01/01/2021

Chamada de artigos: Antítesis - Revista ibero-americana de estudos hegelianos

Madri

CHAMADA DE TRABALHOS

Nr. 1 da Antítesis - Revista Ibero-americana de Estudos Hegelianos: "Estado e sociedade civil 200 anos após a Rechtsphilosophie" a ser publicada em junho de 2021.

Desde sua publicação em 1820, a Filosofia do Direito gerou reações constantes de defensores e detratores. Das primeiras leituras republicanas de Eduard Gans e dos chamados Junghegelianers à acusação de absolutismo e francofilia de Rudolf Haym, a formação e a transformação do Estado europeu moderno durante e após Vormärz foram atravessadas por posições que, além de uma interpretação exclusivamente epistemológica, disputavam formas e representações políticas concretas. Num continente que cedeu às pressões republicanas, abrindo espaço ao constitucionalismo, a filosofia hegeliana do direito passou a cumprir as funções de um amplo significante em que se colocaram em causa as tradições nacionais, a ideia de povo, os debates sobre as unificações as influências das igrejas e, claro, o curso da história mundial.

Neste Dossiê especial do primeiro número da Antítesis - Revista ibero-americana de estudos hegelianos convidamos os pesquisadores a contribuir com reflexões sobre a recepção, importância e interpretação da Rechtsphilosophie em algum de seus múltiplos momentos históricos de leitura e debate, especialmente se ela tem como horizonte uma possível conceituação do nosso próprio presente.

Envios para: https://revistas.uam.es/antitesis

Prazo de submissão: 31 de março de 2021
Data de publicação: junho de 2021

Link: https://revistas.uam.es/antitesis