BOLETIM ESPECIAL DA COMUNICAÇÃO DA ANPOF

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

BOLETIM DA COMUNICAÇÃO

Neste ano de 2019, a Diretoria de Comunicação da ANPOF, dando continuidade aos trabalhos da gestão anterior, tem buscado expandir sua atuação nas redes digitais, dando maior visibilidade aos conteúdos filosóficos produzidos pela sua comunidade acadêmica. As novidades deste ano incluem a nova identidade visual da Comunicação ANPOF, a publicação da Coluna Anpof em parceria com veículos da imprensa nacional, a produção de conteúdo filosófico no formato de vídeos, com suporte de edição e tutorial para as gravações, a produção de matérias para a imprensa (como o Levantamento feito sobre disciplinas de Marx), a divulgação mensal da série “Conheça filósofas”, a realização de entrevistas, campanhas, bem como a transmissão de eventos. Diante do novo cenário político que coloca em risco não apenas a universidade pública e que promove um ataque à Filosofia, a comunicação da Anpof também desenvolve campanhas de defesa da área nas redes sociais e na imprensa – como divulgação de notas oficiais em veículos nacionais – além de cobertura de atuação política da Anpof. Este Boletim Especial da Comunicação,  apresentado com nova identidade visual, apresenta as diferentes formas de atuação da Comunicação, maneiras para veicular conteúdos e abre chamada para a contribuição da comunidade filosófica da ANPOF a fim de intensificar a presença da área no espaço público.

ATUAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ANPOF

A Diretoria de Comunicação da ANPOF atua nos seguintes meios digitais:

·         Facebook (veiculação de notícias da imprensa, agenda de eventos, chamadas, Coluna Anpof, vídeos, notas, divulgação de seleções e concursos, e transmissão de eventos filosóficos)

https://www.facebook.com/anpof/

·         Instagram

https://www.instagram.com/anpof_oficial/

·         Canal Youtube

https://www.youtube.com/channel/UClPrIIm2I0XM-wukOdR3nqg

·         Twitter

https://twitter.com/ANPOF_site

·         Página da ANPOF

www.anpof.org.br

·         Boletim ANPOF

Enviado diretamente por e-mail. Para receber, cadastre-se no site. 

NOVA IDENTIDADE VISUAL

A nova identidade visual da ANPOF contempla aplicações para as diferentes postagens, publicações e materiais gráficos ou virtuais. Foi desenvolvido um trabalho de pesquisa por uma empresa de design gráfico que levou em conta as características, demandas e peculiaridades da Anpof e de nossa comunidade. O trabalho foi feito junto à equipe de comunicação da Anpof de forma que as novas cores, tipografia e elementos gráficos foram desenvolvidos com base em estudos e pesquisas que fundamentaram a nova identidade. Considerando a importância e extensão da atuação da ANPOF nas redes, investiu-se em novos modelos gráficos, padronizados de acordo com os tipos de postagens e publicações, e no uso de cores modernas, além de dar uma nova expressão ao nosso logo, a coruja da ANPOF. Contamos, agora, com um completo material de identidade visual disponível para diferentes aplicações tanto virtuais como gráficas.

DIVULGAÇÃO NAS REDES DA ANPOF

Para divulgação dos eventos na ANPOF, o primeiro passo é cadastrá-lo diretamente no site da Anpof ou solicitar divulgação via e-mail diretoria@anpof.org.br. Caso o PPG tenha estrutura para gravação de palestras, comunicações e conferências, basta enviar o material gravado, via wetransfer, para o e-mail acima. Postaremos o conteúdo no YouTube e divulgaremos em nossas redes sociais. Caso haja transmissão ao vivo do evento, é necessário comunicar a Diretoria de Comunicação com antecedência para que o link seja disponibilizado em nossas redes.

Os PPG’s também podem contribuir com a gravação de entrevistas ou pequenas falas com seus convidados(as) e palestrantes. Essas gravações podem ser feitas com um Smartphone, basta se atentar para que o vídeo seja gravado na horizontal, em um espaço silencioso e que o celular não se movimente A ANPOF poderá contribuir na produção deste material editando a gravação e divulgando-o posteriormente em suas redes.

Outra forma de contribuição a partir da realização de eventos é por meio de entrevistas escritas. Elas podem ser feitas antes do evento, solicitando respostas via e-mail, por exemplo, ou presencialmente gravando sua fala e depois a decupando. A entrevista pode ser divulgada, então, em nosso site ou até mesmo na imprensa, dependendo do conteúdo.

Lançamentos de livros, lançamentos ou chamadas de revistas, seleções de pós-graduação, edital de concursos devem ser divulgados, primeiramente, via e-mail. Em seguida, a demanda é divulgada nas redes, como Facebook, Instagram, Twitter e Boletim.

Nos casos dos PPG’s que estão se organizando com a produção de material próprio, tanto na forma de vídeos como podcasts, a Comunicação da ANPOF pode contribuir dando visibilidade a essas iniciativas.  

CHAMADA DE TEXTOS E VÍDEOS PARA A ANPOF - OUTUBRO

Está aberta chamada para submissão de textos, vídeos e série “Conheça filósofas” para a ANPOF.

Poderão participar da chamada estudantes, professores e pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação associados à Anpof. Também poderão participar professores da Educação Básica que tenham participado dos Encontros da ANPOF Ensino Médio.

Diretrizes:

Coluna Anpof:

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de textos produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público.

Serão avaliados textos em língua portuguesa com limite de até 1.500 palavras. Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão dos autores, em veículos da imprensa nacional.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo “assunto”: Submissão para a coluna anpof.

Vídeos:

A produção de vídeos tem como objetivo principal a apresentação de conceitos, obras, teorias, autores e autoras da filosofia em formato adequado à divulgação nas mídias sociais, com duração máxima de 10 minutos.

Interessados na submissão de vídeos devem entrar em contato previamente com a Diretoria de Comunicação (comunicacao@anpof.org.br) para solicitar o tutorial para a gravação. A Anpof oferece suporte para a edição dos vídeos que serão divulgados em suas mídias sociais.

Cards “Conheça filósofas”:

A produção dos Cards desta série surgiu a partir da homenagem às mulheres realizadas no mês de março de anos anteriores. Em 2019, procuramos tornar o lançamento do card mensal a fim de mostrar continuamente a presença de mulheres filósofas em nossa história. A série tem sido produzida com a contribuição também de mulheres professoras e estudantes da Pós-Graduação de filosofia. As propostas podem ser submetidas pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo “assunto”: proposta de card.

Para colaborar com a seção, disponibilizamos o seguinte modelo:

Nome da Filósofa:
Breve biografia (2 a 3 linhas:(nacionalidade, data nascimento, campo/tema de estudo, principais obras/contribuições)

Citar trecho: Cerca de um parágrafo (se o original estiver em outro idioma, pedimos que seja traduzido para o português).

Boletim Anpof 305

Boletim Anpof 304

Boletim Anpof 303

Boletim Anpof 302

Boletim Anpof 301

Boletim Anpof 300

Boletim Anpof 299

Boletim Anpof 298

Boletim Anpof 297

Boletim Anpof 296

Boletim Anpof 295

Boletim Anpof 294

Boletim Anpof 293

Boletim Anpof 292

Boletim Anpof 291

BOLETIM ANPOF 290

BOLETIM ANPOF 289

BOLETIM ANPOF 288

BOLETIM ANPOF 287

BOLETIM ANPOF 286

BOLETIM ANPOF 285

BOLETIM ANPOF 284

Boletim Anpof 283

Tudo o que rolou no Anpof8M

BOLETIM ANPOF 282

BOLETIM ANPOF 281

BOLETIM ANPOF ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 280

BOLETIM ANPOF 279

BOLETIM ANPOF 278

BOLETIM ANPOF ESPECIAL - Novembro Negro na ANPOF

BOLETIM ANPOF ESPECIAL

Programação: Grupos de Trabalho, Sessões Temáticas e V Encontro Anpof Educação Básica

BOLETIM ANPOF 277

Estão abertas as chamadas para lançamentos de livros e editoras | XIX Encontro Anpof

BOLETIM ANPOF 276

Lista oficial de trabalhos aprovados no XIX Encontro Anpof

Live sobre o Encontro Anpof Educação Básica

V ENCONTRO ANPOF EDUCAÇÃO BÁSICA | Chamada para submissão de trabalhos

BOLETIM ANPOF 275

Prorrogação do prazo de inscrições para o XIX Encontro Anpof

XIX Encontro Anpof: conferência com Severino Ngoenha e entrevista com Françoise Vergès

XIX Encontro Anpof terá conferência de encerramento com Ailton Krenak

BOLETIM ANPOF 274

Abertas as inscrições para o V Encontro Anpof Educação Básica!

Veja tudo que rolou na campanha Anpof 8M

Você tem dúvidas sobre as inscrições para o XIX Encontro Nacional da Anpof?

BOLETIM ANPOF 273

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL EDITAL DE CREDENCIAMENTO AO PROF-FILO

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL XIX Encontro Nacional da Anpof

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL Roda de Conversa da Anpof 8M

BOLETIM ANPOF 272

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 271

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL: Federação Internacional de Sociedades Filosóficas (FISP)

BOLETIM ANPOF 270

BOLETIM ANPOF 269

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL: Novembro negro da Anpof. Confira tudo que rolou!

BOLETIM ANPOF- ESPECIAL Hoje: participe do terceiro dia de mobilização em defesa da ciência

BOLETIM ANPOF 268

Boletim Especial - Ensino de Filosofia: Por uma cidadania filosófica do campo

BOLETIM ANPOF ESPECIAL Hoje: vamos discutir o ensino de Filosofia e o cânone filosófico

BOLETIM ANPOF 267

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL "Dia de mobilização em defesa da ciência"

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL "Roda de conversa em homenagem ao prof. Marcos Antonio Lorieri"

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 266

BOLETIM ANPOF 265

BOLETIM ANPOF - ESPECIAL

Boletim ANPOF 264

Boletim Anpof 263

Boletim especial 

Boletim ANPOF 262

Boletim especial - Semana Anpof 2021

BOLETIM ANPOF 261

BOLETIM ESPECIAL - ENSINO REMOTO: UMA GAMBIARRA?

BOLETIM ANPOF 260

BOLETIM ESPECIAL - SEMANA ANPOF 2021

BOLETIM ANPOF 258

BOLETIM ANPOF 257

Por mais mulheres na Filosofia

BOLETIM ANPOF 256

BOLETIM ESPECIAL -#TODOSPELASVACINAS

BOLETIM ANPOF 255

PELA DERRUBADA DOS VETOS AO FNDCT

Você sabe como divulgar nos meios de comunicação da Anpof?

BOLETIM ANPOF 254

BOLETIM ANPOF 253

BOLETIM ESPECIAL- ENCICLOPÉDIA AUDIOVISUAL DA ANPOF

BOLETIM ANPOF 252

BOLETIM ANPOF 251

BOLETIM ANPOF 250

BOLETIM ANPOF 249

BOLETIM ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 248

BOLETIM ANPOF 247

BOLETIM ANPOF 246

BOLETIM ANPOF 245

BOLETIM ANPOF 244

BOLETIM ANPOF 243

BOLETIM ANPOF 242

BOLETIM ANPOF 241

BOLETIM ANPOF 240

BOLETIM ANPOF 239

BOLETIM ANPOF 238

BOLETIM ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 237

BOLETIM ANPOF 236

BOLETIM ANPOF 235

BOLETIM ANPOF 234

BOLETIM ANPOF 233

BOLETIM ANPOF 232

BOLETIM ANPOF ESPECIAL - PORTAL DE PERIÓDICOS

BOLETIM ANPOF 231

BOLETIM ANPOF 230

BOLETIM ANPOF 229

BOLETIM ANPOF ESPECIAL

BOLETIM ANPOF 220

Boletim Especial - XVIII Encontro ANPOF e IV Encontro ANPOF Ensino Médio

Boletim Especial - XVIII Encontro ANPOF e IV Encontro ANPOF Ensino Médio

BOLETIM ANPOF 216

BOLETIM ANPOF 215

Boletim Especial - XVIII Encontro ANPOF e IV Encontro ANPOF Ensino Médio

BOLETIM ANPOF 213

BOLETIM ANPOF 212

BOLETIM ANPOF 125

BOLETIM ANPOF 119

Boletim ANPOF - Especial fev/2014

BOLETIM ANPOF 118

BOLETIM ESPECIAL - LIVROS XV ENCONTRO

BOLETIM ANPOF 117

BOLETIM ANPOF 116