Entrevista com Fernando Mattos sobre Mestrado da UFABC

Fernando Mattos

UFABC

03/01/2015 • Entrevistas

FERNANDO MATTOS FALA SOBRE O INÍCIO DAS ATIVIDADES DO MESTRADO EM FILOSOFIA DA UFABC

ufabc

A UFABC teve seu Programa de Mestrado em Filosofia recentemente aprovado pela CAPES. O Prof. Fernando Mattos, Coordenador do Programa, respondeu a questões da ANPOF sobre as perspectivas e as atividades do Mestrado.


ANPOF - Quais as linhas de pesquisa do Programa e o que você diria que define a sua identidade?

Fernando Costa Mattos - O programa tem a Filosofia como área de concentração, e se divide em duas linhas: Teoria do Conhecimento; Ética e Filosofia Política. Tendo em vista o caráter interdisciplinar do Projeto Pedagógico da UFABC, cujos cursos de graduação são estruturados a partir de Bacharelados Interdisciplinares, entendemos que um dos diferenciais do nosso programa poderá ser o diálogo da Filosofia com outras áreas do saber. A linha de Teoria do Conhecimento poderá conversar com as ciências naturais, por exemplo, e a linha de Ética e Filosofia Política com as ciências sociais aplicadas. Outro diferencial almejado pelo programa diz respeito à valorização de uma reflexão que, apoiada no estudo sistemático da História da Filosofia (procurando seguir a boa tradição da filosofia acadêmica no Brasil), tenha seus olhos voltados para o presente e os problemas suscitados pela contemporaneidade. Assim, a ideia é conjugar a tradição do rigor na exegese dos textos clássicos com a capacidade de inovação no diálogo com outras áreas do saber e na perspectiva contemporânea.

ANPOF - Quais as expectativas do Programa em relação ao perfil e origem dos estudantes que o procurarão?

Fernando Costa Mattos - Acreditamos que uma boa parte dos estudantes interessados em fazer a Pós-Graduação em Filosofia da UFABC será constituída por alunos formados no nosso Bacharelado em Filosofia ou, eventualmente, em outro Bacharelado da área de Humanas (a partir do mesmo curso de base comum, o Bacharelado em Ciências e Humanidades). Mas outra parte substantiva desses estudantes - alguns dos quais nos têm procurado para obter informações - poderá vir de outras universidades do ABC, como a Universidade Metodista de São Paulo (que tem graduação em Filosofia) e a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, ou mesmo de outras universidades da Grande São Paulo, como USP, PUC, UNIFESP etc. A ideia é fazer um processo seletivo rigoroso, que avalie a capacidade de análise e elaboração de textos filosóficos, mas que respeite a eventual diversidade na formação de base, de modo a favorecer a referida perspectiva interdisciplinar.

ANPOF - Como você vê o papel a ser desempenhado pela Pós-Graduação em Filosofia da UFABC no contexto da consolidação da área no país e, em particular, em São Paulo?

Fernando Costa Mattos - Acreditamos que o PPG-FIL da UFABC tem um papel importante no sentido de consolidar o processo de formação de pesquisadores em Filosofia, que vem sendo desenvolvido por tantos outros programas ao longo das últimas décadas, e, para tal, pretendemos lançar mão das mesmas estratégias básicas no que diz respeito ao rigor do trabalho exegético e à elaboração de dissertações de qualidade. Mas entendemos que o trabalho filosófico no Brasil vem apontando para a necessidade de um maior diálogo entre nós, o que pode ser talvez conseguido com um estímulo à leitura da bibliografia produzida em solo brasileiro nessas últimas décadas. Isso faz parte do já mencionado esforço para voltar os olhos ao presente no estudo dos clássicos, que vem somar-se à interdisciplinaridade como possíveis diferenciais do nosso programa.

Entrevista concedida entre 3 e 7 de abril de 2015.

INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA:

Processo seletivo: A UFABC funciona em regime quadrimestral, com três períodos letivos no ano. O próximo processo seletivo será realizado entre os meses de junho e agosto, e as aulas terão início em setembro, no terceiro quadrimestre de 2015.
 

Docentes do Programa (com respectiva linha):

Anastasia Guidi Itokazu (Teoria do Conhecimento)

Cristiane Negreiros Abbud Ayoub (Teoria do Conhecimento)

Daniel Pansarelli (Ética e Filosofia Política)

Fernando Costa Mattos (Ética e Filosofia Política)

Luciana Zaterka (Teoria do Conhecimento)

Luiz Fernando Barrére Martin (Teoria do Conhecimento)

Marília Pisani (Ética e Filosofia Política)

Miriam Mesquita Sampaio Madureira (Ética e Filosofia Política)

Patrícia del Nero Velasco (Teoria do Conhecimento)

Paulo Tadeu da Silva (Teoria do Conhecimento)

Renato Rodrigues Kinouchi (Teoria do Conhecimento)
 

Mais informações:

http://propg.ufabc.edu.br/pos-graduacao-em-filosofia/ (Página no site da UFABC)

https://www.facebook.com/posfiloufabc  (Página no Facebook)

DO MESMO AUTOR

Razão ou fé? - Uma breve tentativa de entender a crescente violência de nossos dias

Fernando Mattos

UFABC

13/10/2016 • Coluna ANPOF