12/08/2021

Sujeitos de verdade: Foucault e uma genealogia da psicanálise

Título: Sujeitos de verdade: Foucault e uma genealogia da psicanálise
Autor: Luiz Paulo Leitão Martins
ISBN: 9786589624301
Lançamento: Agosto de 2021
Link: https://kotter.com.br/loja/sujeitos-de-verdade-luiz-paulo-leitao-martins/

"Neste livro, o autor centra-se na leitura do último tempo do percurso de Foucault para pensar nas relações de seu discurso teórico com a psicanálise, em que se problematizou o registro da ética nas suas conjunções fundamentais com os registros do saber (arqueologia) e do poder (genealogia), para enunciar assim a nova problemática da estilística e da estética da existência.

Nesta perspectiva, o que está em pauta é a formulação da categoria do sujeito no plural e não no singular, como se formulava na tradição da filosofia do sujeito desde o século XVII, que se enuncia de forma eloquente desde o título escolhido, Sujeitos de verdade. Assim delineado, o sujeito seria concebido na tensão e no conflito permanente estabelecidos entre os campos do poder e da resistência, que se renovam e se reconfiguram de maneira infinita, no diapasão tecido de forma inequívoca entre a necessidade e a contingência.

Dessa maneira, a categoria de parresía como dizer verdadeiro, enunciada na Antiguidade, foi alçada à condição fundamental para delinear o campo ético do sujeito, na sua articulação crucial com o registro do poder. O trabalho de si foi assim destacado como sendo a marca decisiva do sujeito, como forma de subjetivação."

Joel Birman

Link: https://kotter.com.br/loja/sujeitos-de-verdade-luiz-paulo-leitao-martins/