Prêmio ANPOF

Durante seus Encontros Nacionais a ANPOF divulga o resultado do Prêmio ANPOF, atribuído às melhores teses e dissertações do biênio.

A Comissão do Prêmio ANPOF, responsável pela avaliação dos trabalhos, é formada por docentes de Programas de Pós-Graduação de diversas áreas e regiões do país.

Os trabalhos que participam do processo são encaminhados pelos Coordenadores de Programas, não sendo facultada a submissão direta do trabalho pelo pesquisador.

Além da publicação do resultado e de um diploma atribuído pela ANPOF, os trabalhos vencedores serão, quando autorizado pelos autores, publicados em livro eletrônico pela ANPOF.

Divulgados trabalhos indicados ao Prêmio Anpof e Prêmio Filósofas

Teses e dissertações em Filosofia têm a possibilidade de serem reconhecidas por meio de dois prêmios da área, neste ano: o prêmio Anpof e, pela primeira vez, o prêmio Filósofas. A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia recebeu indicação de 28 dissertações e 17 teses defendidas em 2020. Em um trabalho feito em parceria, a Anpof e a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas lançaram o Prêmio Filósofas neste ano, que recebeu indicação de 33 dissertações e 18 teses de mulheres defendidas entre 2017 e 2020. Todos os trabalhos foram indicados pelas coordenações dos Programas de Pós-graduação em Filosofia associados.

Receberão certificado de premiação as autoras e os autores, além de orientadoras e orientadores, eventuais coorientadoras e coorientadores e o programa em que foi defendida a dissertação e a tese vencedoras. Os trabalhos reconhecidos pelo prêmio Filósofas serão publicados em volume impresso e digital pela Kotter Editorial. Já os pelo prêmio Anpof poderão ser publicados em formato digital, caso haja interesse da parte das autoras e autores.


Os dois prêmios passarão por mais três etapas de avaliação e o resultado final será divulgado no dia 14 de dezembro de 2020. As teses e dissertações vencedoras poderão ser lidas em nossa página e os/as premiados/as serão convidados/as para conversar sobre os trabalhos em nosso Podcast.  

A Anpof e a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, ao divulgar os trabalhos indicados, prestam homenagem a duas filósofas que permanecem em nossa lembrança, com o lamento de não podermos contar com o desenvolvimento de seus trabalhos.

 

CAROLINA BLASIO DA SILVA (20/03/1984 - 26/08/2017)
Sobre Noções de Consequência Generalizadas e Lógicas Plurivalentes
Tese orientada por Marco Antônio Caron Ruffino
PPGF - UNICAMP

MARIA ÉRBIA CASSIA CARNAÚBA (12/03/1985 - 26/08/2017)
Teoria Crítica e Utopia
Tese orientada por Marcos Severino Nobre
PPGF - UNICAMP

 

TRABALHOS INDICADOS AO PRÊMIO ANPOF

TRABALHOS INDICADOS AO PRÊMIO FILÓSOFAS

EDITAL DO PRÊMIO ANPOF 2020

É com grande satisfação que damos início ao processo de inscrições para a edição 2020 do Prêmio ANPOF de melhor dissertação e de melhor tese defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil. Esta é uma grande oportunidade para prestigiarmos nossos melhores trabalhos acadêmicos e divulgarmos nossa produção filosófica.

A inscrição dos trabalhos é feita pelas Coordenações dos Programas de Pós-Graduação, que indicam uma dissertação e, no caso dos programas com doutorado,também uma tese para participarem do processo. A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada por uma comissão instituída pela diretoria da ANPOF, constituída por um membro da diretoria e por docentes dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia. A seleção será feita em três etapas, que serão concluídas ainda em 2020. A sessão de premiação será realizada no XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.

E-mail de contato e inscrição dos trabalhos: premioanpof2020@anpof.org.br

Confira o edital aqui.

Prêmio ANPOF 2018

Divulgação do Prêmio ANPOF de melhor Dissertação e Tese

Melhor Dissertação

Victor Manoel Fernandes (Unisinos): “REVISITANDO AS CRÍTICAS DE KIERKEGAARD À CIÊNCIA DA LÓGICA DE HEGEL: Alguns problemas lógicos ainda não suficientemente considerados”

Orientador: Prof. Dr. Álvaro Luiz Montenegro Valls Co-orientador: Prof. Dr. Gabriel Ferreira

 

Menções honrosas

Fábio Rodrigues de Ávila (UNIFESP): “Natureza e imanência: o sistema da natureza de Holbach

Orientadora: Profa. Dra. Jacira de Freitas

 

Lucas Paolo Sanches Vilalta (USP): “A criação do Devir: ética e ontogênese na filosofia de Gilbert Simondon

Orientadora: Profa. Dra. Silvana de Souza Ramos

 

Maurício Fernando Pitta (UEL): “Habitamus, ergo sumus: topologia e subjetividade de Heidegger a Sloterkijk

Orientador: Prof. Dr. José Fernandes Weber

 

Raphael Rodrigo dos Santos (UFMT): “Problema mente-corpo: breviário de possibilidades e impossibilidades

Orientador: Prof. Dr. Bernardo G. Alonso

 

Victor Luis Barroso Nascimento (PUC-Rio): “Ecumenismo lógico

Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Pinheiro Dias Pereira

 

Vinicius Xavier Hoste (UFES): “A estética do irreal: considerações sobre a arte em Jean- Paul Sartre

Orientadora: Profa. Dra. Thana Mara de Souza

 

Wallace da Silva Carvalho (UCS): “Caráter na Ética Nicomaqueia: significado, determinismo e responsabilidade moral

Orientadora: Profa. Dra. Jaqueline Stefani

 

Comissão final de avaliação: Silvia Faustino (UFBA), Francisco Verardi Bocca (PUCPR), Érico Andrade (UFPE), Henry Burnett (UNIFESP), Marcelo Perine (PUCSP).

 

Melhor Tese

Gabriel Geller Xavier (UFSC): "Tis he ousia (Que é substância?)" - O problema da substância a partir da última aporia de B da Metafísica de Aristóteles”

Orientador: Prof. Dr. Nazareno Eduardo de Almeida

 

Menções honrosas

Luis Thiago Freire Dantas (UFPR): “Filosofia desde África: perspectivas descoloniais

Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio Valentim

 

Juliana Fausto de Souza Coutinho (PUC-RJ): “A cosmopolítica dos animais

Orientadora: Profa. Dra. Déborah Danowski

 

Comissão final de avaliação: Antonio Valverde (PUCSP), Manoel Vasconcellos (UFPel), Juvenal Savian (UNIFESP)

Prêmio Anpof - 2016

Durante o XVII Encontro, também foi concluído o processo de premiação da ANPOF de melhor dissertação e melhor tese defendidas no último biênio:

Dissertação de Mestrado:
Cassiana Lopes Stephan - UFPR
Título: “Michel Foucault e Pierre Hadot sobre a concepção estoica do si mesmo”
Orientador: André de Macedo Duarte coorientadora: Inara Zanuzzi

Tese de Doutorado:
Anderson Luis Nakano - UFSCAR
Título: A matemática das Philosophische Bemerkungen: Wittgenstein no contexto da Grundlagenkrise
Orientador: Bento Prado de Almeida Ferraz Neto

Menções Honrosas

Dissertação de Mestrado:
Rafael Bittencourt dos Santos - UFRGS
Título: O ceticismo no Tratado da natureza humana: uma abordagem a partir da discussão sobre a distinção entre qualidades primárias e secundárias
Orientador: André Nilo Klaudat

Tese de Doutorado:
Fábio Mascarenhas Nolasco – UNICAMP
Título: A suspensão qualitativa da quantidade: A crítica de Hegel ao paradigma matemático da ciência moderna.
Orientador: Marcos Lutz Müller

Prêmio ANPOF 2014

Melhor tese: Giuseppe Ferraro. 'Verdade ordinária' e 'verdade suprema' como bases dos ensinamentos budistas no pensamento de Nãgãrjuna. Orientador: Leonardo Alves Vieira, UFMG: 2012.

Menção honrosa (tese): Joel Thiago Klein. Kant e a ideia de uma historia universal nos limites da razão. Orientadora: Maria de Lourdes Alves Borges. UFSC: 2013

Melhor dissertação: Wilton de Melo Gonçalves Barbosa. Elementos para a justificação de uma teoria contextualista da linguagem. Orientador: Fernando Raul Neto. UFPE: 2013.

Menção honrosa (dissertação): Gustavo Fujiwara. Fenomenologia e Psicologia fenomenológica em Sartre: Uma arqueologia dos conceitos. Orientador: Alexandre de Oliveira Torres Carrasco. UNIFESP: 2013.

Prêmio ANPOF 2012

Melhor tese: Felipe Silva.  Liberdade em disputa: a reconstrução da autonomia privada na teoria crítica de J. Habermas.  Orientador: Marcos Nobre. UNICAMP.

Melhor tese: Jonas Arenhart. Discussões sobre a não-individualidade quântica. Orientador: Décio Krause. Universidade Federal de Santa Catarina.

Melhor dissertação: Fábio Portela. A evolução da mente normativa. Orientador: Paulo Abrantes. Universidade de Brasília.

Prêmio ANPOF 2010

Melhor tese: Rogério Antonio Lopes. Ceticismo e vida contemplativa em Nietzsche. Orientador: José Raimundo Maia Neto. Defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG.

Melhor dissertação: Geovana da Paz Monteiro. A medida do tempo: intuição e inteligência em Bergson. Orientador: Olival Freire Júnior. Defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA.

Prêmio ANPOF 2006-2007

Melhor tese: Antonio Frederico Saturnino Braga. O Debate entre deontologismo e conseqüencialismo. Uma proposta de esclarecimento a partir de Kant e Rawls. Orientador: Luiz Bernardo Leite Araújo. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ.

Melhor dissertação: Guilherme Ghizoni da Silva. O estatuto do discurso filosófico no Tractatus de Wittgenstein. Orientador: Eduardo Salles Barra. Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR.

Prêmio ANPOF 2004

Melhor tese: Alexandre Noronha Machado. Lógica e Forma de Vida: Wittgenstein e a Natureza da Necessidade Lógica e da Filosofia. Orientador: Paulo Faria. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação da UFRGS.