Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


É isto uma aula?

Alexandre Filordi

Professor do Departamento de Educação da UFLA e do PPGE da Unifesp

13/04/2021 • Coluna ANPOF

Salta aos olhos que o título do texto é um paralelismo com É isto um homem? de Primo Levi. O relato de sua experiência em Auschwitz evidencia o tratamento supérfluo à condição humana quando: a) as arbitrariedades do terror se normalizam, sem poder de escolha dos indivíduos, levando-os à (…)

A (i)legítima defesa da honra ou sobre o caráter masculinista da liberdade civil

Príscila Carvalho

Professora associada ao NEA/UFRJ

06/04/2021 • Coluna ANPOF

                                    A liberdade civil depende do direito patriarcal                &nbs (…)

Uma pergunta para os filósofos: a Universidade do Estado da Bahia ainda pode ser chamada de Universidade?

Flávio Rocha de Deus

Mestrando em Filosofia (UFBA)

30/03/2021 • Coluna ANPOF

Para que serve a universidade? De acordo com o quinquagésimo segundo artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional podemos dizer que ela existe para a formação dos quadros profissionais de nível superior. Porém, ainda sim, para além de preparar pessoas para cumprirem seus papeis té (…)

A gradativa descaracterização e desvalorização do PIBID

Adriana Santos Tabosa

Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana

23/03/2021 • Coluna ANPOF

O Programa Institucional de Iniciação à Docência vem sofrendo uma gradativa descaracterização e desvalorização ao longo dos anos, desde a sua implementação em 2007. A partir de um breve levantamento histórico das Portarias Normativas do Pibid: nº 38, de 12 de dezembro de 200 (…)

É só neoliberalismo?

André Figueiredo Brandão

Prof. (SEC/BA) e Doutorando pela UFBA

19/03/2021 • Coluna ANPOF

Se há algo que não pode ser dito sobre “Parece revolução, mas é só neoliberalismo”[i] é que a sua publicação passou despercebida pelos circuitos universitários. O texto de “Benamê Kamu Almudras” pôde minimamente reaquecer certos debates acadêmi (…)

Lélia Gonzalez: por uma filosofia em pretuguês

Diego dos Santos Reis

Prof. UFPB

16/03/2021 • Coluna ANPOF

Que o pensamento de Lélia Gonzalez seja fundamental para o campo das humanidades brasileiras, não resta dúvida. Tampouco que sua trajetória de lutas siga inspirando as novas gerações, em nome da efetivação da agenda antirracista e antissexista, em um país que não cessa de superar recor (…)

Não falta capacidade, falta igualdade de oportunidades e de condições de vida!

Rafael Costa

Professor da Escola de Aplicação/UFPA

11/03/2021 • Coluna ANPOF

Retorno à discussão sobre a realização do Enem em um contexto de pandemia,[1] porque me parece que o mais evidente, dentre os muitos problemas explicitados por essa situação, não foi resolvido e nem sequer razoavelmente amenizado nesse caso. Este problema, que está no cerne de muitos outros problema (…)

8 de março: um dia de luta e de celebração

Izilda Johanson

Professora de Filosofia da Unifesp e coordenadora do GT de Filosofia e Gênero

Juliana Aggio

Professora de Filosofia da UFBA

09/03/2021 • Coluna ANPOF

Que o 8 março seja celebrado mais uma vez como um dia marcante na luta feminista, mas não nos esqueçamos que nossa luta é constante e cotidiana. Seria leviano dizer que esse dia deva ser lembrado apenas como dado histórico de uma luta já superada, como se não existisse mais violência de gênero, (…)

O que é a história feminista da filosofia?

Nastassja Pugliese

FE/UFRJ - PPGLM/UFRJ

07/03/2021 • Coluna ANPOF

Não é o caso que toda pesquisa em filosofia precisa estar ligada à vida prática, muito pelo contrário. É da natureza da reflexão filosófica o voltar-se do pensamento sobre si mesmo, em uma investigação sobre os princípios de sua própria atividade. Essa reflexão sob (…)

O que vem depois do assédio: boato ou institucionalização?

Laíssa Ferreira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

Nathalia Rodrigues da Costa

Doutoranda em Filosofia na Unicamp

04/03/2021 • Coluna ANPOF

O tema do assédio moral e sexual vem ganhando maior publicidade nos últimos anos em nossa comunidade filosófica. Sem dúvidas, temos um ganho considerável quanto ao alargamento do tema na agenda pública. No entanto, muitos são os obstáculos que ainda encontramos para lidar com o assédio de man (…)