01/07/2021

ALTER 15 - 2021 CHAMADA DE TRABALHO: Por mais inteligência

PUC-Rio

 

ALTER 15 – 2021

CHAMADA DE TRABALHO: Por mais inteligência

 

Depois de um período em suspensão devido ao impacto da pandemia de Covid-19, anunciamos o retorno da Alter – revista do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio que busca publicar textos curtos, de caráter experimental ou ensaístico, que estejam atentos não apenas ao assunto que mobilizam, mas também à sua própria forma. Tradução, resenha, manifesto, entrevista, crônica, conto, poema, imagens e ensaio – formas de pensamento alternativas ao artigo acadêmico – são todas bem-vindas na Alter.


Do dia 01 ao dia 31 de Julho de 2021 está aberta a chamada para a submissão de textos que irão compor o 15º volume da Alter, cuja publicação está prevista para o dia 18 de Novembro de 2021, em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia. Diferentemente das edições anteriores, para este número a comissão editorial da revista sugere um tema de capa:
Inteligência.

Nunca foi tão importante ter inteligência para agir, se precaver, produzir, se proteger e, se possível, atacar. Sobretudo num país periférico do capitalismo mundial que carrega uma herança tão incomum, de uma escravidão que perdurou até quase o século XX, de um patriarcado disfarçado de latinidade, de um militarismo que flerta abertamente com práticas genocidas ainda no meio do XXI. O problema é que, parafraseando Descartes, podemos dizer que a inteligência é uma das coisas mais bem distribuídas do mundo: ninguém, ou praticamente ninguém, diria que não é inteligente. Na remota hipótese de não se dizer inteligente, tal personagem no mínimo diria reconhecer a inteligência quando a vê passar. Mas, coincidentemente, o inteligente – aquele que possui inteligência – sempre sou “eu”, ou um dos meus, nunca o “outro”. Por que isso? Ou ainda: diante do colapso sanitário, político, social e ecológico globais, com o avanço do negacionismo e da propagação de estratégias de promoção deliberada de desinformação como as fake news, estamos vivendo hoje uma crise epistemológica da inteligência?


A Alter provoca, assim, estudantes, acadêmicxs, professorxs, escritorxs, artistas – e quem mais tomar coragem – para se arriscar e ensaiar, para tensionar o pensamento e esmiuçar a questão: Como podemos pensar a inteligência, hoje, nas condições tão particulares que enfrentamos, no Brasil e no mundo?

O ensaio, forma que a Alter privilegia, é indefinido, experimental. Como disse Foucault, é “o corpo vivo da filosofia”. Esta forma – tantas vezes definida não pelo que a afirma, mas pelo que a difere, que a constitui pelo que a nega – é a configuração mais adequada para o pensamento que se dobra sobre si mesmo e que abarca, em si, a experimentação. Um ensaio para o palco principal, e um ensaio que é o próprio palco principal. Não porque falte rigor, mas porque cria e coloca em prática as regras durante o próprio ato da criação – assim como a inteligência.

Especificações gerais para a submissão de textos:

Só aceitaremos um texto por autor/autora

Formatação:
Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens 3cm
Tamanho: Textos em prosa: de 2.800 a 8.400 caracteres.
Textos em verso: até 5.600 caracteres.
Traduções: no máximo 16.800 caracteres (com a versão original incluída).
Obs.: Todos os textos deverão ter algum tipo de diálogo com o tema da revista ou/e com a forma do ensaio. Desencorajamos o uso de citações diretas e notas de rodapé
argumentativas. Neste caso, as citações devem ser incorporadas à forma do texto e as notas de rodapé devem ser usadas apenas para indicar referências bibliográficas.
Todos os textos submetidos serão analisados por uma comissão composta por pareceristas, revisores e editorxs. Toda e qualquer exceção será avaliada internamente.

Imagens:

No caso de uso de imagens no interior dos textos ou no caso de ensaios visuais, pedimos que sejam enviadas junto às suas respectivas autorizações de direito autoral ou uso de imagem. No caso de imagens feitas ou produzidas por terceiros, serão aceitas apenas aquelas que estejam em domínio público. Para imagens de autoria própria, deverá ser anexado o termo que autoriza seu uso e divulgação devidamente preenchido. As imagens enviadas sem a devida autorização/direito de uso serão rejeitadas pela comissão editorial. Serão aceitas apenas imagens em formato .jpg, .png, .tiff ou .ai, com resolução de 300 dpi.
ou superior.

Envio:
Todos os textos e imagens deverão ser enviados até às 23h59 do dia 31 de julho de 2021, para o email alterpucrio@gmail.com contendo título e subtítulo, nome do autor, e-mail, vínculo acadêmico (se aplicável), e um resumo do conteúdo de no máximo 300 caracteres.
Xs autorxs receberão um retorno sobre sua submissão até o dia 30 de agosto de 2021.

https://alterfilopucpos.wordpress.com/alter/

 

Link: https://alterfilopucpos.wordpress.com/alter/