20/05/2021

CHAMADA DE ARTIGOS: DOSSIÊ ANTROPOFAGIA (100 ANOS DA SEMANA DE 22)

Aracaju

Nunca fomos catequizados. Vivemos através de um direito sonâmbulo. Fizemos Cristo nascer na Bahia. Ou em Belém do Pará.

Mas nunca admitimos o nascimento da lógica entre nós. (Oswald de Andrade, Manifesto Antropofágico, 1928)

 

Ainda que tenhamos tido precursores modernos antes deles, foi somente a partir do Movimento Modernista que a arte nacional fez intencionalmente uma incursão ao Brasil, numa ingestão e deglutição daquilo que se alimentava na Europa, misturada a uma busca por raízes de uma brasilidade, de um modo de ser. Isto se traduziu na temática cotidiana brasileira, na irreverência da forma e da estética, na recusa à subserviência ao estrangeiro, na valorização da cultura indígena e nacional, na incorporação antropofágica de si mesma para produzir algo de fato novo e representativo do que fosse representativo do país.

Custamos, entretanto, a deglutirmos antropofagicamente a filosofia importada para darmos criação à nossa. Ainda vemos a produção nacional do pensar como algo menor e com menos valor. Isto se materializa na constante referência e validação do saber que buscamos obter pela citação indefectível dos gregos, alemães e franceses. Mesmo as temáticas se voltam inexoravelmente àquelas propostas por filósofos de outros tempos e lugares. O Brasil e o agora não são dignos serem pensados como se a lógica não pudesse estar entre nós.

A REVISTA PROMETEUS incita os pensadores nacionais a refundarem a filosofia brasileira aos moldes do Manifesto Antropofágico e da Semana de Arte Moderna de 1922 que completará 100 longos anos em 2022, contribuindo com artigos a serem publicados no dossiê temático comemorativo: FILOSOFIA ANTROPOFÁGICA: DEGLUTINDO A NACIONALIDADE DO PENSAMENTO E DA CULTURA BRASILEIRA.

Sendo assim, os interessados deverão submeter suas propostas até o dia 07 de Novembro de 2021 para serem analisados.

As normas de publicação podem ser encontradas no site Prometheus – Journal of Philosophy (https://seer.ufs.br/index.php/prometeus )

 

Organizadores

Prof. Dr. Leandro Gaffo (UFSB)

Prof. Dr. Aldo Dinucci (UFS)

Link: https://seer.ufs.br/index.php/prometeus/