"Só queremos nosso lugar ao sol!" - entrevista com prof. Dr. Eduardo Oliveira (UFBA)

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

22/11/2021 • Entrevistas

A série teias ananseanas de filosofias africanas no/do Brasil segue hoje com uma entrevista feita com o professor Dr. Eduardo Oliveira (UFBA). Nesta conversa, conduzida por Adilbênia Machado e Luís Thiago Freire Dantas, Eduardo, que tem pós-doutorado em Filosofia pela UFABC, explica sobre a trilogia da ancestralidde, um conjunt (…)

"Filosofia Pop" e a construção de outros cenários filosóficos no Brasil

Marcos Carvalho Lopes

Filósofo e professor na Universidade Federal de Jataí. Desenvolve a página e o podcast Filosofia Pop.

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

19/11/2021 • Entrevistas

Há 139 episódios o professor de Filosofia da Unilab, Marcos Carvalho Lopes, leva a filosofia para o podcast em conversas livres, sem roteiros, sem tempos determinados, propondo temas e questões silenciadas ou não reconhecidas. Nesta entrevista, a segunda da série “Teias Ananseanas de Filosofias Africanas no Brasil (…)

Entrevista com Naiara Paula Eugenio sobre a filosofia estética Iorubá

Naiara Paula Eugenio

Doutora em Filosofia (UERJ)

17/11/2021 • Entrevistas

A origem da arte ioruba coincide com a origem da vida que cria a pessoa humana como uma obra de arte. Nesta entrevista com Naiara Eugenio*, doutora em Filosofia e estudiosa de Filosofia da Arte Africana, defende a importância de se abrir filosoficamente para o exercício de outras estéticas como forma de promover a vida humana. A pesqu (…)

Série teias ananseanas de filosofias africanas no/do Brasil - especial de entrevistas para Anpof

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

16/11/2021 • Entrevistas

A série de entrevistas que nos acompanharão essas semanas intenta trazer para o conhecimento de um público mais amplo, filósofas e filósofos que tem a África como eixo filosófico. Por isso, essas entrevistas nos convidarão a pensar outras alternativas para temáticas habituais ao nosso campo f (…)

Ensino de Filosofia na Pós-graduação: entrevista com a Profa. Dra. Tais Silva Pereira e o Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoal

Maria Cristina Theobaldo

Profa. (UFMT)

27/10/2021 • Entrevistas

Às portas da implantação do “Novo Ensino Médio”, onde a Filosofia, conforme a BNCC e o PNLD, ocupa um novo lugar enquanto matéria escolar nas matrizes curriculares, entrevistamos a Profa. Tais Silva Pereira* e o Prof. Antonio Edmilson Paschoal** sobre formação de professores de filosofia para a (…)

Olimpíadas de Filosofia e formação do pensamento filosófico: entrevista com Maurício Langón

Profa. Dra. Lara Sayão

(Secretaria Estadual do Estado do Rio de Janeiro)

Prof. André Pares

(Secretaria Municipal de Porto Alegre)

19/10/2021 • Entrevistas

As olimpíadas de filosofía do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul têm, há mais de uma década, realizado atividades que envolvem inúmeros docentes e estudantes do ensino médio e da graduação em torno do filosofar e do ensinar a filosofar e vem sendo um espaço impor (…)

Mestras e mestres que nos formam filósofas/os e docentes de filosofia: entrevista com Maria Lúcia de Arruda Aranha e Edgar Lyra

Joana Tolentino

Doutora em filosofia pelo PPGF-UFRJ

13/10/2021 • Entrevistas

Ensinar a filosofar no Brasil tem uma trajetória e vem constituindo sua história, da qual a ANPOF é parte importante nas últimas décadas, com a expansão da pesquisa, programas de pós-graduação, departamentos de filosofia e a respectiva formação de professoras/es e, em especial, (…)

Como Hans Jonas nos ajuda a compreender a crise do meio ambiente? Uma conversa entre três filósofos

17/09/2021 • Entrevistas

Enquanto o Brasil vive períodos de seca prolongados, crescentes queimadas que somam quase 20% do território nas últimas três décadas, avizinham-se crises hídrica e elétrica, atravessadas por um crítico momento em relação às políticas ambientais. O recente relatório (…)

Entrevista com Mitieli Seixas: a primeira brasileira a receber o prêmio Elisabeth of Bohemia Prize

05/08/2021 • Entrevistas

A professora Dra. Mitieli Seixas da Silva, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria, foi a primeira brasileira a receber o Elisabeth of Bohemia Prize, concedido pelo Center for the History of Women Philosophers and Scientists, sediado na Universidade de Paderborn, Alemanha. O prêmio é um reconhe (…)

O Ensino Remoto e a Filosofia: entrevista com Samuel Mendonça

Patrícia Del Nero Velasco

UFABC

05/08/2021 • Entrevistas

Esta entrevista foi publicada originalmente no número 145 da Revista Humanitas. Cerca de um mês depois do primeiro caso confirmado de COVID-19 no Brasil, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 343, que “dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digita (…)