10/04/2021

Dossiê América latina: Epistemologias do Sul/Marginais.

Revista Poiesis

EDITAL DE CHAMAMENTO PUBLICAÇÃO NA REVISTA POIESIS

Disposições Gerais

1.   A Revista Científica Eletrônica Poiesis do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes/UNIMONTES abrange uma coleção selecionada de periódicos Acadêmicos e Científicos elaborados por professores e pesquisadores da área do pensamento humano desenvolvidas dentro de uma metodologia que será preparada , armazenada e disseminada em formato eletrônico.

2.   A revista estará aberta para o recebimento dos artigos científicos a partir de 10 de Abril de 2021 até 30 de agosto de 2021 às 23hs59min, com o fim de que todos os interessados em publicar suas produções e as colaborações, para enriquecimento, (conteúdos) das edições da revista poderão ser enviadas para dossie.pensamento.latino@gmail.com

3.   Os artigos serão avaliados e procederão ao retorno dos seus autores para eventual correção, se houver necessidade.

4.   Essa edição tem previsão para ser publicada em outubro/novembro de 2021.

 

Do Dossiê América latina: Epistemologias do Sul/Marginais.

5.    As críticas ao imperialismo, universalismo abstrato, generalizações ontológicas e hierarquização de regiões, culturas, raças e , consequentemente, epistemológicas tem chamado a atenção das academias por todo o planeta à medida que expressam e fomentam as lutas de resistência e, por reexistência. A América Latina nas últimas décadas tem protagonizado tais críticas ao denunciar a invisibilidade e o silenciamento de povos, saberes, e histórias que foram subjugados a partir do século XVI.

Nesta perspectiva, este dossiê tem a pretensão de divulgar traduções e  trabalhos acadêmicos que contemplem epistemologias/interpelações advindas das margens tais como: Pensamento De(s)colonial, Pensamento Ameríndio, Teologia da Libertação,            Filosofia da Libertação,Filosofia Andina,Teologia Intercultural, Pensamento Afro-Americano, Pensamento Feminista latino-americano, Pensamento Afro-diaspórico e pensadores do movimento anti-imperialista tais como José Martí, Simón Bolívar e Leopoldo Zea.

 

DAS CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO.

6.   Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

7.   A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

8.   O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

9.   URLs para as referências foram informadas quando possível.

10.                 O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

11.                 O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

 

Diretrizes para Autores

12.                 A Revista Poiesis publica trabalhos na área de Filosofia e áreas afins que dialoguem com autores e temas da filosofia, podendo ser submetidos na forma de artigos, ensaios, resenhas, traduções e entrevistas. Serão analisados textos em português, inglês, francês e espanhol. A revisão dos originais, bem como o conteúdo das afirmações, opiniões e conceitos publicados nos artigos são de responsabilidade dos autores. Podem submeter trabalhos autores, com título de doutorado e/ou mestrado, sendo que mestrandos somente em co-autoria com seus orientadores.

13.                 Os trabalhos submetidos serão publicados desde que atendam à linha editorial da revista e sejam aprovados pelo Conselho Editorial da revista ou por pareceristas convidados. É facultado ao conselho editorial da revista aceitar, recusar ou reapresentar os originais aos autores para revisão e possíveis alterações ou mudanças.

14.                 Os textos devem ser digitados em Word for Windows, em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, formato A4, margens 2,5cm, com a seguinte estrutura:

a) Os artigos não devem exceder o limite de 20 páginas (incluindo as referências);

b) O título do artigo deve vir em português e inglês, em LETRAS MAIÚSCULAS;

c) O (s) Nome (s) do (s) autor (es), deve (m) estar abaixo do título, à direita da página, sendo que tirulação, vinculo institucional e e-mail  do(s) autor(es) devem ser mecionados em nota de rodapé.

d) O artigo deverá apresentar um pequeno resumo de no mínimo 250 e máximo de 300 palavras; Palavras-chave no idioma original (entre três e cinco palavras); Abstract correspondente ao texto em português com suas respectivas keywords.

e)      As citações com até 3 linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas; as citações com mais de 3 linhas devem estar com recuo de 4 cm da margem esquerda em fonte tamanho 10, espaçamento simples. As notas de rodapé devem ser de caráter meramente explicativo, quando for o caso, e dever ser limitadas ao essencial. As referências devem ser citadas no texto pelo sistema (AUTOR, data, pagina), de acordo com ABNT, exceto para os casos de autores em que há convenção própria para citação das obras. Todas as referências utilizadas no corpo do texto deverão ser listadas, ao final do artigo, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT.

15.                 A publicação de traduções seguirá as disposições legais referentes aos direitos autorais, sendo de inteira responsabilidade do proponente da tradução providenciar a autorização para a publicação de textos que não sejam de domínio público. As resenhas deverão tratar de um livro publicado recentemente, ter o número mínimo de 3 e máximo de 5 páginas e obedecer às especificações da revista para formatação do texto. Os ensaios devem ter entre 4 e 6 páginas, obedecendo às especificações da revista para formatação do texto.

Link: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis