Boletim ANPOF - Especial fev/2014

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Olá a todos/as,

Escrevemos para informar sobre a preparação do XVI Encontro Nacional da ANPOF, sobre o novo site da ANPOF e sobre a Assembleia Geral realizada em novembro de 2013.



XVI ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

O XVI Encontro Nacional será realizado nos dias 27 a 31 de outubro de 2014, em Campos do Jordão, cidade turística do Estado de São Paulo, situada na Serra da Mantiqueira, a pouco mais de 1 hora do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

As atividades do Encontro vão se concentrar na região do Capivari, no centro turístico da cidade, e nossa expectativa é que a qualidade de sua infra-estrutura possibilite um ambiente agradável para nosso trabalho e para nosso convívio durante o Encontro.

A estrutura hoteleira da cidade está sendo preparada, assim como a estrutura de apoio ao transporte e à alimentação, e disponibilizaremos informações detalhadas sobre isto em breve.

Os Encontros Nacionais da ANPOF se consolidaram como o principal evento da agenda de pesquisa em filosofia no país e se apresenta hoje como um dos três maiores eventos do gênero no mundo. A estrutura que está sendo montada deve comportar a apresentação de mais de 2300 trabalhos, com algo próximo de 40 atividades simultâneas durante toda a semana. Um exemplo da adesão da comunidade às nossas atividades é a presença de quase 80% dos docentes de pós-graduação em filosofia no XV Encontro, em 2012. O grande desafio para o qual temos nos preparado é garantir a qualidade de um evento desta dimensão e possibilitar que ele desempenhe plenamente seu papel de fórum de integração e debate da pesquisa em filosofia, e também de debate sobre a pós-graduação e pesquisa.



Novidades

Há diversas novidades na forma de organização do Encontro, resultado de um extenso debate realizado ao longo de 2013 por meio de 2 Reuniões de Diretoria, 12 Reuniões Regionais com Coordenadores de PPG, Coordenadores de GTs e Editores de Revistas, e, por fim, da Assembleia Geral, realizada nos dias 19 e 20 de novembro em Brasília. Os detalhes destas deliberações estarão disponíveis no site da ANPOF ainda em fevereiro. Dentre as novidades para o XVI Encontro podemos ressaltar:

- Redefinição do tempo de atividades de cada GT no Encontro Nacional, que passa a ser proporcional ao número de trabalhos aprovados, garantindo-se que não ocorram recusas de trabalho por falta de tempo para que fosse apresentado;

- Definição de um tempo mínimo para as apresentações, de maneira a garantir a qualidade do debate acadêmico (o tempo de apresentação é sujeito a ajustes pelo GT, mas o modelo geral é, por exemplo, de 45 a 50 minutos para Doutores);

- Estímulo à participação de estudantes provenientes dos PPGs mais distantes do local do evento, com redução significativa do valor da inscrição (publicaremos em breve uma lista com os PPGs cujos alunos poderão solicitar a redução do valor da inscrição, elaborada a partir do cálculo de custos de viagem);

- Possibilidade de inscrição de participação sem apresentação de trabalho;

- Chamada internacional de inscrição de trabalhos, com especial ênfase para os países da América Latina;

- Realização do II Encontro Nacional de Professores de Filosofia do Ensino Médio paralelamente ao XVI Encontro.



Submissão de Trabalhos

A submissão de trabalhos deverá ser feita por meio do novo site da ANPOF, no período de 17 de fevereiro a 28 de abril de 2014. Deverá ser apresentado um resumo de 1000 a 2000 caracteres (com espaço) que, caso o trabalho seja aprovado, será publicado juntamente com a Programação do Evento.

O pesquisador escolhe, no momento da inscrição, a qual GT ou PPG prefere encaminhar sua proposta. Os trabalhos submetidos serão apreciados pelos comitês científicos dos GTs e PPGs e a lista de trabalhos aprovados será publicada em 02 de junho de 2014.



Pagamento da Inscrição

As inscrições passarão a ser pagas por meio de boleto bancário, no caso de residentes no Brasil, e cartão de crédito, no caso de residentes no exterior. Os valores e datas de pagamento serão divulgados no site da ANPOF a partir do início das inscrições.



Publicação

Será facultado àqueles que tiverem o trabalho aprovado o envio do texto completo para publicação em livro eletrônico pela ANPOF, com distribuição prevista para o primeiro semestre de 2015.



NOVO SITE DA ANPOF

Juntamente com a abertura das inscrições para o XVI Encontro Nacional, iniciaremos as atividades do novo site da ANPOF.

Este site vem sendo concebido e construído desde o início de 2013 e traz consigo o projeto de consolidar a ANPOF como instrumento de integração da comunidade para além dos Encontros realizados a cada dois anos. Pretende-se também que o site seja um meio de integração da comunidade brasileira com pesquisadores de outros países, e para que isto se efetive ele será disponibilizado com estrutura trilíngue (português, espanhol e inglês).

Ressaltamos algumas das características do novo site:

- Descentralização da gestão, atribuindo aos Coordenadores de PPG, aos Coordenadores de GTs e aos Editores de Revistas que fazem parte do sistema da ANPOF a prerrogativa de gerirem de forma autônoma parcelas do site e de divulgar informações à comunidade;

- Criação de páginas para todos os GTs, PPGs e Revistas, que funcionam como meio de integração de segmentos da comunidade e de divulgação de publicações e eventos, garantindo um maior dinamismo à informação disponibilizada pela ANPOF;

- Criação de um Portal de Revistas que integra publicações da área e que disponibiliza ao usuário serviços de busca e um serviço ativo de informação sobre novas publicações de seu interesse (o usuário que manifestar interesse em ser informado sobre um certo assunto, por exemplo "Pascal", será informado sempre que for publicado um novo texto que tenha esta palavra em seu título ou entre suas palavras-chave). Pretende-se com isto dar maior transparência às publicações da comunidade e estimular nossos debates.

- Disponibilização de páginas pessoais dos usuários, por meio das quais se poderá gerenciar o vínculo a áreas de interesse, alterar dados pessoais e inserir eventos na Agenda da ANPOF, além de informar sobre a publicação de livros e artigos de sua autoria.

- Criação de um Fórum de Debates de Política Acadêmica que se apresenta como espaço para polêmicas sobre avaliação, internacionalização, formação em pós-graduação, publicações, etc., qualificando e consolidando os debates que moldam o caminho a ser seguido pelo ensino de pós-graduação e pela pesquisa em filosofia no Brasil.

- Reformulação do Boletim da ANPOF, que passa a ter um novo visual que possibilita a segmentação das informações e que apresenta links diretos para as atividades e publicações divulgadas.

- Disponibilização de um aplicativo para celulares com todo o conteúdo do site e com uma agenda interativa do XVI Encontro.

Há, ainda, muitas outras novidades no site que serão apresentadas quando implementadas.

O site estará parcialmente operacional a partir de 17 de fevereiro, para o início das inscrições para o XVI Encontro, e deve ser plenamente implementado até o final de março de 2014.


RESOLUÇÕES DA ASSEMBLÉIA GERAL DA ANPOF (2013)

A Assembleia Geral da ANPOF, composta pelo conjunto de todos os Coordenadores de PPGs filiados (e todos os PPGs credenciados pela CAPES na Área de Filosofia são filiados à ANPOF) deliberou sobre uma série de temas em sua reunião de novembro de 2013. Foi elaborado um "Documento de GTs" que passa a regular as atividades dos GTs da ANPOF, e um "Documento de Revistas", com critérios para que uma revista se insira na base de dados da ANPOF, reformulou-se pontualmente o Estatuto da ANPOF, ampliando de 5 para 7 o número de seus diretores, definiu-se regras para a relação da ANPOF com Sociedades Científicas da área de filosofia e estruturou-se a agenda do Processo Eleitoral a ser realizado ao longo de 2014.

As atas da reunião e as deliberações por ela tomadas estarão disponíveis no novo site, a partir de 17 de fevereiro.

Nossa expectativa é que as novidades que passamos a apresentar facilitem nossa integração como comunidade, a internacionalização de nossas atividades e o incremento de nosso debate sobre filosofia e sobre a estruturação de nossas atividades de docência e pesquisa. A participação de cada um dos professores, estudantes e pesquisadores com os quais dialogamos é condição para isto, e esperamos poder contar com o interesse de todos e com a compreensão com eventuais problemas nesse período inicial de mudanças.


Atenciosamente,
 

A Diretoria

Marcelo Carvalho (UNIFESP)

Adriano N. Brito (UNISINOS)

Ethel Rocha (UFRJ)

Gabriel Pancera (UFMG)

Hélder Carvalho (UFPI)

Lia Levy (UFRGS)

Érico Andrade (UFPE)

Delamar V. Dutra (UFSC)

Boletim Anpof 305

Boletim Anpof 304

Boletim Anpof 303

Boletim Anpof 302

Boletim Anpof 301

Boletim Anpof 300

Boletim Anpof 299

Boletim Anpof 298

Boletim Anpof 297

Boletim Anpof 296

Boletim Anpof 295

Boletim Anpof 294

Boletim Anpof 293

Boletim Anpof 292

Boletim Anpof 291

BOLETIM ANPOF 290

BOLETIM ANPOF 289

BOLETIM ANPOF 288

BOLETIM ANPOF 287

BOLETIM ANPOF 286

BOLETIM ANPOF 285

BOLETIM ANPOF 284

Boletim Anpof 283

Tudo o que rolou no Anpof8M

BOLETIM ANPOF 282

BOLETIM ANPOF 281

BOLETIM ANPOF ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 280

BOLETIM ANPOF 279

BOLETIM ANPOF 278

BOLETIM ANPOF ESPECIAL - Novembro Negro na ANPOF

BOLETIM ANPOF ESPECIAL

Programação: Grupos de Trabalho, Sessões Temáticas e V Encontro Anpof Educação Básica

BOLETIM ANPOF 277

Estão abertas as chamadas para lançamentos de livros e editoras | XIX Encontro Anpof

BOLETIM ANPOF 276

Lista oficial de trabalhos aprovados no XIX Encontro Anpof

Live sobre o Encontro Anpof Educação Básica

V ENCONTRO ANPOF EDUCAÇÃO BÁSICA | Chamada para submissão de trabalhos

BOLETIM ANPOF 275

Prorrogação do prazo de inscrições para o XIX Encontro Anpof

XIX Encontro Anpof: conferência com Severino Ngoenha e entrevista com Françoise Vergès

XIX Encontro Anpof terá conferência de encerramento com Ailton Krenak

BOLETIM ANPOF 274

Abertas as inscrições para o V Encontro Anpof Educação Básica!

Veja tudo que rolou na campanha Anpof 8M

Você tem dúvidas sobre as inscrições para o XIX Encontro Nacional da Anpof?

BOLETIM ANPOF 273

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL EDITAL DE CREDENCIAMENTO AO PROF-FILO

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL XIX Encontro Nacional da Anpof

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL Roda de Conversa da Anpof 8M

BOLETIM ANPOF 272

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 271

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL: Federação Internacional de Sociedades Filosóficas (FISP)

BOLETIM ANPOF 270

BOLETIM ANPOF 269

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL: Novembro negro da Anpof. Confira tudo que rolou!

BOLETIM ANPOF- ESPECIAL Hoje: participe do terceiro dia de mobilização em defesa da ciência

BOLETIM ANPOF 268

Boletim Especial - Ensino de Filosofia: Por uma cidadania filosófica do campo

BOLETIM ANPOF ESPECIAL Hoje: vamos discutir o ensino de Filosofia e o cânone filosófico

BOLETIM ANPOF 267

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL "Dia de mobilização em defesa da ciência"

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL "Roda de conversa em homenagem ao prof. Marcos Antonio Lorieri"

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 266

BOLETIM ANPOF 265

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL

Boletim ANPOF 264

Boletim Anpof 263

Boletim especial 

Boletim ANPOF 262

Boletim especial - Semana Anpof 2021

BOLETIM ANPOF 261

BOLETIM ESPECIAL - ENSINO REMOTO: UMA GAMBIARRA?

BOLETIM ANPOF 260

BOLETIM ESPECIAL - SEMANA ANPOF 2021

BOLETIM ANPOF 258

BOLETIM ANPOF 257

Por mais mulheres na Filosofia

BOLETIM ANPOF 256

BOLETIM ESPECIAL -#TODOSPELASVACINAS

BOLETIM ANPOF 255

PELA DERRUBADA DOS VETOS AO FNDCT

Você sabe como divulgar nos meios de comunicação da Anpof?

BOLETIM ANPOF 254

BOLETIM ANPOF 253

BOLETIM ESPECIAL- ENCICLOPÉDIA AUDIOVISUAL DA ANPOF

BOLETIM ANPOF 252

BOLETIM ANPOF 251

BOLETIM ANPOF 250

BOLETIM ANPOF 249

BOLETIM ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 248

BOLETIM ANPOF 247

BOLETIM ANPOF 246

BOLETIM ANPOF 245

BOLETIM ANPOF 244

BOLETIM ANPOF 243

BOLETIM ANPOF 242

BOLETIM ANPOF 241

BOLETIM ANPOF 240

BOLETIM ANPOF 239

BOLETIM ANPOF 238

BOLETIM ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 237

BOLETIM ANPOF 236

BOLETIM ANPOF 235

BOLETIM ESPECIAL DA COMUNICAÇÃO DA ANPOF

BOLETIM ANPOF 234

BOLETIM ANPOF 233

BOLETIM ANPOF 232

BOLETIM ANPOF ESPECIAL - PORTAL DE PERIÓDICOS

BOLETIM ANPOF 231

BOLETIM ANPOF 230

BOLETIM ANPOF 229

BOLETIM ANPOF ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 220

Boletim Especial - XVIII Encontro ANPOF e IV Encontro ANPOF Ensino Médio

Boletim Especial - XVIII Encontro ANPOF e IV Encontro ANPOF Ensino Médio

BOLETIM ANPOF 216

BOLETIM ANPOF 215

Boletim Especial - XVIII Encontro ANPOF e IV Encontro ANPOF Ensino Médio

BOLETIM ANPOF 213

BOLETIM ANPOF 212

BOLETIM ANPOF 125

BOLETIM ANPOF 119

BOLETIM ANPOF 118

BOLETIM ESPECIAL - LIVROS XV ENCONTRO

BOLETIM ANPOF 117

BOLETIM ANPOF 116