Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Estrangeira: a mulher negra na Filosofia

Jordânia Araújo

Professora de Filosofia (IFBA) e doutoranda em Filosofia (UFBA); Integrante do GT Filosofia e Gênero

26/07/2023 • Coluna ANPOF

A reflexão deste dia - da celebração e luta da mulher negra latino-americana e caribenha - me lembra uma importante indagação de bell hooks que merece destaque: “Sem que nossas vozes, de mulheres negras, sejam manifestadas em trabalhos e teorias publicadas, como nossos problemas serão formulados?” (ho (…)

Especial Anpof 40 anos: Quem tem medo da inclusão social?

Juliana Aggio

Professora de Filosofia da UFBA

20/07/2023 • Coluna ANPOF

Neste ano, a Anpof está comemorando seus 40 anos de existência. Nada melhor do que este momento para nos repensarmos e nos reinventarmos como uma comunidade acadêmica mais ampla, diversa e radicalmente democrática para os próximos 40 anos. Na prática, isso implica que encontremos mecanismos para efetivar a inclus&a (…)

Charles Mills, filósofo radical

Breno Ricardo Guimarães Santos

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia

17/07/2023 • Coluna ANPOF

Em uma cena memorável de “A Batalha de Argel”, clássico franco-argelino de 1966, do diretor Gillo Pontecorvo, um repórter que acompanhava as tropas francesas, ao ser perguntando por um dos comandantes se havia alguma novidade vinda de Paris, responde que Sartre havia publicado um novo artigo (sobre a guerra). Com olhar pr (…)

A violência nas escolas e a urgência da Filosofia

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

10/07/2023 • Coluna ANPOF

Artigo publicado originalmente no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 6 de julho de 2023, em parceria com essa coluna.  Mais um caso de violência nas escolas abalou o país nas últimas semanas. Dessa vez, a comunidade da Escola Helena Kolody (poetisa paranaense que tanto cantou a paz), em Cambé, região norte do Pa (…)

Radar Filosófico - Um ponto de vista não-individualista sobre a reflexão

Prof. Dr. Waldomiro J. Silva Filho

UFBA, CNPq

05/07/2023 • Coluna ANPOF

1. O artigo “Um ensaio sobre o ponto de vista epistêmico não individualista sobre a reflexão” pretende ser minha contribuição pessoal ao intenso debate sobre o sentido epistêmico da “reflexão”. A minha proposta pode ser descrita como epistemicamente não-individualista porque eu (…)

Filosofia e revolução

Breno Augusto da Costa

Professor (IFPR) e doutorando em Filosofia (UFU)

03/07/2023 • Coluna ANPOF

Existem vários tipos de filosofia. Este texto, porém, não pretende abordar as distinções entre a) o filosofar centrado na história da filosofia, b) o filosofar inspirado na lógica (é o que faz a filosofia analítica), ou c) o filosofar ancorado na experiência humana (conforme sugerido em (…)

O que o ensino de filosofia deve aprender com Oxum

Aline Matos da Rocha

Doutora em Filosofia (UnB)

28/06/2023 • Coluna ANPOF

Primeiramente, é importante salientar que (abre) caminhos esta escrita pretende  percorrer. Levando em conta a minha relação com o pensamento da filósofa iorubá Oyèrónk?? Oy?wùmí, a minha jornada como professora de filosofia na Educação Básica, e algumas  reflex (…)

Manifestação (ou manifesto?): por uma filosofia a muitas mãos

Benito Eduardo Araujo Maeso

Professor do IFPR; Professor Colaborador do PGFILOS-UFPR

Lucas Lipka Pedron

Prof. Me (SEE/MG)

26/06/2023 • Coluna ANPOF

O certo é que não existe receita ou fórmula geral para trabalhar junto. [...] Nós dois, Félix e eu, daríamos um bom lutador japonês. – Gilles Deleuze, Dois Regimes de Loucos, p. 249   Afinal de contas, a atividade da produção filosófica ocorre “adonde”? No m (…)

O que significa "reificação" A atualidade de um conceito de G. Lukács

Maurício Vieira Martins

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF

22/06/2023 • Coluna ANPOF

Certa vez o filósofo Gaston Bachelard afirmou que a riqueza de um conceito pode ser aferida por seu “poder de deformação” (puissance de déformation [1]). Inicialmente enigmática, a afirmativa bachelardiana ganha seu sentido quando ele nos mostra que um conceito fecundo consegue ultrapassar - e agora as palav (…)

Sobre e para o filósofo no limbo

Aluizio Couto

Doutor em Filosofia (UFMG) e contratado da rede estadual de ensino de Minas Gerais

19/06/2023 • Coluna ANPOF

Discutimos muito a natureza da filosofia, a importância (ou desimportância) pública da área e, claro, seu financiamento. São discussões amplas e valiosas, mas que não cobrem tudo e nem poderiam fazê-lo. Pretendo tratar, em uma perspectiva individual, de uma figura cada vez mais comum: o filósofo (…)