Ainda há o que ser dito sobre auxílio emergencial e renda mínima?

05/03/2021 • Clipping

Texto do prof. Hélio Alexandre Silva (Unesp) publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 4 de março de 2021 em parceria com a Coluna Anpof. Leia aqui. (…)

Filosofia e Ciência: um antídoto contra o negacionismo e suas variantes

Paulo Tadeu

Professor de Filosofia (UFABC)

22/02/2021 • Clipping

Texto da coluna Anpof do professor Dr. Paulo Tadeu (UFABC) publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 22 de fevereiro de 2021. Leia aqui. (…)

Parece democrática, mas é autoritária

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

09/02/2021 • Clipping

O texto Parece revolução, mas é só neoliberalismo, publicado na piauí_172, de janeiro de 2021, apresenta dois principais problemas de ordem conceitual. O primeiro diz respeito ao emprego que faz do termo “neoliberalismo”. O segundo é o modo como entende a relação entre professo (…)

A indiferença como forma de governo

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

08/02/2021 • Clipping

Texto da coluna Anpof do professor Dr. Jelson Oliveira (PUCPR) publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 8 de fevereiro de 2021. Leia aqui. (…)

Cientistas voltam a postos-chave do governo dos Estados Unidos

08/02/2021 • Clipping

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nomeou o geneticista Eric Lander cientista-chefe e diretor do Escritório de Políticas de Ciência e Tecnologia (OSTP), comitê consultivo que assessora o presidente em assuntos científicos. Lander (foto) é figura influente na comunidade científica norte-american (…)

Quando duas crises se encontram: a pandemia e o negacionismo científico

28/01/2021 • Clipping

Texto do professor Dr. Ernesto Perini-Santos publicado no dia 28 de janeiro de 2021 no Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a Coluna Anpof. Leia aqui. (…)

"O espelho de Darwin"

28/01/2021 • Clipping

  Publicação do texto "O espelho de Darwin", de autoria do prof. Dr. Maurício Vieira (UFF), na Revista Estado da Arte no dia 28 de janeiro de 2021, em parceria com Coluna Anpof. Leia acessando aqui.   (…)

Regime heteronormativo e patriarcal vai colapsar com revolução em curso, diz Paul Preciado

25/01/2021 • Clipping

Para filósofo espanhol, lutas pela representação da realidade tornam o presente o melhor período para se viver. Leia a entrevista publicada na Folha de S. Paulo no dia 16 de janeiro acessando aqui. (…)

Em direção ao ultrapassado: a redução das aulas de Filosofia, Sociologia e Artes no Paraná

21/01/2021 • Clipping

Texto dos professores Dr. Cesar Candiotto (Filosofia/PUCPR), Ericson Sávio Falabretti (Filosofia/PUCPR) e Geovani Moretto (Filosofia/PUCPR) publicado na Gazeta do Povo no dia 14 de janeiro de 2021. "O que você acha de perder espaço para criar, de ter menos tempo para pensar e de ignorar aquelas habilidades que s&atil (…)

Enfraquecidas no PR, Sociologia e Filosofia se mostram fortes no Enem

21/01/2021 • Clipping

Áreas prejudicadas por mudança no currículo contemplaram 60% das questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias.  Leia notícia no Plural Curitiba. (…)