Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Quando é Preciso Dizer o Óbvio: "Nem Pense em me Matar"

Vânia dos Santos Silva

Doutora em Estudos Clássicos (Universidade de Coimbra)

27/04/2021 • Coluna ANPOF

Dia 25 de março de 2021 foi um dia histórico para os movimentos feministas brasileiro. Mulheres de várias frentes de luta se uniriam para lançar a campanha “Nem pense em me matar, quem mata uma mulher mata a humanidade”.[i] A campanha que prevê duração de dois anos, pretende dar um basta ao femi (…)

A contradição humana e o negacionismo na necropolítica

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

20/04/2021 • Coluna ANPOF

Uma pessoa da minha família graduada em Farmácia-Bioquímica, por ser atuante há anos na área da saúde, teve que se vacinar contra a Covid-19. Ela era ainda militante em prol da vacina, com efeito, a sua reação foi a que menos esperava por ela mesma e por todos nós que a enxergamos como uma pe (…)

Estoicismo não é Autoajuda

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFS

Vilmar Prata

Doutorando em Filosofia pela UFS e Bolsista CAPES

16/04/2021 • Coluna ANPOF

Quem eram os estoicos na Antiguidade? Eis a pergunta que um aluno me fez recentemente. Pelo que ouvimos por aí nos dias atuais, podemos chegar a imaginá-los como atletas morais e físicos, preocupados em aumentar sua 'resiliência' ou em manter sua saúde mental, como se fossem os modernos coaches ou os famosos escr (…)

Rivalidades inflamadas pela ultradireita

Mariana Pimentel Fischer

Professora da UFPE

15/04/2021 • Coluna ANPOF

Em 2017, logo após a vitória de Trump nas eleições dos EUA, Nancy Fraser publicou um artigo intitulado “O fim do neoliberalismo progressista”. A filósofa mostrou que os governos de Bill Clinton e Barack Obama ajudaram a construir uma aliança peculiar: de um lado, setores hegemônicos de (…)

Sobre 1º de maio

Mariana Lins Costa

Professora de Filosofia (UECE)

14/04/2021 • Coluna ANPOF

Em 1º de maio de 1886, teve lugar a segunda greve geral nacional dos Estados Unidos, de proporções até então inauditas, já que apenas em Londres uma greve da mesma magnitude havia ocorrido 56 anos antes. A greve conseguiu reunir além dos trabalhadores, sindicalistas, socialistas e anarquistas, um sem-n&uacut (…)

É isto uma aula?

Alexandre Filordi

Professor do Departamento de Educação da UFLA e do PPGE da Unifesp

13/04/2021 • Coluna ANPOF

Salta aos olhos que o título do texto é um paralelismo com É isto um homem? de Primo Levi. O relato de sua experiência em Auschwitz evidencia o tratamento supérfluo à condição humana quando: a) as arbitrariedades do terror se normalizam, sem poder de escolha dos indivíduos, levando-os à (…)

A (i)legítima defesa da honra ou sobre o caráter masculinista da liberdade civil

Príscila Carvalho

Professora associada ao NEA/UFRJ

06/04/2021 • Coluna ANPOF

                                    A liberdade civil depende do direito patriarcal                &nbs (…)

Uma pergunta para os filósofos: a Universidade do Estado da Bahia ainda pode ser chamada de Universidade?

Flávio Rocha de Deus

Mestrando em Filosofia (UFBA)

30/03/2021 • Coluna ANPOF

Para que serve a universidade? De acordo com o quinquagésimo segundo artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional podemos dizer que ela existe para a formação dos quadros profissionais de nível superior. Porém, ainda sim, para além de preparar pessoas para cumprirem seus papeis té (…)

A gradativa descaracterização e desvalorização do PIBID

Adriana Santos Tabosa

Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana

23/03/2021 • Coluna ANPOF

O Programa Institucional de Iniciação à Docência vem sofrendo uma gradativa descaracterização e desvalorização ao longo dos anos, desde a sua implementação em 2007. A partir de um breve levantamento histórico das Portarias Normativas do Pibid: nº 38, de 12 de dezembro de 200 (…)

É só neoliberalismo?

André Figueiredo Brandão

Prof. (SEC/BA) e Doutorando pela UFBA

19/03/2021 • Coluna ANPOF

Se há algo que não pode ser dito sobre “Parece revolução, mas é só neoliberalismo”[i] é que a sua publicação passou despercebida pelos circuitos universitários. O texto de “Benamê Kamu Almudras” pôde minimamente reaquecer certos debates acadêmi (…)