Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Bioprimitivismo: desenhando os contornos de uma filosofia anticivilizacional

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

26/03/2023 • Coluna ANPOF

Segundo a narrativa oficial, tanto a democracia quanto a filosofia—que seriam parceiras íntimas—foram inventadas na Grécia. A narrativa me convenceu nos meus tempos de estudante, mas não me convence mais. Além de distorcer completamente a história, isto é, além de não corresponder ao que (…)

Assédio mata ou quando foi que nos desumanizamos?

Solange Aparecida de Campos Costa

Professora de Filosofia (UESPI); Integrante do GT Filosofia e Gênero

23/03/2023 • Coluna ANPOF

Escrever esse texto não é uma tarefa fácil, hesitei por um tempo em escrevê-lo. Mas esse mês da mulher e mais alguns acontecimentos das últimas semanas, de certo modo, me incitaram a essa tarefa. Não sou especialista no assunto, minha área na filosofia é a estética e recentemente a re (…)

E eu não sou uma filósofa?

Jordânia Araújo

Professora de Filosofia (IFBA) e doutoranda em Filosofia (UFBA); Integrante do GT Filosofia e Gênero

20/03/2023 • Coluna ANPOF

A pergunta que nos assalta quando percorremos por caminhos teóricos na Filosofia é: onde estão as mulheres filósofas? De início, o próprio discurso no interior dessa área pode responder de maneira explícita que elas não existiram! Uma mentira, que traz um duplo problema. Primeiro, a ausê (…)

Pode uma escritora medieval ser feminista? Um desafio metodológico a partir de Christine de Pizan

Ana Rieger Schmidt

Professora adjunta do Departamento de Filosofia (UFRGS)

15/03/2023 • Coluna ANPOF

Todo estudo de um texto redigido no passado, sobretudo quando o lemos através um arcabouço conceitual contemporâneo, coloca desafios a pesquisadores e estudantes. O caso de Christine de Pizan (c. 1364–1430) é talvez paradigmático nesse sentido. Conhecida como primeira mulher das letras e percursora da defesa liter& (…)

Mulheres na História da Filosofia: a tarefa filosófica de um feminismo sem onda

Katarina Peixoto

Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade da Virgínia (UVA) e no Departamento de Filosofia (USP)

13/03/2023 • Coluna ANPOF

Quem entrou nos cursos de filosofia no início até a primeira década deste século, no Brasil, pode ter sido confundide a respeito da história da filosofia. Sabemos que não levamos barata a afirmação de que fazemos história, visto que somos filósofas, filósofes e filósofos, (…)

Elegia a Nastácia Filíppovna Barachkova, heroína trágica e santa fictícia de mulheres reais

Mariana Lins Costa

Professora de Filosofia (UECE)

06/03/2023 • Coluna ANPOF

“É difícil julgar a beleza; eu ainda não estou preparado.  A beleza é um enigma.”[1] Há um fascínio particular nas epígrafes – que envolvem toda uma ciência e doutrina particulares, a chamada epigrafia. Oriunda da língua grega, a palavra “epígrafe&rdqu (…)

Radar Filosófico - Entre o conhecer e o deixar ser: uma abertura para a epistemologia do amor

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

Felipe Nogueira de Carvalho

Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (UFMG) e Doutor em Filosofia e Ciências Sociais (École des Hautes Études em Sciences Sociales/Institut Jean Nicod)

28/02/2023 • Coluna ANPOF

Testemunhamos durante a última década um intenso debate sobre o papel das emoções na epistemologia e filosofia da ciência. Será que elas atrapalham ou auxiliam a aquisição de conhecimento sobre o mundo? Existem emoções epistemicamente melhores ou piores nesse sentido? Embora a filosofia (…)

Possíveis caminhos para o ensino de Filosofia

Prof. Dr. Christian Lindberg

UFS

24/02/2023 • Coluna ANPOF

O novo ensino médio (NEM) completa, em 2023, 6 (seis) anos de aprovação. Sem dúvida, ele já é uma realidade em todos os estados, afetando o cotidiano de milhões de estudantes e professores em todo o país. Como se sabe, as mudanças foram estruturais.  Desde a aprovação da (…)

O que é Pânico Civilizacional? Novos contornos e articulações a um conceito, em resposta a Murilo Seabra e Arthur Dantas

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

22/02/2023 • Coluna ANPOF

Em dezembro, publiquei uma coluna sobre a relação entre o que chamo de pânico civilizacional e a educação. Recentemente, esse texto recebeu uma interessante resposta de Murilo Seabra e Arthur Dantas. Nela, os autores se dedicam a radicalizar o conceito de pânico civilizacional. O mais importante do texto de Seab (…)

Futebol, Neokantismo e Sexismo

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

16/02/2023 • Coluna ANPOF

Mês passado, um texto da colunista do UOL, Milly Lacombe, provocou reações acaloradas. Por exemplo, no programa, “Os Donos da Bola”, o ex-jogador de futebol e hoje comentarista, Neto, sugeriu que Lacombe fez uma “lacração”. O texto em questão propõe uma explicação para (…)