Entrevista com Arthur Araújo sobre a criação do GT Semiótica e Pragmatismo

Arthur Araújo

Professor-pesquisador (UFES)

20/01/2016 • Entrevistas

ANPOF:  Quais os temas que o GT se propõe a debater?

ARTHUR: O núcleo temático do GT é Semiótica e Pragmatismo. O objetivo é debater e agregar ao GT uma comunidade de pesquisadores com interesses e afinidades teóricos entre diferentes domínios da História da Filosofia (epistemologia, linguagem, mente, política, hermenêutica, arte, etc.). Assim não somente questões fundacionais de Semiótica e Pragmatismo desde Peirce, James e Dewey, mas, também o desenvolvimento e o desdobramento dessa perspectiva, ao longo do longo o Século XX, entre diferentes domínios filosóficos constituem os temas de interesse e debate do GT. É oportuno destacar também que a proposta de debate do GT Semiótica e Pragmatismo é ampla e plural e visa atrair diferentes contribuições teóricas.


ANPOF:  Com qual objetivo foi criado o  GT?

ARTHUR: Era evidente a carência do tema Semiótica e Pragmatismo entre os GTs da ANPF. A criação do GT teve como objetivo inicial suprir essa carência histórica. A disposição de participação do Prof. Ivo Ibri (PUC-SP), que fundou em 1998 e coordena o Centro de Estudos sobre Pragmatismo, merece destaque. O Prof. Ivo também organiza o Congresso Internacional de Pragmatismo, que teve sua 16ª edição em novembro de 2015, e tem atraído diferentes pesquisadores nacionais e estrangeiros. O trabalho do Prof. Ivo foi a mola propulsora de criação do GT Semiótica e Pragmatismo com o objeto de potencializar a pesquisa dessa área.
 
ANPOF: Quem são os/as pesquisadores/as envolvidos nesse projeto?

ARTHUR: Inicialmente, o GT conta com os seguintes professores-pesquisadores: Agemir Bavaresco (PUC-RS), Arthur Araujo (UFES), Barbara Botter (FES), Ivo Assad Ibri (PUC-SP), José Crisóstomo de Souza (UFBA), Marcelo Carvalho (UNIFESP), Roberto Pich (PUC-RS).

ANPOF: Como o grupo concebe sua participação no XVII Encontro Nacional da ANPOF?

ARTHUR: Como será a primeira participação do GT, organizaremos a sessão de comunicações, eventualmente, indicaremos a participação de um convidado reconhecido na área para uma conferência e teremos uma reunião de trabalho dos membros do grupo para traçar as ações futuras.