Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


A falácia da dificuldade da matemática

Luís Fernando Crespo

Prof. Dr. (USF)

11/05/2023 • Coluna ANPOF

Inicio, assumindo que: primeiro, defendo um lado, sim, o da filosofia, mas não apenas dela, e sim de todos os outros componentes curriculares da escola que são preteridos (seja em número de aulas, seja na importância dada dentro do conjunto); segundo, meu objetivo não é o de preterir a matemática e dizer qu (…)

O espectro de Descartes assombra os engenheiros e entusiastas da "inteligência artificial"

Claudinei Luis Chitolina

Doutor em Filosofia pela Unicamp e professor de Filosofia da Unespar - PR.

09/05/2023 • Coluna ANPOF

A racionalidade técnica (instrumental) representa no mundo contemporâneo a forma hegemônica de pensamento, uma vez que os meios técnicos importam mais que os fins de nossas ações. Porém, tal concepção de racionalidade já fora criticada pelos teóricos da Escola de Frankfurt (sobret (…)

Meritocracia: uma discussão sem sentido

Thaís de Andrade Fragas

Mestranda em Filosofia (UFBA)

05/05/2023 • Coluna ANPOF

Com certa frequência encontramos entre as colunas de jornais e as redes notícias que, supostamente, demonstram que é possível “vencer” as diversas disparidades sociais tão somente através do esforço pessoal. Nessas situações, verifica-se um movimento das elites de buscar uma exce&c (…)

Radar Filosófico: Perspectivas ecofeministas: interconexões, estruturas conceituais e consciência feminista ao movimento ecológico

Priscila Ladwig

Bacharel em Filosofia (UFRGS)

02/05/2023 • Coluna ANPOF

O ecofeminismo é uma vertente do movimento feminista que conecta a luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres com a defesa do meio ambiente e sua preservação. Enfatiza a interconexão entre vida, natureza e ambiente com a visão de mundo das mulheres e aborda a exploração da mulh (…)

Por que o Novo Ensino Médio é tão ruim?

Edgar de Brito Lyra Netto

Prof. Filosofia PUC-Rio

26/04/2023 • Coluna ANPOF

A começar pela sigla (NEM), o Novo Ensino Médio é uma sucessão de equívocos. As razões desse juízo estão expostas nos 10 tópicos a seguir: 1. O Ensino Médio anterior era de fato sofrível. Mas não exatamente por suas 13 “engessadas disciplinas”. Era ruim por (…)

Esquecer a filosofia

Prof. Dr. Waldomiro J. Silva Filho

UFBA, CNPq

24/04/2023 • Coluna ANPOF

“A verdadeira descoberta é que aquela que me torna capaz de deixar de filosofar quando eu quiser.” L. Wittgenstein, Big Typescript, § 92, p. 316e. 1§. Em algum momento de 2014 fui convidado por Angélia Teixeira para fazer uma palestra no Campo Psicanalítico de Salvador. Eu deveria apresentar o meu livro, l (…)

Achille Mbembe, Judith Butler e Slavoj Zizek: Um Punhal nas Costas do Pensamento

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

20/04/2023 • Coluna ANPOF

Achille Mbembe, Judith Butler e Slavoj Zizek, três filósofos que desfrutam hoje de enorme visibilidade internacional, pronunciaram-se em termos inequívocos sobre a Guerra da Ucrânia. “Na Ucrânia, vejo sobretudo o impulso colonial russo: um povo melhor armado e economicamente mais forte quer impor sua lei a outro cons (…)

Marcos Teixeira e os Paradoxos da Razão

Arthur de Moura Dantas

Graduando em Administração Pública (FGV)

Adeir Ferreira Alves

Doutorando em Metafísica (UnB)

17/04/2023 • Coluna ANPOF

Os escritos de Marcos Teixeira prometem transformar radicalmente a paisagem filosófica internacional. A sua intuição fundamental de que paradoxos não deveriam ser tratados apenas como objetos de análise, mas também como instrumentos de análise, é complexa, densa e intricada o suficiente para garanti (…)

Marc Thévenet: A Morte do Espanto

Arthur de Moura Dantas

Graduando em Administração Pública (FGV)

Bruno José Bezerra Ribeiro

Mestrando em Filosofia (UFPA)

13/04/2023 • Coluna ANPOF

Os escritos de Marc Thévenet prometem transformar radicalmente a paisagem filosófica internacional nos próximos anos. A sua forma peculiar de argumentação, que parte de intuições simples para chegar a conclusões audazes e espantosas, têm gerado crescentes controvérsias e ganhado cada ve (…)

Outros modos de se fazer filosofia

Juliana Aggio

Professora de Filosofia da UFBA

10/04/2023 • Coluna ANPOF

Texto publicado originalmente no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 30 de março de 2023 A pergunta que guia este breve ensaio é a seguinte: qual autoridade legitima certos modos de se fazer filosofia? Qual autoridade, mesmo que revestida de institucionalidade, poderia se arvorar o poder de julgar o que pode ou não ser considerado (…)