temas que constam do título desta obra implica, ao fim e ao cabo, discutir a própria modernidade, entendida, ela própria, como um problema filosófico.

É importante chamar a atenção para o fato de que esta obra é fruto de um esforço coletivo, coordenado por professores do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (PPGF/UFS), e vem a lume por ocasião dos dez anos da aprovação do funcionamento do Programa. Nesse sentido, pode-se considerar que, em alguma medida, o livro é resultado dos constantes esforços que o PPGF/UFS tem realizado para estabelecer contatos frutíferos com pesquisadores e redes de pesquisa de outros estados e países.

Esperamos que esse trabalho de integração e de pesquisa rigorosa seja proveitoso para leitor, que encontrará, em cada um dos capítulos seguintes, investigações sobre temas que são considerados clássicos justamente porque, séculos depois de suas formulações modernas, continuam a se mostrar instigantes.

Link: https://meet.google.com/xga-wian-rnb