SBPC divulga resultado das eleições para Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais

22/06/2021 • Clipping

Eleição teve 60% de participação dos sócios, o maior índice dos últimos dez anos. Renato Janine Ribeiro foi eleito presidente e sete mulheres vão compor a nova Diretoria, um número também inédito na história de 73 anos da SBPC Com 60% de participação &nda (…)

Universidade fica inviável

06/05/2021 • Clipping

A pandemia da Covid-19 revelou a importância da ciência no enfrentamento de questões de risco para a sociedade. Conhecimento científico é importante no planejamento das ações de redução da transmissibilidade da doença, nos cuidados hospitalares e no desenvolvimento de alternativas de com (…)

"Uma das tarefas da filosofia é lutar contra a 'superprodução do poder', procurando limitá-lo, freando os seus avanços". Entrevista especial com Rossano Pecoraro

Rossano Pecoraro

Professor de Filosofia UNIRIO

04/05/2021 • Clipping

"Pasolini nos ensina que é preciso defender a sociedade contra o poder. Mas atenção, não apenas do poder que vem do outro, do inimigo político ou acadêmico, do ‘outro lado’, do partido ou do grupo que não é o nosso, mas também e sobretudo do poder ao qual, por razões id (…)

Carta contra aulas presenciais na pandemia tem adesão de 49 entidades

27/04/2021 • Clipping

Uma carta assinada por 49 entidades representativas da área da educação coloca associações, fóruns, sindicatos e sociedades contra o retorno das aulas presenciais nas escolas brasileiras em período de pandemia. Intitulada “Essencial é a Vida”, a carta pede aos senadores que rejeitem do P (…)

CNPq vai pagar só 13% das bolsas aprovadas em edital e frustra jovens cientistas

23/04/2021 • Clipping

O resultado do último edital de bolsas de doutorado e pós-doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) será uma frustração para milhares de jovens cientistas brasileiros. De um total de 3.080 mil solicitações aprovadas com mérito, apenas 396 (13%) v (…)

Rivalidades inflamadas pela ultradireita

Mariana Pimentel Fischer

Professora da UFPE

15/04/2021 • Clipping

Texto da professora Mariana Paimentel Fischer publicado no dia 15 de Abril no Le Monde Diplomatique Brasil, em parceria com a ANPOF. Leia aqui. (…)

Sobre 1º de maio

Mariana Lins Costa

Professora de Filosofia (UECE)

15/04/2021 • Clipping

Texto do professoa Mariana Lins Costa publicado no dia 13 de Abril no Le Monde Diplomatique Brasil, em parceria com a ANPOF. Leia aqui. (…)

Da crise da Ciência à crise da razão: por que vivemos tempos sombrios?

Léo Peruzzo Júnior

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PUCPR. Pós-Doutor em Filosofia pela Università Ca´ Foscari, Veneza.

15/04/2021 • Clipping

Texto do professor Léo Peruzzo Júnior publicado no dia 13 de Abril no Le Monde Diplomatique Brasil. Leia aqui. (…)

O Brasil precisa pagar sua dívida com a escola pública

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

09/03/2021 • Clipping

Texto do professor Jelson Oliveira (PUCPR) publicado no dia 8 de março no Le Monde Diplomatique Brasil, em parceria com a Coluna Anpof. Leia aqui. (…)

O que é a história feminista da filosofia?

Nastassja Pugliese

FE/UFRJ - PPGLM/UFRJ

08/03/2021 • Clipping

Texto da professora Nastassja Pugliese publicado no dia 8 de março no Estado da Arte, em parceria com a Coluna Anpof Leia aqui. (…)