21/08/2019

TEMPORAL A ARTE E AS ARTES - Chamada de artigos

A ARTE E AS ARTES - PERÍODO DE SUBMISSÃO 09/09 A 30/10

http://periodicos.unb.br/index.php/temp/index

Djanira (1914-1979) foi uma artista brasileira cuja produção se dava num discursivo aparentemente deslocado dos paradigmas considerados centrais do século XX. Sob o lugar comum do naïf, suas obras não se eximem de circulações presentes em grandes nomes institucionalmente legitimados, desde Henri Matisse a Alfredo Volpi. Ademais, com o passar das décadas, a artista chamou a atenção por parte de escritores da crítica e da academia, entre os quais podemos citar Mário Pedrosa. Há fronteiras frágeis, porém suficientemente persistentes, que direcionam os sistemas de artes que hoje conhecemos, desde as galerias às universidades. Em suas tensões e incoerências, tais critérios institucionais não deixam de ser profícuo objeto de discussão acerca dos espaços artísticos e seus impactos.

Com o intuito de pensar artes, entre elas o paradigma ocidental da Arte, a revista Temporal: prática e pensamento contemporâneos convida a comunidade acadêmica e pessoas interessadas a submeter trabalhos para nosso próximo número, intitulado A ARTE E AS ARTES.

Nosso periódico é aberto a diferentes formatos do que se entende pelo texto crítico, sendo aberto a ensaios, resenhas, contos, manifestos verbo-visuais e artigos científicos. Fundamental a quaisquer um desses formatos é a articulação pertinente entre seus elementos internos, de modo a formar uma via efetiva e congruente à discussão que se pretende.

Esperam-se submissões que articulem âmbitos teórico-práticos. Portanto, trata-se da Arte e os vários modos artísticos em suas especificidades oblíquas.

PERÍODO DE SUBMISSÃO: 09 de setembro a 30 de outubro de 2019.