Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Racismo e o cânone filosófico

Leonardo Rennó

Pós-doutorando e professor colaborador (IFCH/Unicamp)

10/11/2021 • Coluna ANPOF

Assim como a história do pensamento ocidental é marcada por um processo deliberado e progressivo de silenciamento e ocultação das mulheres, assim também essa mesma história se constituiu por uma não menos violenta marcha de exclusão dos grupos humanos considerados ξ?νοι (xenoi), e (…)

Pobreza menstrual: um problema ético e uma luta política

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

Loiane Prado Verbicaro

Prof. UFPA

Juliana Pantoja Machado

Professora Substituta de Direito da UFPA; Mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Mestre em Filosofia

05/11/2021 • Coluna ANPOF

No último mês, foi sancionada no Brasil a lei 14.214/21, que instituiu o "Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual", uma lei proveniente de anos de luta de mulheres da sociedade civil para a inclusão dessa pauta na esfera pública. A sanção seria elogiáv (…)

Intelectuais negras e o uso da interseccionalidade

Laíssa Ferreira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp

03/11/2021 • Coluna ANPOF

A escolha por me tornar uma mulher negra intelectual tem sua origem em um sentimento de incômodo com o modo como a realidade se apresenta e como enfrentamos essa realidade. Isso significa que não posso escolher ser apenas uma intelectual, me fechar em meu escritório e desenvolver análises que nada tem a ver com os problemas que (…)

Filosofia, democracia e status quo: filosofar e ensinar a filosofar no Brasil hoje

Joana Tolentino

Doutora em filosofia pelo PPGF-UFRJ

29/10/2021 • Coluna ANPOF

O esforço deste breve escrito é pensar alguns elementos da difícil relação entre filosofia e status quo, nesse campo híbrido entre filosofia, políticas educacionais e estado, no tempo-espaço dos dias atuais, situado no Brasil, no contexto complexo que vivenciamos de país periférico col (…)

Manifesto Ecofilosófico

Dante Targa

Doutorando (UFSC)

29/10/2021 • Coluna ANPOF

Em meio ao sinistro cenário composto pelas notícias diárias sobre mudanças climáticas e o verdadeiro ecocídio atualmente em curso no Brasil o boletim especial da ANPOF sobre o Antropoceno, colapso ecológico e a filosofia (set.2021) foi um alento. Além de seu conteúdo, as excelentes reflex&oti (…)

Olimpíada de Filosofia do Rio de Janeiro, uma viagem!

Lara Sayão

Profa. (NEFI/UERJ - SEEDUC/RJ) e GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

Daniel Gaivota

Prof. (NEFI/UERJ - SEEDUC/RJ)

28/10/2021 • Coluna ANPOF

O que é uma olimpíada de filosofia? Pode a filosofia ser olímpica? Uma competição? Quais seus fundamentos, qual sua origem, a que se propõe, a quem interessa? Que contribuições pode trazer para o ensino de filosofia? O que é avaliado, mensurado? A retórica, a lógica, a estrutura (…)

Round 6 e o pacto social - entre desejo, proibição e realização

Luís Fernando Crespo

Prof. Dr. (USF)

27/10/2021 • Coluna ANPOF

Round 6 é uma série coreana que tem ganhado os telespectadores, pelo menos no Brasil, nas últimas semanas. Imagine um jogo cujos jogadores podem ganhar grande quantia, conforme passam nas fases – é uma promessa e um desejo aguçado pela exposição do grande número de notas que caem em uma esfera (…)

Necessidade da vacina antropofágica

Rodrigo Ornelas

Doutor em Filosofia e membro do GT Poética Pragmática (UFBA)

25/10/2021 • Coluna ANPOF

Este é o primeiro artigo de uma pequena série que publicarei aqui na esteira das celebrações do centenário da nossa Semana de Arte Moderna. A chamada Semana de 1922 é, antes de tudo, um marco; é antes uma referência simbólica do que um evento histórico a ser, por exemplo, exageradamente (…)

O que pode um professor de filosofia na prisão?

Marcio Nicodemos

Professor de filosofia da DIESP/SEEDUC-RJ e doutorando em Educação pelo ProPEd/UERJ

25/10/2021 • Coluna ANPOF

  Amar e mudar as coisas me interessa mais Belchior   Esta pergunta provocadora me acompanha há quase uma década, desde que pisei pela primeira vez em uma prisão como professor de filosofia. Entre curiosidades, conselhos, advertências e provérbios, atrás de muros, grades e cadeados, durante a (…)

Filosofar, perguntar... dança do vento, dança do pensamento na escola pública de periferia

Edna Olímpia da Cunha

Mestre em Filosofia da Educação pela UERJ; Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/UERJ)

21/10/2021 • Coluna ANPOF

“A primeira coisa que eu faço é abrir a janela e contemplar o espaço” Carolina Maria de Jesus Perguntar, perguntar-se. O que uma escola pública de periferia e uma universidade podem quando estudam, partilham perguntas, entrelaçam vozes, bordam desenhos inusitados na pesquisa em educação? (…)