Mulheres, poder e políticas: entrevista com Loiane Verbicaro

Juliana Pantoja Machado

Professora Substituta de Direito da UFPA; Mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Mestre em Filosofia

01/03/2024 • Entrevistas

Entrevista publicada em parceria com a Revista Humanitas - edição 172 Ampliar a diversidade de gênero e raça em cargos de comando é fundamental para que transformações estruturais ocorram nas instituições políticas e jurídicas do país. Ideais para  reduzir (…)

Entrevista com a diretoria da Anpof sobre o primeiro ano da gestão 2023/2024

14/12/2023 • Entrevistas

O primeiro ano da atual gestão da Anpof, que tem o professor Érico Andrade (UFPE) como presidente, foi marcada pela celebração dos 40 anos da associação, que culminou na realização do Miniencontro em Fortaleza, pela criação do Observatório Racial, da Comissão de Ensino de (…)

"Uma das contribuições mais fundamentais do estudo das filosofias africanas é o alargamento da noção e do conceito de humanidade" - Entrevista com Valter Duarte Odará

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

27/11/2023 • Entrevistas

Dr. Valter Duarte [1], ou Dr. Odará, como gosta de ser chamado, foi entrevistado neste mês de novembro pela profa. Dra. Adilbênia Freire Machado (UFRRJ) [2] especialmente para o mês da consciência negra da Anpof. Odará é filósofo (com graduação, mestrado e doutorado em filosofia), pesquisa (…)

O longo alcance da Anpof Ensino Médio

Eduardo Barra

12/07/2023 • Entrevistas

A entrevista abaixo foi concedida por mim à Paula Felix Palma, então editora da Revista Filosofia Ciência & Vida. Ela foi publicada, numa versão resumida, na edição 77 daquela revista e, na íntegra, na página do Facebook da mesma revista. O propósito de reproduzi-la aqui é (…)

Mais dignidade, menos desigualdade: Monalisa Carrilho de Macedo entrevista Nastassja Pugliese sobre Nísia Floresta

03/07/2023 • Entrevistas

No início do século 19, a filósofa da educação Nísia Floresta criticava o colonialismo a partir do feminismo usando o princípio da equidade natural como fundamento da análise da sociedade brasileira. Quando uma editora que nasceu com o aval de Henrique VIII e possui o peso de um catálogo q (…)

Anpof cria comissão dedicada ao Ensino de Filosofia - Entrevista com Taís Pereira

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

18/05/2023 • Entrevistas

Em meio ao debate sobre a revogação - e reforma - do Novo Ensino Médio, a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia constituiu, no último mês de abril, uma comissão dedicada ao ensino de filosofia. A comissão tem o objetivo de promover a construção co (…)

Desafios do Ensino - Entrevista com Christian Lindberg

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

Sarah Bonfim

Doutoranda em Filosofia (Unicamp)

19/02/2023 • Entrevistas

Entrevista publicada originalmente na edição 160 da Revista Humanitas. Acesse o PDF aqui. É preciso estabelecer diálogos entre as pesquisas e as práticas em sala de aula.” Essa frase sintetiza o pensamento do professor Christian Lindberg Lopes do Nascimento, que no XIX Encontro Anpof em Goi& (…)

"Como pensar a pluralidade das vozes da filosofia brasileira em diálogo?" - entrevista com Érico Andrade, novo presidente da Anpof

06/12/2022 • Entrevistas

Por Sarah Bonfim, doutoranda em Filosofia (Unicamp)  e monitora do XIX Encontro Anpof   Entre 2023 e 2024 a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia terá à frente da sua presidência Érico Andrade, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A chapa - &uacu (…)

Enegrecer a Filosofia e se abrir para outras epistemologias

Edson Teles

29/11/2022 • Entrevistas

Em 2020 o professor Fernando de Sá Moreira (UFF)  apresentou, em uma publicação na revista Problemata, uma fotografia de nossos currículos: os números que revelam a escassez de temáticas e referências negras nos estudos filosóficos brasileiros. O professor de Filosofia da Educaç&atild (…)

Filosofia em volta do fogo, entrevista com Filomeno Lopes

Marcos Carvalho Lopes

Filósofo e professor na Universidade Federal de Jataí. Desenvolve a página e o podcast Filosofia Pop.

10/11/2022 • Entrevistas

Entrevista publicada na edição 157 da Revista Humanitas   A publicação em italiano do livro A filosofia em volta do fogo - O pensamento africano entre memória e futuro (2001) do jornalista e filósofo bissau-guineense Filomeno Lopes marca um esforço não só de instituci (…)